O que é um Multímetro e qual sua utilidade.

Tempo de leitura: 3 Minutos

Multímetro - O que é um Multímetro e qual sua utilidade.

Para os amantes da eletrônica ou aqueles que gostam de brincar de “Professor Pardal” e até mesmo para quem os utilizam em seu dia a dia como ferramenta de trabalho, o Multímetro é uma ferramenta de precisão e muito utilizada no meio eletrônico e elétrico. 

Hoje nós da Mundomax daremos algumas dicas e apresentaremos algumas características do Multímetro, bem como sua funcionalidade, tudo isso para lhe auxiliar na escolha de um bom equipamento. O Multímetro é uma das ferramentas mais utilizadas entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são eficientes na pesquisa de defeitos em aparelhos eletrônicos e também possuem uma série de características positivas que tornam o Multímetro fácil manusear, portatil e com usabilidade simples.

Os Multímetros são classificados como: Analógicos (de ponteiro) e Digitais. Mostraremos agora as características que cada um dos modelos de Multímetro possuem, lembrando sempre que cada aparelho possui suas particularidades e suas caracterisicas devem ser verificadas para cada tipo de utilização, os multímetros se distinguem por sua quantidade de escalas, funções e principalmente por sua qualidade e precisão.

Multímetro Analógico - O que é um Multímetro e qual sua utilidade.

Multímetro Analógico: Os Multímetros Analógicos possuem várias escalas em seu painel frontal e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido, este modelo de Multímetro é considerado um pouco mais frágil em relação ao Multímetro Digital por possuir uma calibração em sua agulha, caso o mesmo sofra uma queda a possibilidade de danos é maior. Em sua maioria os Multímetros Analógicos medem: Tensão DC/AC, Sensibilidade DC/AC, Corrente DC, Resistência, Teste de Fuga de Transistores, Decibel, Teste de Continuidade, Teste de Bateria, Precisão Básica.

Multímetro Digital1 - O que é um Multímetro e qual sua utilidade.

Multímetro Digital: Os Multímetros Digitais mostram o valor medido em números com ou sem as casas decimais dependendo de sua precisão. Esses Multímetros são mais modernos e resistentes muito utilizados por técnicos que os levam para o seu trabalho do dia a dia. Em sua maioria os Multímetros digitais medem: Tensão DC/AC, Corrente DC/AC, Resistência, Temperatura, Capacitância, Indutância, Freqüência, Teste HFE, Teste Linha Viva, Auto Desligamento, Teste de Bateria, Data Hold e Precisão Básica.

Significados das Siglas:

DC – sigla de corrente contínua (em inglês – direct current).

AC – sigla, de corrente alternada (em inglês – de Alternate Current).

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos Multímetros e suas características, basta você analisar o modelo que mais se adapta a sua necessidade, seja no dia a dia ou no passatempo do final de semana, o que importa mesmo é que escolha um Multímetro que irá suprir sua necessidade.

A Mundomax oferece uma grande variedade em modelos e preços de Multímetros, com certeza um deles se encaixa em sua necessidade, fique a vontade para navegar em nosso site e confira nossas ofertas.

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo