TV Digital possui Internet? Como Funciona?

Tempo de leitura: 2 Minutos

TV Digital - TV Digital possui Internet? Como Funciona?

De fato a TV Digital tem tomado rumos no mínimo interessantes, cada vez mais presente na casa do telespectador brasileiro, a TV digital leva recursos que pouca gente sabe de sua existência. Um desses recursos é a Internet, exatamente Internet em sua Televisão, quer saber como? Vamos lá.

Além da qualidade superior que o sinal de TV digital proporciona em qualquer lugar, permitindo uma grande mobilidade para o telespectador, algumas emissoras brasileiras como SBT, Globo e Band já estão explorando o potencial da via de mão-dupla que é a televisão interativa, com enquetes e informações complementares sobre as atrações exibidas.

A interação é possível graças ao Ginga, o programa adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e presente em conversores digitais (set-top boxes) e nos próprios televisores. Trata-se de um middleware, ou seja, um software que torna possível a comunicação entre o sistema operacional e as aplicações interativas desenvolvidas por cada canal. Ou seja, o Ginga é a interatividade.

Mas onde entra a Internet? Simples. A TV digital precisa de um canal de retorno, também conhecido como canal de interatividade, para que o telespectador possa, efetivamente, interagir com o envio de suas respostas de enquetes e demais comandos de volta para a emissora de televisão.

internet na tv digital - TV Digital possui Internet? Como Funciona?

No Brasil, pelo menos, o canal de retorno utilizado tem sido somente a Internet, um procedimento padronizado a tal ponto que todos os conversores e TVs vêm preparados para utilizar esta tecnologia de resposta, mas também podem ser utilizados o 3G e o SMS, entre outros. Em tempos de Banda Larga,a dependência do acesso a web isto não chega a ser um incômodo, mas ainda falta muito para que a tecnologia da TV digital se popularize, além de muitos avanços para que os aplicativos aproveitem todo o potencial oferecido. Por outro lado, está cada vez mais abrangente a cobertura web no Brasil.

Vale acompanhar essa evolução e aproveitar os aplicativos cada vez mais sofisticados que as emissoras irão oferecer ao público, tornando a interatividade numa realidade no Brasil! Nós da Blogmax somos fãs assumidos da Tecnologia brasileira de sinal digital, e aos poucos vamos trazer em artigos todas as novidades e recursos da tecnologia. Aguarde!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - TV Digital possui Internet? Como Funciona?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

3 comentários sobre “TV Digital possui Internet? Como Funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo