Qual guitarra é melhor: corpo sólido ou semiacústica?

Qual guitarra é melhor: corpo sólido ou semiacústica?
Tempo de leitura: 4 Minutos

Sou eu, o Max, o astronauta musical da Mundomax. Eu vim de outro mundo só para te contar qual guitarra é melhor, a elétrica de corpo sólido ou a semiacústica. Qual você acha que é?

A verdade é que nem uma, e nem outra. Cada modelo é indicado para um objetivo diferente e um resultado diferente que se espera do som da guitarra.

A escolha de um instrumento tem grande influência do próprio gosto e estilo musical, como eu comentei anteriormente em “Saiba como escolher o instrumento musical que mais combina com você“.

Por isso, um dos pontos principais que deve ser considerado antes de escolher a sua guitarra é conhecer a sonoridade que cada modelo proporciona. Também é importante entender que não existe um melhor e um pior, mas existem guitarras diferentes para objetivos diferentes.

Para te ajudar nesta decisão, vamos esclarecer um pouco sobre quais são as principais características e quais são as principais diferenças entre guitarras de corpo sólido e semiacústicas.

Histórico das guitarras

As guitarras acústicas vieram antes das guitarras de corpo sólido. Com o surgimento do Rock’ n’ Roll e o uso das guitarras em volumes muito altos, as guitarras acústicas geravam certa microfonia ao serem plugadas com muito volume para este tipo de som.

Com essa limitação, criou-se a guitarra de corpo sólido, que muitas pessoas no Brasil também chamam de guitarra elétrica. Apesar deste nome popular, não é adequado se referir a uma guitarra de corpo sólido apenas como guitarra elétrica. Isso porque as guitarras acústicas e semiacústicas também são guitarras elétricas.

Características da guitarra de corpo sólido

Guitarra Elétrica 300x162 - Qual guitarra é melhor: corpo sólido ou semiacústica?Mais tradicionais no sentido de popularização, as guitarras de corpo sólido são aquelas que costumam ser utilizadas com pedais e/ou pedaleiras. A intenção destes acessórios é potencializar e diversificar os sons e os efeitos possíveis de serem feitos, o que chamamos de capacidade sonora. Ou seja, este é o modelo ideal para quem gosta de distorções.

Justamente por essa possibilidade, ela é bastante usada nos mais variados estilos musicais – por isso é tão popular – e acaba proporcionando ao músico mais potência, agudos e profundidade.

Ela é formada por um pedaço de madeira maciço, com buracos na parte superior que servem para a colocação de captadores. Outro fator bastante importante desta guitarra é que ela depende totalmente de um amplificador para produzir seu som. Uma das mais importantes distinções entre ela e a guitarra semiacústica.

Características da guitarra semiacústica

Guitarra Semiacústica 300x116 - Qual guitarra é melhor: corpo sólido ou semiacústica?

A guitarra semiacústica pode ser entendida como um intermédio entre um violão e uma guitarra de corpo sólido. Formada por um bloco maciço no meio, com extremidades acústicas (como um violão), é um modelo que oferece mais graves, menos escaladas e um timbre mais natural e vintage, portanto, mais clássico.

Assim como o violão, a guitarra semiacústica possui uma caixa acústica. A diferença é que ela também conta com entrada para captador. Esses elementos fazem com que ela possa ser tocada com ou sem caixas de som e amplificador. Porém, dependendo da altura do som, acaba gerando microfonia. Ela costuma ser bastante utilizada em estilos como jazz e blues.

Liberdade musical

Mais uma vez devemos considerar que essas informações não são absolutas. Por exemplo, apesar de a guitarra semiacústica ser muito mais utilizada para os estilos musicais citados, nada impede que um músico a use no rock ou no pop e vice-versa. Tudo depende da intenção que se tem com o som a ser produzido e da criatividade musical.

Valores 

Uma grande diferença entre os dois modelos está no preço e na manutenção. Uma guitarra elétrica – mais básica – costuma ser mais acessível, além de ter uma manutenção mais fácil. Por esse motivo, alguns músicos afirmam que ela possui um custo-benefício melhor. Já a semiacústica tem um preço mais elevado, mas também conta com uma variedade de marcas e opções para todos os bolsos.

Confira aqui os modelos de corpo sólido

Confira aqui os modelos semiacústicos

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Qual guitarra é melhor: corpo sólido ou semiacústica?

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo