Como cuidar e proteger melhor sua câmera digital

Como cuidar e proteger melhor sua câmera digital
Tempo de leitura: 4 Minutos

camera digital protecao - Como cuidar e proteger melhor sua câmera digitalAmamos nossas câmeras digitais, afinal elas são carregadas conosco nos melhores momentos, pelos menos nos mais dignos de serem fotografados, para profissionais então, a câmera é quase um órgão do corpo. Mas que tal parar para pensar: elas são indestrutíveis? Não quebram, não sujam e não apresentam defeitos? Bem, dificilmente, se tomarmos os devidos cuidados.

E existem ainda outros perigos: nossas máquinas fotográficas, principalmente as mais parrudas, são um dos alvos preferidos entre assaltantes oportunistas – basta um segundo de distração e sua câmera novinha pode desaparecer nas mãos de um criminoso.

Nós colhemos 6 dicas de proteção. Elas não são milagrosas, mas certamente vão quebrar um galho.

1 – Fuja de locais úmidos e empoeirados

Armários fechados e gavetas podem parecer boas opções para guardar sua câmera, mas uma surpresa desagradável pode acontecer se o equipamento for guardado em um local inapropriado por muito tempo. Antes de guardá-la, certifique-se de que o espaço é arejado, não pega sol ou umidade e está longe da poeira.

O mesmo cuidado vale até para cases profissionais: uma câmera guardada por muito tempo dentro de um case úmido ou mofado vai estragar da mesma maneira. O cuidado é redobrado se você mora perto do litoral: a maresia diminui muito a vida útil de equipamentos eletrônicos e pode danificar seriamente sua câmera.

2 – Proteja as lentes

Ao guardar ou transportar sua câmera, certifique-se de que as lentes estão bem protegidas e longe do contato com chaves, moedas ou outros objetos que irão arranhar sua superfície. Use uma capa ou bolsa específica para proteger sua câmera, ou envolva-a em um material que a proteja de choques ao transportá-la em uma mochila ou mala sem a capa.

3 – Fuja da água

O maior inimigo das câmeras digitais, com toda certeza, é a água. A menos que você possua um case específico, mantenha-a longe de ambientes onde possa receber respingos ou chuva.

4 – Conserve a câmera por dentro

Quando não for usar a máquina por longos períodos, retire as pilhas e o cartão de memória, guardando-os em um local fechado e seco. Limpe periodicamente os contatos do compartimento da bateria, usando um cotonete embebido em álcool isopropílico.

ladrao camera fotografia - Como cuidar e proteger melhor sua câmera digital5 – Fotografando em locais públicos

Não dá pra evitar: em algum momento você vai querer fotografar em um local movimentado e cheio de perigos para sua câmera digital nova. Tome cuidado com os passantes para evitar que sua câmera caia no chão e seja pisoteada; segure a câmera sempre com a alça de proteção ao redor de sua mão, e nunca peça para estranhos tirarem uma foto sua, ou você pode nunca mais ver seu equipamento novamente.

6 – Evite mudanças de temperatura

Mesmo em um lugar seco, uma mudança brusca de temperatura pode causar condensação nas lentes de sua câmera. Se estiver em um local muito frio, deixe a câmera dentro da bolsa ou junto ao corpo o máximo possível.

O mesmo perigo de dano existe no caso oposto: não deixe sua câmera dentro do carro em um dia de sol, ou ela pode não funcionar quando você voltar. O calor excessivo pode danificar baterias e componentes mais sensíveis da máquina.

kit limpeza camera digital - Como cuidar e proteger melhor sua câmera digitalDica Extra: Kit Limpeza

Se puder, é bom também comprar um kit de limpeza básico, que venha com uma flanelinha, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar.

Não precisa ter mania de limpeza. Limpe a lente assim que você ver que ela está suja, com marca de dedos, e assim por diante, e o restante quando você julgar necessário. Por exemplo: é sempre bom dar uma limpada na câmera depois de fotografar na praia, ou quando pegar muito vento, pois certamente terá areia ou poeira na câmera.

Cuide bem da sua câmera fotográfica, ela é um bem fascinante na vida de qualquer pessoa.

 

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo