Tempo de leitura: 4 Minutos

Constantemente falamos aqui, aliás trabalhamos com isso, sobre as novas tecnologias e novos aparelhos eletrônicos, novidades da informática e da telefonia. Mas uma coisa que pouca gente já parou para pensar é: Onde jogo todas estas tranqueiras eletrônicas que comprei ao longo do tempo e já estão imprestáveis?

Pois bem, este é o assunto de hoje: Onde jogar seu lixo eletrônico. Vale apena lembrar que o “lixo eletrônico”, que nos referimos aqui não são os SPAMs da sua caixa de emails e sim os produtos eletrônicos inutilizados.

Lixo Eletrônico: também conhecido como E-Lixo ou E-Waste (em inglês), é o mais novo vilão do meio ambiente. São os artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros.

Vamos lá: Quantos aparelhos de celular você já teve? Pela sua sala, passaram quantas TVs? A torradeira, o ferro elétrico, aquele PC pré-jurássico, que fim levaram? Muitos equipamentos foram parar na casa do amigo menos favorecido, do vizinho, coisa comum num país como o Brasil. É fácil doar. Difícil é saber o destino final do lixo que produzimos e que carrega elementos tóxicos como o chumbo, o cádmio e o mercúrio.

E é exatamente porque estes equipamentos possuem estas substâncias nocivas, que quando jogados de forma incorreta e em locais nada apropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, causam danos irreparáveis ao meio ambiente.

Celulares e equipamentos eletrônicos possuem componentes que trazem impactos ao meio ambiente e até à saúde humana. Imagine só quantos computadores, telefones e outros eletrônicos são colocados em desuso por ano? Quantas baterias com compostos químicos perigosos são descartadas indevidamente? Diante deste cenário, descartá-los de forma adequada é necessário. Mas onde?

No Brasil, são comercializados mais de 12 milhões de computadores por ano e a estimativa é de que 1 milhão de unidades são colocadas “fora de uso” no mesmo período. Segundo a Anatel, em fevereiro desse ano, alcançamos o número de 176 milhões de linhas de telefone celular, ou seja, 176 milhões de aparelhos. Para se ter uma ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo.

Como Reciclar o Lixo Eletrônico

O produto mais fácil de ser devolvido é o telefone celular: além dos fabricantes, muitas operadoras recolhem os aparelhos. De acordo com a Nokia, 80% dos itens de um aparelho celular podem ser reciclados. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum, algumas redes de mercados, também recebem as pilhas usadas, pois devolvem para os fornecedores.

Porém, ao contrário do que acontece com os telefones, não é tão fácil devolver tocadores digitais ou computadores.

Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma possível, caso não haja condições do mesmo ser reutilizado é dividir e desmontar o PC. Através disso você poderá separar os componentes de metal e plástico, fazendo com que ambos tenham um destino correto.

O que acontece é que as empresas de reciclagem normalmente são especializadas, ou seja, só reciclam plásticos ou metais, não os dois juntos. Sendo assim, separar se torna uma boa alternativa para aproveitar o máximo do seu computador velho de guerra.

Nem todos os fabricantes têm um programa de coleta e reciclagem. Resta, então, ao consumidor doar o equipamento para alguma instituição. Procure em sua cidade entidades ou ONGs que realizem esse trabalho.

Confira abaixo, algumas empresas e entidades assistenciais que recebem equipamentos antigos:

E-Lixo: Se você mora no estado de São Paulo acesse o E-Lixo Maps, lá você coloca seu Endereço e o tipo de lixo eletrônico e o site localiza o local mais próximo para descartar seus aparelhos.

Agente Cidadão: Antes de serem doados para instituições, os computadores são reparados. O doador recebe uma carta informando para qual instituição o PC foi encaminhado.

Mais informações em: http://www.agentecidadao.org.br

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes: A associação recebe vários itens, inclusive computadores, que são doados para instituições cadastradas na entidade

Mais informações em: http://www.abre-excedente.org.br

Comitê para a democratização da Informática (CDI): A ONG está presente em diversas cidades do país. É possível agendar a retirada de computadores na própria residência do doador.

Mais informações em: www.cdi.org.br

Museu do Computador: Localizado na capital paulista, o Museu do Computador recebe doações de todos os equipamentos que relacionados ao computador, além de telefones, máquinas de calcular, máquinas de escrever, vídeo games, impressoras de todos os tipos e peças de computadores como teclado, monitores, mouse e fontes (mesmo sem funcionar).

Mais informações em: http://www.museudocomputador.com.br/doar.php

Agora que você já recebeu algumas dicas e soluções para você jogar fora seu lixo eletrônico, navegue à vontade em nosso blog  e acesse nossa loja virtual e veja nossas promoções, Confira!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo