Há um bom tempo atrás explicamos a diferença entre Hubs, Switches e Roteadores. Mas percebemos uma outra dúvida na cabeça da galera aqui do blog: Qual a diferença entre Roteador e Access Point? E decidi escrever este artigo para solucionar alguns entraves sobre estes dois excelentes equipamentos. Você vai saber hoje quais são as principais diferenças entre eles, quando usar cada e ao final do post leia dois estudos de caso onde ilustraremos situações reais onde cada um desses equipamentos podem ser aplicados. Vamos lá.
Para que serve um Roteador?
Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet. Este pequeno equipamento compartilha a internet (que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador.
Pois bem, o roteador da imagem ao lado só consegue compartilhar a internet através de cabo, ou seja, se eu tiver um notebook no local onde este roteador está instalado e quiser usar a internet que vem dele, precisarei conectar um cabo desse router ao meu notebook.
O Roteador Wireless
Já um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de suas antenas. Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu notebook à internet. Abaixo você pode observar um roteador Roteador Wireless 300 Mbps DIR-615 da Marca D-link, como podemos ver ele já acompanha uma antena removível de 5db, que é utilizada para transmitir o sinal sem fio (Wireless).
Porém existem roteadores Wireless que não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira.
Mas resumindo: Um roteador wireless pega o sinal que vem diretamente da internet e compartilha ele através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso com ou sem fio à internet.
Tá, mas e um Access Point, o que ele faz?
Antes de mais nada, saiba que um Access Point e um Roteador Wireless, na maioria das vezes, são bem parecidos, fisicamente.
Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.
A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores… Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.
A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.
Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.
Para resumir a história: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.
Estudando alguns casos
Caso 1: Tenho um modem roteado e só uso notebooks na minha casa. Que tipo de equipamento devo comprar?
Se o seu modem já for roteado, ou seja, se conecta sozinho à internet, sem precisar fazer discagem alguma no computador, então o correto seria você comprar um AP (já que não vai precisar compartilhar sua internet através de cabos), ligando o modem a ele e pondo-o pra transformar sinal cabeado em sem fio. Mas… Um AP normalmente custa o dobro de um roteador, então aconselho você a “desrotear” seu modem e conectá-lo à porta WAN do seu roteador wireless, economizando aí 50% do valor de um AP.
Caso 2: Na minha empresa já tenho um roteador que difunde sinal sem fio, mas em alguns cantos esse sinal não chega com uma boa intensidade, o que faço?
Você deve comprar um AP, como o da imagem ao lado, que é um Access Point da Kozumi, que é próprio para esta utilização. Agora o modo como ele vai operar só vai depender de onde ele deverá ser instalado. O ideal é que você mande um cabo do roteador/switch até o AP para que ele transforme o sinal cabeado em sinal sem fio. Dessa maneira é a comunicação é mais garantida e mais rápida, já que ela “caminhará” por uma mídia mais confiável, que é o cabo. Caso você não queira/possa mandar um cabo do roteador até o AP, ponha o Access Point num local onde o sinal chegue com uma intensidade maior que 30%, e ponha-o para atuar como repetidor.
Acho que depois desta minuciosa explicação você conseguiu entender a diferença entre esses equipamentos. Agora, navegue a vontade no Blog, e não esqueça de acessar o site da Mundomax, para conferir os preços dos roteadores e Access Point, Confira!
Boa noite! para usar um AP devo desabilitar o sinal sem fio do roteador da operadora? ou posso deixar e criar outros pontos de acesso?
Olá Genilson,
Agradecemos o sue contato e interação conosco! =)
Para maiores informações sobre produtos, por gentileza entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Telefone / WhatsApp: (43) 3377-6686.
Ficamos à disposição! 😉
Olá bom dia sou novo aqui gostaria de saber se tem como colocar dois ou mais roteador na rede com o DHCP ativados e se tem como usar um repetidor de sinal pra repetir o sinal de um roteador com o DHCP desativado é como seria essa configuração
Boa noite tenho uma LAN house e gostaria de saber se um asseso point poderia cria uma rede que podese gera senha pra smartphone e not de clientes por tempo limitados
1- O access point é também conhecido, em uma rede sem fio, como um adaptador que possui um transmissor de rádio que envia dados do computador ou do ponto de acesso para a rede, e um receptor que detecta os sinais de rádio que chegam, os quais contêm dados da rede, e os envia para o destinatário.
Escolha uma opção:
1-Verdadeiro
2-Falso
essa galera faz isso e depois liga na central implorando suporte tecnico porque alterou a frequencia do sinal da operadora de internet afff haja paciencia, como tecnica, discordo totalmente, o correto é manter a rede original criptografada e atualizada pela operadora de origem e apenas usar o equipamento da propria operadora, isso faz a pessoa não ficar ligando lá todo todo dia, sobre queda de sinal, toda vez que atualizamos o mesmo na central.
Tem certeza que você é técnica? Sou Técnico em redes e telecomunicações e Analista de infraestrutura de redes e discordo do que diz. Nenhum equipamento de operadora é, nem de longe, o ideal para se manter uma rede estável. Alterar frequência do sinal da operadora? Não seja equivocada, minha cara. Reveja o seu comentário pois há coisas incorretas. Abraços
“A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio”.
Não seria AP ao invés de roteador?
De qualquer forma, o artigo está muito bom. Meus parabéns 🙂
Ola gostaria de saber se, se eu so comprar o roteador AP aquele a imagem. e so per ele que voce pega a internet de graça sem pagar nada?
ou voce tem que ter o ap e pagar uma internet sem fio como wi-fi?
Esse ap seria apenas uma expansão da Internet que você paga
Olá Sr. Igo, exatamente! Basicamente o Access Point serve para expandir o sinal de internet ou criar um ponto wireless em um local onde o sinal não chega bem. Existe diversas maneiras de configurá-lo, mas na dúvida sempre é bom chamar um especialista técnico para trazer a melhor solução para sua necessidade.
Primeiramente, parabéns, um excelente artigo.
Tenho uma dúvida, pesquisei e pesquisei na internet mas não achei nada definitivo sobre minha dúvida.
Eu tenho uma antena wireless que eu uso para receber o sinal para meu PC. Gostaria de montar uma rede internet, para ligar alguns dispositivos WIFi em minha casa sem que este computador fique ligado.
Lendo seu artigo, acho que cheguei em uma conclusão:
Devo fazer o seguinte esquema?
Provedor wireless –> Antena –> AP –> Roteador wireless
É isso? Qual AP e roter devo usar? Pode me recomendar um bom se sua loja, mesmo.
Desde já agradeço.
Abraço!
legal muito boa a explicaçao ficou bem claro e facil de entender a diferença entre os dois obrigado .