Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais

Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais
Tempo de leitura: 4 Minutos

Se você quer comprar um novo teclado ou acabou de entrar para esse universo e quer entender mais do assunto, vale a pena conferir as diferenças entre os vários tipos de teclados

A princípio, imagino que você já deve conhecer um teclado e saber os sons que eles podem produzir. Contudo, se você quer comprar um novo produto ou ainda se aprofundar no assunto, vale a pena alinhar suas expectativas com a natureza de cada tipo de teclado.

Sendo assim, resolvi pesquisar um pouquinho sobre cada tipo de teclado com um bom exemplo de cada um. São eles: Arranjadores, Sintetizadores, Workstations, Pianos Digitais e Controladores.

Arranjadores

1 4 edited - Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais
Teclado Arranjador YAMAHA YPT-270

Em suma, os teclados arranjadores são os mais populares aqui no Brasil. A sua principal característica é a grande variedade de ritmos e timbres. Um teclado arranjador possui consigo uma interessante gama de acompanhamentos pré-definidos, como pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros.

Da mesma forma os arranjadores contam com diferentes vozes como pianos, guitarras, vozes, cordas e várias outras possibilidades.

Iniciantes

Atualmente, os teclados arranjadores de níveis iniciantes em sua maioria já possuem programas instalados para ensino, possibilitando utilização descomplicada do equipamento, além de muito ritmos e timbres para facilitar a experiência de aprendizado do iniciante.

Semi e Profissional

Os arranjadores de nível profissional são os teclados mais utilizados por músicos da noite, que tocam sozinho e necessitam principalmente dos ritmos de acompanhamento. Nesse sentido, os teclados arranjadores têm se atualizado ainda mais e já possuem unidade de memória externa, como pen drive, além de opções para criação de timbres e acompanhamentos.

Sintetizadores

1 5 edited - Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais
Teclado Sintetizador YAMAHA MODX7 

A princípio, um sintetizador é um teclado musical desenvolvido para para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas. Ou seja, enquanto um teclado arranjador é especialista em ritmos e acompanhamentos, um arranjador é especialista em timbres.

Em contrapartida, um sintetizador é feito também para a criação ou importação, de novos timbres pelo usuário. Sendo assim, um teclado sintetizador é ideal para músicos que tocam em bandas.

Tecnicamente falando: Um sintetizador cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos.

No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling possa disfarçar muito bem essa distinção).

Workstation

1 6 edited - Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais

Teclado KORG Workstation I3

Sobretudo, os teclados tipo workstations são ferramentas complexas de trabalho em música. Além de serem teclados completos, envolvem síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. As workstations são largamente utilizados em estúdio e contam com softwares internos que possibilitam uma criação muito mais completa.

Pianos Digitais

1 7 1 - Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais
Piano Digital YAMAHA P-45 Preto

Em primeiro lugar, os pianos digitais têm a missão de substituir os pianos acústicos com perfeição. Ainda que isso soe como uma missão comum dos teclados, os pianos digitais precisam de ser de altíssima qualidade para tornar essa substituição praticamente imperceptível aos ouvidos.

Sendo assim, os pianos digitais podem ser um pouco menos versáteis do que os demais tipos de teclados, eles têm uma missão bem específica e a atendem com precisão.

Controladores

1 8 edited - Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais
Teclado Controlador M-AUDIO Oxigen 25IV

Enfim, falaremos sobre os queridinhos dos home studios: os teclados controladores.

São teclados que muitas vezes apresentam uma menor quantidade de teclas e não têm timbres internos. A principal utilização é associada com softwares de gravação, sendo assim eles podem controlar qualquer tipo de som que os softwares permitem, o que hoje representa uma quantidade enorme de possibilidades.

Através da tecnologia MIDI associada com um computador, um teclado controlador pode ser responsável pela criação de todas as pistas de uma música, em diferentes estilos musicais, por isso é tão querido pelos home studios: sua versatilidade é enorme!

Concluindo

Você acabou de acompanhar comigo os principais tipos de teclados musicais. Não esqueça de dar uma olhada no meu site conferir nossa seleção especial de teclados!

Caso apareça alguma dúvida do porquê comprar na Mundomax, basta conferir nossa matéria aqui no blog.

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

22 comentários sobre “Diferença entre Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e mais

  1. oi ent eu gosto bastante de teclado sabe tipo yhamarra psx 80 ou um cassio 6250
    ent so que o meu pai que comprar um arranjador enfim se metendo na minha opniao ou seja ele nem musico e
    mais em fim
    eu queria saber as diferenças
    e pra mim que so iniciante
    qual e o melhor compra um arranjador ou um teclado

    1. Olá Vicente,

      Agradecemos o sue contato e interação conosco! =)
      Para maiores informações sobre produtos, por gentileza entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Telefone / WhatsApp: (43) 3377-6686.

      Ficamos à disposição! 😉

  2. Para iniciar o aprendizado de teclado arranjador, quais os manuais mais indicados e como aprender notas e partituras mas detalhadas inclusive o uso das maos e dedos.

    1. Oi tudo bem? Eu comecei a aprender a tocar piano/teclado agora e estou procurando um para comprar. O que está sendo uma tarefa difícil.
      Priorizei a marca Yamaha pelo custo benefício, mas não consigo saber qual modelo comprar. Não sei se seria melhor um teclado arranjador ou um piano digital, ou se é melhor 61 teclas ou 76 teclas.
      Existem muitos modelos e as faixas de preço deles são parecidas então estou realmente perdida.
      Você poderia me dar a sua opinião sobre o melhor modelo? Que irá me servir por muitos anos e atender à todas as minjas necessidades?
      Obrigado!

      1. Olá Hanna,

        Agradecemos o sue contato e interação conosco! =)
        Para maiores informações sobre produtos, por gentileza entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Telefone / WhatsApp: (43) 3377-6686.

        Ficamos à disposição! 😉

  3. Eu quero um teclado para tocar sons de sopro, e instrumento de vara, para criar intrduções e fases em minhas musicas .
    qual teclado seria o mais ideal para esse obijetivo?

    1. Teclado Controlador Karine. Muito embora, apenas a utilização do Controlador não será suficiente. Você precisa de uma interface de audio, uma DAW – Digital Audio Worstation ( um software para gravação em várias pistas, gravações simultâneas) e VSTI’s ( Instrumentos Virtuais, que podem simular um som de um instrumentos acústico, como por exemplo, Sax , flautas trombones etc.)

  4. Qual é a diferença entre um teclado arranjador e um teclado musical?
    E qual o mais indicado para um iniciante que terá o primeiro contato com a música e o instrumento?
    Agradeço!
    Aldo Adami.

    1. Olá Aldo! Um teclado arranjador tem mais recursos que um teclado musical. Recomendamos um teclado arranjador, mesmo que esteja começando, ele te dará mais opções de aprendizado! E sua durabilidade é maior 😊

  5. muito show esse psr s650!!!! gosot muit de teclado, eu tenho um teclado novo psr e333
    ele grava e tem novos ritmos!!! e ele foi lançado nesse ano de 2012 !! e pretendo comprar o 650!!! mundo max é SHOW!! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo