Tempo de leitura: 5 Minutos

Mesmo depois de anos e anos de existência destes violões, que aliás são os mais famosos e aclamados da Yamaha, quase todo mundo ainda possui dúvidas quanto as diferenças entre os vários modelos. Para começar a maior de todas é: Qual a diferença entre o violão CPX e o violão APX? E depois vêm as dúvidas entre os, digamos assim, sub-modelos: CPX500, CPX700, CPX900 e CPX15 >> APX500, APX700, APX900, APX5NA e APX9NA.

Pois bem, hoje decidi acabar de uma vez por todas com estas dúvidas. Se você chegou até este artigo com dúvidas sobre as linhas de violão da Yamaha, CPX e APX, leia este artigo até o fim.

A diferença entre o APX e o CPX da Yamaha

Apesar de serem parecidos o CPX e APX da Yamaha são violões diferentes. Basicamente a diferença está no desenho do corpo. O Violão CPX é considerado um violão “Jumbo”, ainda que possua o desenho do final do corpo menos expressiva do que a maioria dos Jumbos que encontramos no mercado, porém, ele possui o corpo bem largo. Principalmente o CPX900 que é o mais largo da família CPX. De um modo geral, isto confere aos violões CPX timbres muito mais graves e encorpados, é um timbre mais completo.

Já o APX da Yamaha possui a largura do corpo praticamente na metade do CPX, seu desenho do corpo é menor também em relação ao CPX e ele possui ainda um corte Cutway mais curto. Podemos chamar ele aqui de mini-jumbo. Seu timbre é mais brilhante que o CPX, possui menos harmônicos graves e extremamente versátil.

Mas na verdade tanto os violões CPX quanto os APX possuem desenhos do corpo bem definidos, ou seja, patenteados pela Yamaha. Estamos apenas tentando explicar as diferenças no desenho de cada modelo. Veja as imagens Abaixo, clique para ampliar.

Linha CPX da Yamaha: PX500, CPX700, CPX900 e CPX15

Sistema de Captação Rastilho Piezo
Sistema de Captação Rastilho Piezo

Yamaha CPX500 – É o mais acessível da linha. Madeiras: Possui o tampo simples em Spruce, laterais e fundo em Flamed Maple e braço em Nato. Suas tarraxas são Die Cast Cromadas e seu equalizador é o System 55T. Seu sistema de captação é por meio deu Piezo (embaixo do rastilho).

Yamaha CPX700 – É levemente menor que o CPX500 e o 900. Seu tampo é maciço em Solid Spruce, possui laterais, fundo e braço em Nato, suas tarraxas também são cromadas. Seu Preamp é o System 56 A.R.T. de 1 via, e possui a captação por meio de um captador pickup de contato, que é melhor que a captação por meio de piezo. Este captador de contato, capta todo o som da madeira e o som mais completo das cordas. Lembrando que a linha CPX700 possui ainda um violão 12 Cordas.

Yamaha CPX900 – É o mais encorpado da linha CPX. Este violão possui o tampo maciço em Solid Spruce, laterais e fundo em Flamed Maple e braço em Nato. Um detalhe para suas tarraxas Die Cast Douradas. Destaque para o seu preamp System 57 A.R.T. de 3 vias. Essas 3 vias significam que o violão possui controles separados para cada 2 cordas do violão, isso graças ao seu captador pickup de contato.

CPX 15 II – Este é um modelo totalmente diferenciado, é feito totalmente a mão. Todo feito em Indian Rosewood, este é um violão especial da Yamaha.

Linha APX da Yamaha: APX500, APX700, APX900 e APX15

Yamaha APX500 – É o mais acessível da linha. Seu Tampo é em Spruce, possui laterais, fundo e braço em Nato e suas tarraxas Die Cast são todas cromadas. Seu equalizador é o System 55T e seu sistema de captação é por meio deu Piezo Rastilho.

Sistema de captação Pickup de Contato
Sistema de captação Pickup de Contato

Yamaha APX700 – Seu tampo é maciço em Solid Spruce, possui laterais, fundo e braço em Nato, suas tarraxas também são cromadas. Seu Preamp é o System 56 A.R.T. de 1 via, e possui a captação por meio de um captador pickup de contato, que é melhor que a captação por meio de piezo. Este captador de contato, capta todo o som da madeira e o som mais completo das cordas. Lembrando que a linha APX700 possui ainda um violão 12 Cordas.

Yamaha APX900 – É o mais completo da Linha APX. Seu tampo maciço é de Solid Spruce, e conta Laterais e Fundo em Flamed Maple e Braço em Rosewood. Um detalhe para suas tarraxas Die Cast Douradas. Destaque para o seu preamp System 57 A.R.T. de 3 vias. Essas 3 vias significam que o violão possui controles separados para cada 2 cordas do violão, isso graças ao seu captador pickup de contato.

APX 5NA e APX 9NA – Ambos são impressionantes versões da linha APX com cordas de Nylon. O Violão APX 5NA possui o Tampo em Spruce e laterais, fundo e braço em Nato. Seu preamp é o System 46N de 1 via. Já o APX 9NA possui tampo maciço de Solid Cedar (Cedro), laterais e fundo em Rosewood e braço em natowood.

Bem, estas são as diferença básicas entre os violões APX e CPX da Yamaha. Para conferir mais sobre eles, inclusive os preços, acesse agora a nossa loja virtual de violões da Yamaha. Clique Aqui e Confira!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

8 comentários sobre “Diferença entre os violões APX e os CPX da Yamaha

  1. Gostaria de te agradecer… estava em fase de negociação com um CPX700 e suas informações me encorajaram a ficar com o instrumento. OBRIGADO

  2. como eu vou achar o violão yamaha cpx 1200 para compra alguem tem algum site que eu possa achar este modelo para compra eu ja cacei em varios site que eu conheço e não encomtrei se aguem souber mim avize eu agradesso

  3. preciso de uma ajuda,estou comprando um cpx 15,gostaria de saber mais detalhes desse instrumento,timbre,som a vantagem do microfone,qual tipo de encordamento,010,011,012…

  4. ola thiago tudo bem, excelente post, tenho um CPX 700 e nao me arrependo de ter comprado…. só uma coisa que eu nao entendi… tanto o cpx 700 qto o cpx 700 possuem a captacao de contato e nao a piezo certo? os graficos acima representam os modelos somente de captacao que existem?

    abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo