Fontes de alimentação (Adaptadores AC) para Instrumentos e Equipamentos de Som

Tempo de leitura: 3 Minutos

Fonte de Alimentação Hayonik - Fontes de alimentação (Adaptadores AC) para Instrumentos e Equipamentos de Som

Notamos que nos últimos dias muitas pessoas têm tido algumas dúvidas quanto ao uso e compra de fontes de alimentação para os seus teclados, pedaleiras, processadores de efeitos, enfim, seus equipamentos musicais ou de áudio. Por isso, nós da Mundomax publicamos aqui algumas dicas básicas e importantes para hora de comprar um Adaptador para ligar seu equipamento.

Tensão (voltagem) da rede

A maioria das fontes são bivolt, ou seja, podem ser ligadas em tomadas da rede elétrica tanto de 110V quanto de 220V. Algumas destas contam com um seletor automático, mas a maioria mesmo possuem uma pequena chave que deve ser posicionada na tensão correta. Por medida de segurança, essas fontes geralmente vêm ajustadas para 220V. Mas, para garantir, é sempre bom conferir a voltagem antes de plugar a fonte na tomada.

 Fonte de Alimentação - Fontes de alimentação (Adaptadores AC) para Instrumentos e Equipamentos de Som

Tensão (voltagem) de saída

Este é o ponto crucial e mais importante. Verifique atentamente no seu equipamento, no seu manual, ou nas suas descrições técnicas do equipamento antes de compra-lo, qual é o valor da tensão de alimentação do mesmo. Fica claro que não existe um padrão para isso, levando em conta que existem equipamentos alimentados com 6V, 7.5V, 9V, 12V e outras tensões.

A tensão de alimentação da maioria dos equipamentos de som e Instrumentos, é do tipo “contínua” (DC ou CC), mas existem alguns que operam com tensão de alimentação “alternada” (AC ou CA), como alguns equipamentos da Alesis. Preste bastante atenção quanto a isso.

Tipo de plug e polaridade

Polaridade Aptadores AC - Fontes de alimentação (Adaptadores AC) para Instrumentos e Equipamentos de Som

Aqui também não existe uma padronização. Embora o plugue quase sempre seja do tipo P4, alguns equipamentos usam plugues diferentes. No caso de alimentação “contínua”, a polaridade é importante; alguns usam o positivo na parte de dentro do plugue (figura à direita), outros na parte de fora.

 

Consumo do equipamento

Este é sem dúvida o grande campeão em causar problemas. Já que o uso de fontes de alimentação com capacidade de corrente inferior ao consumo do equipamento é a maior causa de danos.

Por exemplo: se o equipamento consome 500 mA (miliamperes), jamais use uma fonte de 350 mA! Você pode até usar uma fonte de maior capacidade (nesse caso, o único prejuízo, ainda que pouco, estará na sua conta de luz). Mas que fique claro, nunca use uma fonte de menor capacidade do que o consumo do equipamento.

 

E agora que já estamos “experts” no assunto de Fontes de Alimentação (Adaptadores AC). Vamos ver alguns exemplos de fontes no site da Mundomax, Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Fontes de alimentação (Adaptadores AC) para Instrumentos e Equipamentos de Som

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo