O que é Guitarra Pikasso?

O que é Guitarra Pikasso?
Tempo de leitura: 2 Minutos

O universo da música além de mágico é repleto de curiosidades. Se algo produz um som que pode ser musical, provavelmente com inspirações e muito trabalho, pode se transformar em um brilhante instrumento.

E é exatamente sobre isso que falaremos hoje, começando por uma passagem breve pelo universo da Arte! Sem mais delongas, vamos lá!

picassoguitarron72 217x300 - O que é Guitarra Pikasso?
“Guitar” de Pablo Picasso – 1912 (cubismo sintético).

Cubismo

Com o uso de formas geométricas, o Cubismo rompeu com os modelos estéticos de perfeição das formas, sendo também considerado o primeiro Movimento Artístico à se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano-industrial em suas obras.

Marcando-se fortemente pela técnica que renunciava à perspectiva assim como ao claro-escurocausava ainda uma sensação de pintura escultórica.

Cubismo pode ser considerado como uma arte que privilegia o exercício mental como maneira de expressão das ideias.

Levando tudo isso em consideração, utilizando como inspiração e usufruindo de seu largo conhecimento como luthier, a canadense Linda Manzer, deu vida a um instrumento, que em sua aparência apenas de relance, pode ser familiar: a Guitarra Pikasso.

 

luthier - O que é Guitarra Pikasso?
Linda Manzer – Luthier criadora da Guitarra Pikasso.

Claramente baseada nas obras de Pablo Picasso, foi criada em 1984 e encaminhou-se em 1992, ao Museu de Belas Artes de Boston.

Sua criação partiu de um desejo do músico de Jazz Pat Metheny, que pediu à luthier que lhe criasse uma guitarra com o maior número de cordas possível.

São quatro braços, 42 cordas e duas bocas, tocá-la tornou-se um desafio complexo mas possível, seu som ainda remete aos instrumentos de cordas asiáticos.

Com o encordoamento disposto em quatro regiões diferentes que se entrelaçam, o instrumento pode figurar facilmente em qualquer museu de arte moderna do mundo.

a pikasso guitar 1024x682 - O que é Guitarra Pikasso?
Guitarra Pikasso – Criada em 1984 e exposta no Museu de Belas Artes de Boston em 1992.

Assista agora a uma atuação do músico Pat Metheny, guitarrista norte-americano, vencedor de vinte prêmios Grammy Awards e esta incrível criação, um som característico que você passará a conhecer conosco!

Aperte o play e vamos fazer uma viagem pelas 42 cordas desta gigante musical, aliás, você entraria na aventura de afiná-la?

Prazer, Guitarra Pikasso!

 

 

Fontes: 

http://www.manzer.com/guitars/index.php/custom-models/pikasso-2

http://conversasdobruno.blogs.sapo.pt/382758.html

https://www.todamateria.com.br/cubismo/

http://www.oddmusic.com/gallery/om23350.html

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - O que é Guitarra Pikasso?

Equipe Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo