O que é um Direct Box ?

Tempo de leitura: 3 Minutos

Muitas das pessoas, que de alguma forma, se envolveram com sonorização já fizeram esta pergunta: Afinal, para que serve um Direct Box?? Inclusive, está uma dúvida constante entre os músicos dos mais variados instrumentos. Por isso, nós da Mundomax resolvemos falar um pouco sobre este este equipamento de som tão importante, que é o Direct Box.

Definição: Direct Box, também conhecido como DI, é um dispositivo usado para alterar o sinal de saída de uma fonte sonora (uma guitarra, por exemplo), mudando seu nível e impedância, de forma a adequá-lo à entrada da Mesa de Som. São comumente usados para condicionar o sinal do seu instrumento para conectá-lo adequadamente em equipamentos de sonorização (P.A.) ou de gravação.

Você com certeza já deve ter visto uma certa “caixinha”, conectada entre o instrumento e a mesa de som (mixer), e é exatamente esta caixa que chamamos de Direct Box.

Direct Box Conexão - O que é um Direct Box ?

Então, como vimos, um Direct Box pode compatibilizar as impedâncias e ajustar adequadamente o nível.

Outra vantagem do Direct Box é evitar a degradação do sinal quando são usados cabos muito longos. Por exemplo, ao se conectar um sintetizador a um mixer, estando ambos muito distantes um do outro, fica-se mais sujeito a interferências eletromagnéticas no cabo. Se o sintetizador for conectado a uma Direct Box, esta dará um ganho de nível e baixará a impedância, evitando os ruídos indesejáveis. Por isso a Direct Box deve estar localizada o mais perto possível da fonte do sinal.

Direct Boxes Passivos e Ativos

Um dos mitos que existem em torno dos Direct Boxes é a afirmação de que DI’s ativos são melhores que os passivos. Vamos fazer uma analogia com os microfones: qual tipo de microfone é melhor? Dinâmico ou condensador? Se você respondeu “não há melhor ou pior, depende da aplicação”, você entendeu o princípio do raciocínio. Com os direct boxes é a mesma coisa. No que diz respeito ao seu princípio de funcionamento, não há melhor ou pior. Sua escolha dependerá do tipo de aplicação.

Em geral, DI’s passivos atenuam o sinal na saída balanceada. Uma vantagem da utilização de um Direct Box passivo, em comparação com um ativo, é que além de não precisar de alimentação externa, ele possui melhor isolamento elétrico proporcionado pelo transformador, o que diminui os ruídos de terra.

Em geral muita gente não gosta do Direct Box ativo porque ele possui a necessidade de alimentação externa. Neste caso, se a mesa não possuir Phantom Power, haverá necessidade da utilização de baterias, em geral de 9 volts, e quando a carga das baterias diminui, o DI começa a distorcer.

Entretanto, Direct Boxes ativos possuem resposta de frequência mais ampla e podem ser interessantes em diversas situações. Imagine, por exemplo, um teclado de alta qualidade com cinco oitavas conectado ao um Direct Box passivo. Como a resposta de frequência do DI passivo é menor, o som do teclado pode ser prejudicado nas pontas do espectro (graves e agudos). Neste caso, o ideal seria um DI ativo, mas lembre-se: não é regra.

Direct Box: Na Prática

Em muitas situações pode ser necessário conectar a guitarra ou o baixo diretamente a mesa de som (mixer), em vez de microfonar o som do amplificador. O problema é que ao se conectar uma guitarra ou baixo diretamente à entrada de um mixer o som não fica bom, pois os captadores comuns geralmente produzem um sinal de nível baixo e possuem alta impedância de saída, incompatíveis com as entradas dos mixers, que geralmente possuem impedância relativamente baixa e esperam sinais de nível mais alto.

Direct Box - O que é um Direct Box ?

A incompatibilidade de níveis tende a produzir ruído, pois o pré-amplificador do mixer tem que compensar aumentando o ganho. Já a incompatibilidade de impedâncias, além de também afetar o nível, pode produzir alterar a resposta de frequências. Por exemplo, ao se conectar uma guitarra diretamente à uma entrada com impedância muito baixa pode não afetar muito o nível, mas causa uma perda na resposta de frequências altas, deteriorando o som original.

Chave de atenuação na entrada: Em algumas situações pode ser necessário pegar o sinal na saída do alto-falante do amplificador, ao invés de microfoná-lo, o que irá requer uma atenuação da ordem de 30 a 40 dB.

Compre um na Mundomax

Confira os Direct Boxes direto no site da Mundomax! Clique Aqui.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Diret Box, navegue a vontade em nosso blog.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - O que é um Direct Box ?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

5 comentários sobre “O que é um Direct Box ?

  1. parabens! belas definições porque na realidade pouca gente swabe qual a verdadeira função do direct.

  2. Olá tenho uma dúvida meu violão quando plugado direto na Mesa faz um ruído de fundo tipo (Grave)qual direct box devo usar ativo ou passivo!!

  3. Tenho feito gravações em casa das demos da minha banda, tenho uma placa m-audio fast track pro….. gravo os instrumentos e a voz ligando-os direto na placa (com o uso de algum pedal para adicionar efeitos dependendo do caso) e gravo no sonar.

    como talvez tenha podido perceber, caso tenha aberto o myspace, a guitarra soa bem gravada, bem como a bateria (eletronica), mas o baixo, algumas partes da voz e alguns violões, parecem clipar (não sei se é essa a terminologia correta), ou seja, o som parece “estourar” a capacidade das caixas, ainda q o volume esteja baixo.

    Com a compra de um direct box, eu provavelmente conseguirei reduzir este defeito nas minhas gravações? principalmente como baixo, q tem se mostrado mais feio!

    E qnt à escolha,para a voz e o violao eu usaria um direct box ativo e para o baixo um ativo?!

    desde já mto grato.

    Marcel Sanchez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo