Descobrindo o Violino

Tempo de leitura: 3 Minutos

Hoje a Mundomax vai aproximar você de um belo instrumento, que encanta muita gente: o Violino

Um violino normalmente representa cerca de 35% de uma orquestra. Aliás é sempre o instrumento mais tocado dentro de uma orquestra. Quase todo mundo quando ouve o som de um violino bem tocado, fecha os olhos e diz: “Que lindo!”. Ultimamente o violino ainda tem sido usado em muitas das gravações acústicas de bandas de pop rock, mpb, reggae, música gospel… Inclusive por duplas sertanejas. Mas porque ainda assim o violino não torna-se um instrumento popular?

Quando se pensa em violino, o que vem na cabeça é: um instrumento caro, clássico e elitizado. Pois pode esquecer isso. Primeiro, um violino não é caro, a não ser que seja um Stradivarius, mas este é o mais caro do mundo. Um violino possui preços variados como qualquer outro instrumento, em geral um violino para iniciante, por exemplo, é mais barato do que um teclado simples ou até um violão.

VE244 126x300 - Descobrindo o ViolinoUm violino não é clássico, e sim, usado na música clássica. E pode ter certeza que ele é perfeito para você iniciar na música, ou dar de presente ao seu filho. Um bom exemplo são os violinos da marca Eagle, pois são bons e baratos, eles são fabricados com madeiras selecionadas, desenvolvidos com ótimo acabamento e possuem uma sonoridade apurada.

Como funciona um violino

Um violino é um instrumento que usa a vibração das suas cordas para produzir som. Um arco de madeira, com um feixe de fios (normalmente crina de cavalo) passadas no breu, tocas as cordas e gera aquele som brilhante e estridente que conhecemos. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco do violino, a caixa de ressonância, até a alma (cilindro de madeira que fica dentro do corpo do violino). A alma liga o tampo superior ao inferior do violino, fazendo com que o som vibre por todo o corpo.

Aliás, o timbre do violino é o mais agudo de sua família que ainda é composta pelos seguintes membros: viola, violoncelo, contrabaixo e rabecão. Seu timbre é semelhante ao soprano da voz humana. O tamanho dos violinos são descritos por números: 4/4 é o tradicional, o modelo inteiro, os menores vem na sequência 3/4, 1/2, 1/4, 1/10 e 1/16.

E se você entende pouco sobre violinos, mas decidiu que vai investir neste instrumento, você provavelmente vai encontrar algumas palavras que ainda não fazem parte do seu vocabulário. Na figura abaixo a Mundomax descomplicou isso para você.

Violino demostração2 300x270 - Descobrindo o Violino

SILENT2 120x300 - Descobrindo o ViolinoComo qualquer outro instrumento de cordas, existem violinos amplificados eletronicamente, ou seja, prontos para você plugá-los em um caixa ou mesa de som. O ESV 209 da Eagle atende bem a esta categoria, além de ser silent (sem a caixa de ressonância).

Um violino requer muitos cuidados, já que é um instrumento “sensível” às variações de temperatura e umidade, além de ser muito frágil. A Mundomax recomenda sempre mantê-lo limpo e longe lugares com poeira, umidade e da luz do sol. E uma dica também, é sempre afrouxar o arco após o uso, para que não empene. É bom lembrar que todo o violino vem com estojo, seja ele um case de luxo ou um bolsa simples, é sempre bom manter seu violino bem guardado.

Na Mundomax você encontra muitos outros modelos de violinos, clique e confira.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Descobrindo o Violino

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

3 comentários sobre “Descobrindo o Violino

  1. olá gostei mto desse artigo e gostaria de saber onde posso encontrar uma escola de música q possa me ensinar a tocar esse maravilhoso instrumento…mora na zona sul de sampa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo