Peles de Bateria: Qual delas atende o meu propósito?

Peles de Bateria: Qual delas atende o meu propósito?
Tempo de leitura: 3 Minutos

Cada baterista possui suas preferências e gostos pessoais seja em estilo, timbre e sonoridade. Esses fatores e outros influenciam nas decisões de cada um entre qual tipo de pele de bateria usar. Por isso, preparamos uma matéria para te ajudar a entender esse assunto tão complexo e tomar sua decisão.

O que são as peles de bateria?

Responsáveis por receberem o impacto, vibrarem e movimentarem o ar para produzirem o som do tambor, elas se localizam entre o casco e o aro do instrumento, sendo a pele batedeira onde a baqueta atinge e a pele de resposta a que fica na parte inferior. Essa última, colabora para criar diferentes tipos de ressonância.

the 1024x415 - Peles de Bateria: Qual delas atende o meu propósito?
Escolher um tipo de pele para a bateria é algo complexo visto que há várias opções. Fonte: iaemusic.com

Qual a diferença de uma para outra?

1) Peles transparentes:

Peles de Filme Simples transparentes

São aquelas que possuem apenas uma camada e os harmônicos têm mais presença. São indicadas para a maioria dos estilos musicais, sendo mais utilizadas como pele de bumbo e de resposta.

Peles de Filme Duplo transparentes

Possuem muita consistência e durabilidade com relação as de peles simples, além de que, os harmônicos são perfeitamente controlados. Com um som mais grave, não são indicadas para tambores pequenos, pois podem acabar abafando o som do tambor.

feature image for Drum Sound article 1 - Peles de Bateria: Qual delas atende o meu propósito?
Foto de uma típica bateria acústica. Fonte: hub.yamaha.com

2) Pele Porosa:

Peles de Filmes Simples Porosas

Proporcionam um som mais brilhante no tambor, sendo que elas possuem uma sonoridade mais aguda e com mais harmônicos. São mais indicadas para ritmos como o Jazz, Funk, Bossa ou Samba.

Peles de Filme Duplo Porosas

Desenvolvem um trabalho melhor em tambores maiores acima de 14 polegadas. Possuem graves mais vivos, tendo uma duração sonora muito mais controlada.

Geralmente, os bateristas utilizam essas peles na caixa e quanto mais desgastadas forem ficando mais elas vão perdendo os poros, o brilho na sonoridade delas e ficando lisas.

Há alguns testes feitos entre a pele porosa e a pele hidráulica, dá uma olhada!

3) Pele Hidráulica

São peles de filmes duplos, transparentes com um tipo de óleo entre as duas camadas da pele. A consequência disso? É um som mais encorpado e equalizado, removendo todos os harmônicos. É mais usada em estúdios de gravação.

A Evans possui toda uma variedade desse tipo de pele, dá só uma conferida nesse vídeo!

4) Pele Leitosa

São indicadas para bateristas iniciantes porque costumam vir em baterias mais simples e baratas, além de serem mais baratas. Possuem pouca definição do som e baixa durabilidade.

Há algumas marcas que produzem esse tipo de pele, como a Williams, Contemporanea e a Phx!

5) Peles Mudas

São muito utilizadas em baterias eletrônicas e em baterias de estudo, pois simulam a altura das peças de uma bateria normal, mas a diferença, é que fazem isso sem volume, sendo perfeita para quem quer tocar o instrumento dentro de um apartamento, por exemplo.

São fabricadas com poliéster de alta densidade e possuem uma performance de uma pele normal. Vem conferir um pouco mais a sonoridade dela!

Concluindo …

Há vários tipos de peles que você pode considerar quando for comprar uma para a sua bateria. Entretanto, não se esqueça de levar em consideração as suas necessidades e objetivos quanto a isso. Por isso, a Mundomax separou uma grande variedade de peles para bateria especialmente para você! Vem dar uma conferida em nosso site!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Peles de Bateria: Qual delas atende o meu propósito?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo