Aprenda a identificar quando é hora de regular o tensor da guitarra

Aprenda a identificar quando é hora de regular o tensor da guitarra
Tempo de leitura: 2 Minutos

O próprio instrumento dá alguns sinais possíveis de perceber essa necessidade.

Apesar de não ter nenhuma relação com a tensão emocional, esse é o sentimento que o tensor da guitarra causa em muitos guitarristas. Afinal, é uma peça que gera bastante preocupação quando precisa de ajustes. Mas, fique tranquilo, quando a regulagem é feita na hora certa e pela pessoa certa, não há com o que se desesperar.

Afinal, o que é e para que serve o tensor?

 

Guitarra Tensor 2 300x225 - Aprenda a identificar quando é hora de regular o tensor da guitarra
www.luthieraficionado.blogspot.com.br

 

Ele é uma vara metálica colocada dentro do braço da guitarra. Sua função é corrigir a curvatura longitudinal do braço, devido à força e à tração que as cordas exercem no instrumento.

O que acontece é que as cordas começam a dar um formato de arco ao braço. Por isso, regular o tensor é um dos ajustes mais importantes que se faz na guitarra, pois, um erro pode gerar um prejuízo permanente ao instrumento.

Outro fator que pode interferir na instabilidade como um todo da guitarra é a temperatura do ambiente em que ela é guardada, o que sugere ainda mais a necessidade de ajustes. Seja uma temperatura baixa ou alta demais, elas provocam a dilatação das peças.

Esse tensor costuma ser ajustado na montagem da guitarra, antes mesmo de parafusar o braço ao corpo. Porém, depois que as cordas são inseridas, é necessário realizar um reajuste, pois, quanto maior o calibre delas, maior a tensão exercida no braço.

Como notar que preciso fazer a regulagem?

Primeiro de tudo, é preciso verificar quão curvado está o braço do seu instrumento. Além disso, todas as vezes que se deseja mudar a tensão da corda utilizada, para mais leve ou mais pesada, o indicado é também conferir o tensor.

Outra questão interessante é que o próprio guitarrista pode perceber a necessidade do ajuste ao tocar e analisar os sons da sua guitarra. Existem alguns sinais que mostram que está na hora de realizar uma regulagem.

Um deles é quando as cordas estão mais altas do que o normal. Outro é o trastejo, quando se aperta uma das casas e as cordas encostam em outros trastes, causando um ruído fora do comum. Ou ainda quando uma casa produz o som de outra, apertando completamente outro traste.

O ideal é sempre checar com um profissional a necessidade ou não do ajuste, por isso, essa regulagem deve ser feita por um luthier. Tentar realiza-la sozinha sem nenhuma prática pode danificar o instrumento. Além disso, escolher a pessoa adequada para cuidar da sua guitarra é um investimento para a durabilidade dela.

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Aprenda a identificar quando é hora de regular o tensor da guitarra

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo