Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais

Tempo de leitura: 3 Minutos

musica em lojas e departamentos comerciais - Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais

Todos já entendemos que o visual de uma loja é importantíssimo para as vendas. Mas pode acreditar: alguns cuidados com os fatores sonoros da sua loja pode mudar muita coisa. Neste artigo daremos dicas para você musicalizar seu ambiente.

Oferecer produtos de qualidade e bom preço. Fazer planejamento estratégico. Investir em publicidade. Tudo isso está na essência do sucesso comercial, mas as medidas terão efeito bastante reduzido caso dois cuidados sejam negligenciados: o visual e o sonoro, da loja. O ditado “a primeira impressão é a que fica” é praticamente regra, sem exceções, quando o assunto é ambiente externo e interno da empresa do comércio. E é fácil descobrir por que: o cliente está cada vez mais exigente. Além do desejo de ser bem atendido, o consumidor quer estar em um lugar em que se sinta à vontade.

Vamos deixar uma dica bem clara aqui: “Tudo, absolutamente tudo, o que está dentro do seu estabelecimento influencia na atitude dos clientes, no humor dos vendedores e atendentes e consequentemente nas atividades comerciais”. Acredite, até o cheiro. Recentemente as grandes lojas de varejo têm investido no cheiro como identidade da marca.

Muita gente ainda não acredita no poder que a música tem. Inclusive alguns Lojistas, donos e gerentes de lojas tomam todos os cuidados com a aplicação das cores, comunicação visual, produtos em exposição, áreas de destaque na loja e muitos outros, e esquecem da qualidade sonora de sua Loja. Mas pense, uma boa música pode se tornar a identidade e o diferencial da sua loja. Vamos as dicas.

Música Ambiente em sua Loja

O primeiro passo para conseguir um efeito sonoro de qualidade é identificar o perfil do público alvo da empresa, levantando dados como poder aquisitivo e idade dos clientes. Também é importante levar em conta a localização do ponto de venda: área central ou bairro; shopping; galerias; lojas de rua etc. Assim, será possível elaborar uma playlist de músicas de qualidade.

A música deve estar de acordo com o posicionamento que sua loja quer e com a imagem que você deseja passar ao seu consumidor. Imagine: você entrando em uma loja de Jóias, conceituada no mercado, e lá estiver tocando Calipso. Não é a música em si, mas sim o ambiente. Músicas mais populares como Axé e Sertanejo são mais indicadas para uma loja de perfil popular.

musica loja compra comercio - Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais

Mas como fazer uso da música para melhorar as vendas?

Normalmente as grandes redes de mercado fazem muito bom uso da música. Abaixo eu escrevo como o WallMart trabalha com a música.

Um rock ou uma música mais rápida, são utilizados para acelerar o cliente no ponto de venda. Uma musica acelerada vai propiciar que seus clientes andem mais rápido por sua loja. Este efeito normalmente é utilizado em horários de pico da loja, quando o excesso de clientes começa a prejudicar a segurança e a qualidade do atendimento.

Músicas mais calmas e lentas, são utilizadas para reter seu cliente no ponto de venda. Uma música mais lenta fará com que seu cliente fique mais tempo em sua loja, passe mais tempo à vontade, e por consequência, compre mais. É o tipo de musica mais utilizado pelos lojistas.

Uma musica eletrônica ou de caráter jovem, são utilizadas principalmente por lojas de vestuário, e a escolha do tipo bandas ou artistas tem a ver com o perfil das roupas vendidas, por exemplo, uma loja de surf poderá colocar uma trilha de reggae. Já numa loja de perfil fashion, a trilha certamente sera composta por musicas eletrônicas ou que passem um perfil de modernidade e ultima tendência à loja.

Enfim, na verdade todo este artigo é para dar uma sugestão simples para você lojista e comerciário: “Faça a experiência de colocar música no seu estabelecimento, e depois nos conte o que mudou nos seus clientes e dentro do seu caixa”.

E se você tem uma loja, ou qualquer outro ambiente comercial, Confira as dicas da Mundomax sobre como sonorizar seu ambiente, Clique Aqui!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

3 comentários sobre “Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais

  1. Parabéns Thiago, pelo excelente material disponibilizado aqui no Blog.
    A minha decisão de compra só foi possível devido à disponibilidade deste material aqui no Blog e posteriormente o atendimento no chat da loja.
    Excelente atendimento, parabéns pelo trabalho.

    Abs
    Daniel

  2. quero montar um som no comercio da minha cidade vou ultilizar a distancia de um kilometro tem algum esquema para isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo