Quais são os Tipos de Microfones?

Bem, nós já desgastamos o assunto “microfone” aqui no blog. Porém, um leitor nosso percebeu que não havia nenhum artigo apresentando os tipos de microfones. E verificando o histórico longo de artigos do blog, percebi que realmente não tínhamos.

Então hoje teremos um artigo simples, apenas para destacarmos os principais modelos e tipos de microfones que podemos encontrar na prateleiras das lojas, ou no segmento “Microfones” da nossa loja.

Você sabia que…

O microfone, como nós conhecemos, foi inventado como uma derivação do bocal de telefone, e foi um marco no nascimento do rádio e na história da comunicação. A melhor definição do microfone, em termos menos técnicos, é esta: trata-se de um equipamento que converte sons em sinais elétricos.

Agora sim: Tipos de microfone

Os microfones podem ser divididos em tipos de formato e direcionalidade. Conheça suas características:

Microfone de mão ou pedestal: é o mais usado por cantores, jornalistas e em eventos, como discursos e palestras.

ShotGun: é especialmente feito para captar sons à distância. Muito usado em cinema, em situações onde o microfone não pode ficar à vista.

Lapela: usado em gravações para a TV, garantindo que a voz da pessoa seja captada com mais constância que o de mão. O nome já diz tudo: ele costuma ser preso à roupa, no torso do entrevistado.

Contato: capta os sons diretamente da fonte sonora.

Microfone sem fio: funciona enviando o som como sinal elétrico para um transmissor que o envia para uma base onde será transformado novamente em um sinal de áudio.

Direcionalidade:

Omnidirecionais – captam os sons de todas as direções.

Direcionais – captam o som vindo de uma direção.

Bidirecionais – captam sons de direções opostas.

Cardióides – captam melhor os sons frontais

Hipercardióides – Captam com precisão os sons que vêm da frente, destacando-os mais que os que vem de trás.

Escolher um microfone não é uma tarefa difícil – a maioria dos microfones para PC ou equipamentos de áudio voltados para o uso amador não possuem muitas diferenças entre si. Se você procura um equipamento profissional, a escolha fica mais complexa, pois é necessário pensar no uso que será feito antes de escolher o formato e a direcionalidade.

Para o uso em aparelhos de DVD e Videokê, preste atenção no plug: o cabo deve ser compatível com a saída do seu equipamento. Prefira os aparelhos que já vêm com microfone próprio ou procure acessórios da mesma marca. A chance de compatibilidade e bom funcionamento é muito maior.

Bem, hoje ficamos por aqui. Não esqueça de acessar a Mundomax, no setor de Microfones, Confira: http://www.mundomax.com.br/microfones_/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Quais são os Tipos de Microfones?