Quais são os Tipos de Microfones?

Quais são os Tipos de Microfones?
Tempo de leitura: 3 Minutos

microfones 242x300 - Quais são os Tipos de Microfones?

Max aqui, novamente! Anteriormente eu apresentei para vocês os diferentes modelos de microfone. Porém, um querido leitor percebeu que não havia nenhum artigo falando sobre os diferentes tipos de microfones! Então vamos lá falar sobre os tipos de microfones:

Você sabia que…

O microfone, como nós conhecemos, foi inventado como uma derivação do bocal de telefone, e foi um marco no nascimento do rádio e na história da comunicação. A melhor definição do microfone, em termos menos técnicos, é esta: trata-se de um equipamento que converte sons em sinais elétricos.

Agora sim: Tipos de microfone

Os microfones podem ser divididos em tipos de formato e direcionalidade. Conheça suas características:

Microfone de mão ou pedestal: é o mais usado por cantores, jornalistas e em eventos, como discursos e palestras.

ShotGun: é especialmente feito para captar sons à distância. Muito usado em cinema, em situações onde o microfone não pode ficar à vista.

Lapela: usado em gravações para TV, garantindo que a voz da pessoa captada com mais mais constância que o de mão. O nome já diz tudo: ele costuma ser preso à roupa. No torso do entrevistado.

Contato: capta os sons diretamente da fonte sonora.

Microfone sem fio: funciona enviando o som como sinal elétrico para um transmissor que o envia para uma base onde será transformado novamente em um sinal de áudio.

microfone 300x177 - Quais são os Tipos de Microfones?

Direcionalidade:

Omnidirecionais: captam os sons de todas as direções;

Direcionais: captam o som vindo de uma direção;

Bidirecionais: captam sons de direções opostas;

Cardióides: captam melhor os sons frontais;

Hipercardióides: captam com precisão os sons que vêm da frente, destacando-os mais que os que vem de trás.

Escolher um microfone não é uma tarefa fácil – a maioria dos microfones para PC ou equipamentos de áudio voltados para o uso amador não possuem muitas diferenças entre si.

Se procura um equipamento profissional, a escolha fica mais complexa, pois é necessário pensar no uso que será feito antes de escolher o formato e a direcionalidade.

Para o uso em aparelhos de DVD e Videokê, preste atenção no plug: o cabo deve ser compatível com a saída do seu equipamento. Prefira os aparelhos que já vêm com microfone próprio ou procure acessórios da mesma marca. A chance de compatibilidade e bom funcionamento é muito maior.

Por hoje é isso! Não se esqueça de continuar me acompanhando e acessar minha loja Mundomax, no setor de microfones, confira Mundomax microfones

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo