Dicas para cadeia de sinal em pedalboard

A ordem dos pedais é um fator essencial para atingir o objetivo que se espera do som.

No mundo musical, quase nada é regra. Mas, existem algumas dicas e orientações que podem qualificar seu som. Uma delas é a cadeia de sinal em pedalboard, ou seja, como você pode organizar a ordem de pedais e pedaleiras para obter uma sequência mais lógica.

Porém, o ideal é experimentar diferentes ordens e usar aquela que mais te agradar. De qualquer maneira, vamos entender porque existe uma ordem mais indicada.

Pedais em pedalboard

Categorias de pedais de guitarra

Antes de saber em qual posição colocar cada pedal, é importante saber em qual categoria cada pedal se encaixa. São elas:

  • Afinador
  • Filtros: Wah-wah e envelope filter (varredura de equalização)
  • Distorção: Overdrive, distortion e fuzz (clipagem de onda)
  • Boost
  • Modulações: Chorus, phaser, flanger, entre outros (dão movimento ao som)
  • Ambiências: Delay e reverb (efeitos de eco)

Esta mesma ordem listada é a que pode ser seguida para a organização da cadeia de sinal. Para saber se esta sequência serve para você, entenda a função e a proposta de cada uma.

Afinador

Como o próprio nome já diz, serve como afinador do instrumento e, por esse motivo, o indicado é usá-lo na 1ª posição da cadeia de sinal. O objetivo é para que não haja nenhuma interferência na captura das notas.

Filtros antes de distorções

Os filtros, como o pedal de wah-wah, são colocados, geralmente, antes de distorções, pois a distorção deixa os harmônicos do som da guitarra mais proeminentes e a varredura de frequências passa a trabalhar com esses harmônicos. Ou seja, tem-se uma varredura também mais proeminente e menos definida.

Porém, o efeito que costuma se buscar com um pedal de wah-wah é exatamente ao contrário, um som mais suave e definido. Sendo assim, sendo utilizado antes, este efeito esperado será possível.

Se preferir colocar este pedal depois da distorção, o resultado será de timbres bastante interessantes e considerados espaciais.

Boost

Entre os principais efeitos buscados com este pedal está o de aumentar o volume, principalmente para a realização de solos. A partir disso, identifica-se que coloca-lo após as distorções é uma boa posição.

Caso a ideia seja compensar uma perda de sinal ocasionada por um cabo longo, por exemplo, uma recomendação interessante é inseri-lo logo no início da cadeia.

Modulação Pedal de modulação

Pedais de modulação geralmente servem pra dar movimento ao som da guitarra. O chorus, por exemplo, duplica o sinal da guitarra e fica movimentando a afinação dessa dobra, proporcionado profundidade e movimento.

Os pedais de modulação seguem um princípio parecido com os filtros, antes da distorção ficam mais sutis e depois das distorções ficam mais proeminentes.

As duas posições permitem sonoridades muito boas e que podem ser encontradas em vários guitarristas considerados ícones.

Esse é um dos motivos que torna difícil decidir qual a ordem mais comum para este tipo de efeito. Além do mais, existem pedais de modulação muito diferentes e cada um agrada cada pessoa em um determinado lugar na cadeia de sinal.

Ambiência

Pedais de ambiência são os delays e os reverbs, que geralmente estão por último na cadeia de sinal. Estes efeitos tentam imitar um fenômeno acústico que acontece quando um som é rebatido em alguma superfície e se ouve o mesmo som mais de uma vez.

Por exemplo, quando o som sai de um alto falante não é mais possível modificá-lo com efeitos. Por isso, os pedais de ambiência geralmente ficam por último, para que nenhum efeito seja adicionado em cima deles.

Liberdade musical

Ainda que exista esta ordem básica e comum para montar sua cadeia de sinal em pedalboard, a decisão varia – e muito – de acordo com os resultados esperados no som. Teste, troque, experimente e, então, decida qual a ordem usar na sua.

Acesse aqui e confira nossa variedade de pedais para compor seu pedalboard.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Dicas para cadeia de sinal em pedalboard