O cabo do seu instrumento é de qualidade?

O cabo do seu instrumento é de qualidade?
Tempo de leitura: 4 Minutos

Qual a relevância que a qualidade de um cabo pode ter para o seu som.

Talvez você nunca tenha se feito essa pergunta ou talvez tenha feito e não dado muita importância. Mas, a verdade é que musicistas que ignoram a qualidade do cabo do instrumento abrem mão de muitos fatores para ter um bom som.

E sabe por quê? A qualidade sonora emitida pelo instrumento recebe influência de uma variedade de coisas (como vimos no caso da madeira do violão, por exemplo), inclusive do cabo usado.

Mas afinal, qual a importância do cabo?

Pode parecer um assunto técnico e complicado, mas não é difícil escolher por um bom cabo. Se você usar cabos mal fabricados, eles podem interferir diretamente no timbre do instrumento, gerando um som mais poluído.

Dessa forma, a escolha de um produto de qualidade vai colaborar para que você consiga trazer mais qualidade sonora ao tocar. Ou seja, você terá sons com menos ruídos e um timbre mais definido.

Como identificar se um cabo é realmente bom?

Ao tocar o instrumento, já é possível perceber o bom funcionamento ou não do cabo a partir do som emitido. Mesmo sem um conhecimento musical aprofundado, há uma nítida diferença na qualidade sonora de cabos bons e ruins.

Porém, existem alguns fatores específicos que estão relacionadas à qualidade dos cabos. Além disso, certos cuidados também são importantes para que você mantenha seu cabo como um bom elemento para o seu instrumento.

Poucos ruídos

Parece um pouco óbvio, mas é preciso saber que, quanto menos ruído, melhor o cabo. Esse fator se dá quando o produto é capaz de limitar interferências elétricas, com o uso de proteções de cobre, de plástico ou de outros materiais.

Conectores

O conector também é uma questão importante para a qualidade do cabo. Por isso, tenha atenção ao escolher os diferentes tipos de banho. Os banhados a ouro costumam ser os preferidos da galera. Eles garantem uma qualidade sonora bem superior por conta da tecnologia utilizada, gerando alta resistência.

Ainda que o cabo seja de qualidade, se alguns requisitos como o material do plug não foram considerados, o som pode continuar tendo influências negativas.

 

Cabo 300x200 - O cabo do seu instrumento é de qualidade?

Tamanho

O ideal é optar por cabos que tenham o tamanho adequado para o espaço que você pretende usar. Além de colaborar com a qualidade do som, o comprimento dele ajuda a manter o ambiente mais organizado. Mas pense em uma distância que seja suficientemente confortável.

Sem microfonia

Mexe aqui, mexe ali, e você não ouve nenhum barulho vindo do seu cabo? Então, ele está aprovado. Um bom cabo não gera microfonias. Quando você tem cabos ruins, além do incômodo desses ruídos, fica mais complicado tocar em um volume alto, pois, eles acabam gerando essas microfonias.

Cabo 3 300x200 - O cabo do seu instrumento é de qualidade?

Guardar com cuidado

Apesar da qualidade de fabricação dos cabos, a maneira como você cuida dele também interfere na sua atuação. Enrolar tudo de qualquer jeito na hora de guardar pode ser um péssimo hábito e que vai prejudicar a vida útil do seu produto.

Antes de guardar, deixe-os retos e enrole com bastante atenção e cuidado. Você também pode separá-los de acordo com os tamanhos que cada cabo tem. É uma boa forma de agilizar e facilitar sua organização antes e depois de tocar.

OBS: Lembre-se, também, de mantê-los sempre limpos.

Custo-benefício

Por último, não se esqueça de que a durabilidade dos bons cabos é sempre maior. O fator revestimento pode interferir bastante nisso. Os mais comuns são os de tecido ou de borracha. Apesar de produzidos com materiais diferentes, eles possuem atuações muito similares e são indicados para ajudar a manter o cabo funcionando.

Então, mesmo que você pague um pouco mais por um produto melhor, você poderá usá-lo por mais tempo. E, claro, com timbre e qualidade sonora superiores.

 

Clique aqui e confira algumas opções de cabo que você pode escolher para não perder a qualidade sonora do seu instrumento.

Loja Mundomax

wp user thumbnail - O cabo do seu instrumento é de qualidade?

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo