A história dos Controles de Video Game

Tempo de leitura: 2 Minutos

No princípio era o Atari 2600, mas em 1985 surgiu o Nintendo Entertainment System, e foi uma revolução, a “molecada” não queria saber de outra coisa, até surgirem os SEGAS Master System e Mega Drive com Alex Kidd, Golden Axe e Tartarugas Ninjas, mas eis que a Nintendo lança Mario Bros e reproduz o sucesso dos Fliperamas, Street FighterII…

Bem, a história acima e sua continuação todos já conhecemos. Mas o que todo mundo esquece na hora de contar a história dos games é dos indispensáveis controles. Hoje a Mundomax vai dedicar este artigo a história destes controles, joypads, joysticks e afins.

Ralph Baer em 1949 foi contratado para projetar a melhor televisão do mundo, a primeira coisa que Ralph pensou foi em uma TV interativa com jogos, mas a idéia não vingou na época. Mas em 1972, Ralph Baer teve a idéia em projetar um jogo que fosse conectado a TV, surge dai, o primeiro jogo o Pong e o primeiro Controle de Videogame. Mais tarde o projeto foi vendido para Magnavox que desenvolveu o Odyssey, o primeiro Videogame de Controle conectado à TV. E aí que tudo começa:

Abaixo está o primeiro controle joypad para vídeo game, o do Magnavox Odyssey:

ODyssey 11 - A história dos Controles de Video Game

Porém Primeiro Video Game fabricado no Brasil foi o Telejogo, confira o vídeo abaixo:

Logo após veio o simples vídeo game Tandy com este joystick aí:

Tandy Color1 Joystick 11 - A história dos Controles de Video Game

E finalmente o nosso querido e memorável Atari 2600:

controle atari - A história dos Controles de Video Game

A partir do Atari a Mundomax disponibilizou para você uma imagem da árvore genealógica dos controles, clique nela para expandir-la e veja se você reconhece algum dos controles exibidos:

Arvore - A história dos Controles de Video Game

Hoje temos os mais diversos controles, principalmente para computador, entre os mais populares então os controles para playstation. Mas o que realmente está fazendo a diferença são os controles diferenciados como volantes, guitarras, raquetes de tênis, tacos, varas de pescar e até bolas.

A Mundomax promete para logo um artigo exclusivo sobre os diferentes controles que estão chegando no mercado. Enquanto o post não chega confira os diversos modelos de controles do site da Mundomax.

Continuação des te Post.

Loja Mundomax

Um comentário em “A história dos Controles de Video Game

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo