Como aumentar a durabilidade da bateria do meu Notebook?

bateria notebook fraca

Conheça alguns cuidados com as baterias do seu notebook para uma melhor durabilidade.

 Você pode até me dizer que não, que você definitivamente não acredita, mas o fato é que algumas ações bem simples podem aumentar, e muito, a vida útil da bateria do seu notebook.

Portabilidade

A portabilidade aqui não tem nada a ver com a troca de operadora de celular, estamos falando de equipamentos portáteis, mas precisamente os Notebooks. Veja você mesmo, nos canais de oferta, na sessão de eletrônicos e informática dos grandes mercados… muita coisa gira hoje em torno da Portabilidade e Conectividade pelos mais recentes equipamentos tecnológicos fazem com que, progressivamente, as boas e velhas tomadas sejam substituídas por baterias. E detalhe, tudo deve ser pequeno, caber no bolso ou na mochila, e ser levado para todo o lugar.

Notebooks, celulares e câmeras fotográficas, são exemplos práticos de equipamentos com baterias. Baterias que devem ser bem conservadas para que a vida útil do aparelho seja maior. E isso exige uma série de cuidados especiais. Vamos a eles.

Tiro ou não tiro a bateria do notebook?

Isso é para quando estivermos com o notebook na tomada. Mas e aí, tiro ou não tiro? Por favor, tire sim.

Este é um procedimento totalmente recomendável, apesar da diferença na prática não ser assim tão expressiva. Mas convenhamos, uma bateria carregada na gaveta pode ser bem mais útil quando você precisar do notebook em uma viagem de trabalho, por exemplo. E detalhe importante, quanto mais células a bateria do seu notebook possuir, mais autonomia ele terá.

notebook

Devo usar dispositivos USB e assistir filmes no notebook, quando ele estiver fora da tomada?

Se quiser aumentar a durabilidade da bateria, definitivamente não. Periféricos USB e Leitores de DVD gastam mais energia, reduzindo a autonomia do seu notebook. O truque é assistir vídeos em sites de compartilhamento, baixar pela internet ou já deixar copiado o filme no próprio notebook, ao invés de usar o DVD Player. E é uma pena, mas até o seu modem 3G está nesta lista negra inimiga das baterias de Notebook – procure saber se o local em que você está possui conexão wireless e deixe para usar o 3G quando estiver em trânsito ou área sem conexão.

Para prolongar o uso da bateria fora de casa, use as configurações de energia no modo econômico e evite reiniciar a máquina muitas vezes, pois isso gasta mais a bateria. Por fim, saiba que o sistema Windows Vista e Seven gastam mais energia que o XP, devido aos recursos presentes nesta versão. Tente desabilitar o máximo de recursos gráficos para que a bateria dure mais.

Devo guardar a bateria do meu notebook carregada ou descarregada?

A bateria do notebook tende a perder carga enquanto guardada, e se isso acontecer quando ela está totalmente vazia, a capacidade de recarga pode ser prejudicada. Sempre que retirar a bateria para usar o notebook diretamente na tomada, deixe-a carregada em, pelo menos, 50%. O ideal então é deixar a bateria totalmente recarregada antes de guardar.

A pergunta clássica: A bateria deve ser usada até o fim antes de ser recarregada?

Não. Lógico que não. A tecnologia mais atual de baterias – íon de lítio – utilizadas em gadgets e afins permite a recarga mesmo sem o fechamento do ciclo. O famoso “efeito memória”, temido pelos fãs de tecnologia, virou lenda. Pode ligar o recarregador na tomada sem susto – desde que a bateria seja este material. Aliás, já falamos sobre isso aqui, leia: Baterias Recarregáveis: Os modelos e suas diferenças.

O “efeito memória”, que encurtava a vida das baterias e equipamentos dos usuários menos cuidadosos, se dava com as baterías de níquel, encontradas hoje somente em equipamentos mais antigos.

bateria de notebook

Devo esperar a recarga completa do meu celular ou Notebook antes de desconectar o carregador?

De novo: Não. Assim como na primeira pergunta, as atuais baterias de íon de lítio podem ser carregadas até certo ponto, antes de completar 100%. Entretanto, a capacidade diminui com o tempo, e é natural que em algum momento você tenha que trocá-la.

Carregadores originais de equipamentos atuais param de enviar energia para a bateria quando chega a 100%, aumentando a vida útil do equipamento. Por isso, é importante usar o carregador original – os produtos genéricos podem não ter este tipo de trava.

Devo fugir de carregadores piratas genéricos, comprados no mercado popular?

Você não sabe a origem deste produto, que pode não ter passado pelo rígido controle de qualidade que o fabricante de seu equipamento utiliza. Logo, curto-circuito e queima de equipamentos podem acontecer, sem mencionar outros acidentes que podem causar grande prejuízo para você. E, no final, não poderá reclamar com ninguém.

Outras dicas

Armazene seu Notebook sempre em locais frescos e à sombra, longe da umidade. O calor do Sol pode estragar a bateria da mesma forma, portanto, tome cuidado ao levar seu notebook para a praia. E para evitar o desgaste da maresia, pastas e mochilas específicas para notebook.

E seja consciente. Baterias de produtos eletrônicos são perigosas para o meio ambiente, contaminando rios, vegetação e matando animais. O descarte deve ser feito em locais apropriados. Procure saber os locais de descarte de baterias na sua cidade. A natureza agradece!

Use sua bateria com inteligência.

Um comentário em “Como aumentar a durabilidade da bateria do meu Notebook?

  • 3/janeiro/2018 em 17:24
    Permalink

    Boas dicas, realmente esses detalhes que a gente no dia a dia deixa passar sem perceber, mas no final das contas faz uma diferença na vida útil da nossa bateria.
    A bateria que dura mais faz uma grande diferença, porque não tem coisa pior que ficar recarregado direto o notebook, como tinha um amigo meu com note meio antigo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Como aumentar a durabilidade da bateria do meu Notebook?