Como comprar a Antena Wireless certa

Tempo de leitura: 3 Minutos

Antena Wireless - Como comprar a Antena Wireless certa

Uma coisa é certa, o sucesso ou o fracasso do seu projeto wireless depende fundamentalmente da Antena. Tudo começa com a escolha da Antena certa. São vários os cuidados que devem ser tomados na hora de comprar sua antena wireless. E para quem não entende absolutamente nada do assunto, mas sente no coração a vontade de montar um projeto caseiro de Wireless. Aí vão algumas dicas simples que a Mundomax deixa para você:

 

Considerações importantes acerca da Escolha da sua Antena Wireless:

Distância: Pegue a trena e meça a distância. A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior que a aplicação necessária. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação.

Largura da onda: Expressada em graus. A largura da onda denota o alcance de um sinal. Normalmente, quanto mais larga for a onda, mais curta será a área de cobertura. Por outro lado, as ondas mais largas compensam os fatores ambientais, como o vento, que afetam adversamente a performance da antena.

Ganho: Expressado em dbi. É o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Na prática, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito maior. Para evitar esses problemas, alguns fatores como vento e prédios existentes no trajeto do sinal devem ser considerados no projeto da rede wireless.

 

A antena wireless

Bom, basicamente, existem dois tipos de antenas para aplicações wireless: omnidirecional e direcional.

 

Omnidirecional

Dentro de Omnidirecional existem dois tipos de antenas para aplicações wireless:

Ominidirecional: As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em áreas amplas ou em aplicações multiponto. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor.

Direcional: As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distâncias ele alcançará. Normalmente, este tipo de antena é utilizado em estações remotas para fazer a comunicação entre estas estações com uma ou mais estações base.

Antena Omnidirecional - Como comprar a Antena Wireless certa

 

Parabólica

As antenas parabólicas canalizam o sinal em forma de cone, sendo indicadas para aplicações de longa distância. A antena semi parabólica, uma variação da parabólica, emite o sinal de forma elíptica. Os modelos grid (grelha) são menos susceptíveis a ação dos ventos em razão dos mesmos passarem através da estrutura em forma de gaiola, seu sinal pode chegar de 40 a 50 Km em condições eletricamente visuais.

antena aquario parabólica - Como comprar a Antena Wireless certa

 

Setorial

As antenas setoriais têm formato amplo e plano, e são, normalmente montadas em paredes podendo ser interna ou externa. São mais recomendadas para links entre prédios com distâncias de até 8 km. Algumas podem operar até 3 Km. dependendo do ganho especifico no projeto.

Antena Wireless setorial - Como comprar a Antena Wireless certa

 

Yagi

São antenas rígidas usadas externamente em ambientes de condições hostis. Foram projetadas para resistir a formação de gelo, chuva pesada, neve e ventos fortes. Os sinais podem chegar a 30 Km, em condições eletricamente visual.

antena yagi usb wireless - Como comprar a Antena Wireless certa

 

A Mundomax espera ter ajudado você na escolha da antena certa para o seu projeto de Rede Wireless. O convidamos agora para acessar nossa loja conferir os mais variados modelos de antenas e nossas promoções. Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como comprar a Antena Wireless certa

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

6 comentários sobre “Como comprar a Antena Wireless certa

    1. Olá Marilene, antenas UHF são diferentes, portanto não é indicado para este fim. Aconselhamos procurar uma antena UHF correta. Segue o link com alguns modelos de antena para sua TV sintonizar com canais digitais. Lembrando que para sua TV conseguir captar este sinal é necessário que a mesma possua conversos digital embutido nela. Qualquer dúvida sempre estamos a disposição.

      Att,
      Equipe Mundomax.

  1. Boa noite pessoal vcs estão de parabéns.
    Gente eu não entendo quase nada de informatica,pôr favor me ajudem.
    Na janela do meu apartamento consigo pegar sinal aberto da oi,o wifi fon,pergunto: Se eu colocar a antena certa consigo sinal mais forte ? Ou preciso um roteador tambem para o sinal chegat ao smartphone ?Ou só um repetidor basta?
    A distancia da base são 500 metros sem nenhum obstaculo,sem casas pu predios.Ainda não tenho condições de pagar banda larga,mas preciso muitk de internet.Alguem pode ajudar-me a ter um sinal melhor?Só tenho um ou dois traços de sinal.Dêsde já agradecida.
    Lindinalva dos Santos.

    1. Olá Lindinalva, o ideal para senhora seria deixar o modem com chip próximo de onde possui sinal da sua operadora e trazer o roteador no local mais central de sua casa, pois o roteador transmite o sinal de forma circular e quanto mais centralizado o roteador estiver, maior o raio que ele irá cobrir. Caso o modem da senhora seja roteador também (ou seja, ele compartilha o sinal de seu WiFi para os outros dispositvos), você pode ver onde o sinal do WiFi é mais fraco e potencializa-lo com um repetidor de sinal. Caso nossa explicação tenha ficado um pouco confusa, fique a vontade para entrar em contato conosco através do telefone ou nos mandar um WhatsApp que retornamos o contato para podermos ajudá-la da melhor forma possível.

      Att,

      Equipe Mundomax

  2. Gostei muito, me esclarecerão algumas duvidas, mas ainda tenho muitas duvidas sobre antenas wireless, uma delas é, qual a melhor antena wireless com capacidade de mais de 30 ou 40Km, e qual é a melhor frequencia que eu posso usar 2.8 ou 5.8.

    Se alguem poder me responder, fico eternamente grato.

    idenir.ferreira@gmail.com

    só mandar a resposta pro meu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo