Como preservar a qualidade do instrumento

Como preservar a qualidade do instrumento
Tempo de leitura: 3 Minutos

Dicas para garantir uma limpeza adequada em violões e guitarras

Para quem trabalha com música, ter o instrumento pronto para uso é essencial tanto nos ensaios quanto nas apresentações ou shows durante a semana em que a agenda está cheia. Trocar as cordas regularmente e levar ao luthier são alguns exemplos de cuidados que todos devem ter, seja iniciante ou profissional.

Mas apenas isso basta?

musico jovem asiatico com violao 1150 12394 - Como preservar a qualidade do instrumento

O recomendado para que um instrumento de cordas tenha sempre o melhor som é que seja devidamente regulado pelo luthier. No entanto, é possível também realizar procedimentos em casa para que fique adequadamente limpo, pois a sujeira muitas vezes pode prejudicar ou comprometer a sonoridade, tanto na parte acústica quanto na elétrica. Além do mais, garante a beleza e brilho por mais tempo.

Quais cuidados devemos tomar?

CORDAS

É sempre importante manter o encordoamento instalado limpo e livre de corrosão. Conforme se vai tocando, as mãos produzem suor, que fica impregnado nas cordas e no braço do instrumento. Sempre passe um pano seco (flanela) corda a corda após tocar, para remover a maior parte dos resíduos. Você também pode realizar uma limpeza adicional com o limpador de cordas Speed Slick da Fender.  

TRASTES

A limpeza de trastes é essencial para manter o braço livre de resquícios, além de preservar o brilho do instrumento. É recomendado fazê-la todas as vezes que necessitar substituir o encordoamento, antes de instalar o novo. Após retirar as cordas, passe uma palha de aço na parte de cima e laterais do traste, aplicando certa força para remover toda a sujeira visível e também as mais difíceis nos cantos. Recomenda-se colocar um pano por cima dos captadores, para evitar que ocorra magnetização, o que pode prejudicar o instrumento.  

Feito isso, você pode aplicar algum tipo de produto que manterá o braço hidratado e limpo por mais tempo, como o óleo de limão ou linhaça. Algumas gotas já garantem a revitalização do braço da guitarra ou violão.

57 a7ad1e97 e211 47b2 8e02 44ca3cbac824 1024x1024 1024x682 - Como preservar a qualidade do instrumento

CORPO

É muito comum que fiquem marcas de dedo ou manchas de utilização no corpo do violão e guitarra, principalmente em modelos que possuem acabamento envernizado brilhante e cores mais escuras, como preto, por exemplo. Para removê-las, um pano seco ou flanela são adequados para o trabalho.  

Há também produtos específicos, como o polidor Guitar Polish Custom Shop da Fender. Compatíveis com todos os tipos de acabamento, amenizam as marcas de dedos e leves riscos, deixando uma leve camada protetora e proporcionando rico ganho de brilho.

Lembre-se: para uma manutenção completa e limpeza adequada, sempre busque um profissional especializado. Um luthier de confiança, além de garantir que seu instrumento fique com a melhor qualidade possível, certamente fará também com que a beleza de seu violão ou guitarra fique em destaque após as devidas regulagens. Além do mais, cuidado e zelo são essenciais, não é mesmo?

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como preservar a qualidade do instrumento

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

2 comentários sobre “Como preservar a qualidade do instrumento

  1. Nossa! Que interessante! Não sabia que existe Polidor de Instrumentos, sempre toquei Violão ou Guitarra e jamais passou pela cabeça sobre conservação de instrumentos, parabéns pelas sacadas, me ajudaram muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo