Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Conheça um pouco sobre os shapes mais conhecidos no mundo todo!

A primeira guitarra elétrica foi criada nos Estados Unidos em meados de 1930 por um músico chamado George Beauchamp e o engenheiro eletricista Adolph Rickenbacker. Desde então, o instrumento tem feito história por ser presente em quase todos os estilos musicais desenvolvidos até hoje.

Com vários modelos e variações disponíveis no mercado, existe uma linha muito tênue entre beleza e timbre, que são caracterizados de acordo com o formato do instrumento e a captação pré-instalada (ou modificada, de acordo com a experiência do músico). Sendo assim, preparamos algumas dicas de modelos mais conhecidos para você escolher a guitarra que melhor combina com seu estilo!

STRATOCASTER


Modelo Guitarra Strato American Deluxe FENDER

Popularmente conhecida por “strato”, é a mais conhecida por guitarristas iniciantes e profissionais, pois atende ambos em questão de valor e qualidade. A Fender Stratocaster foi e ainda é um modelo consagrado por guitarristas icônicos, como Jimi Hendrix, Eric Johnson, Stevie Ray , Eric Clapton, fazendo sucesso também com artistas contemporâneos como John Mayer.

Guitarra Statocaster John Mayer – By Fender

LES PAUL


Modelo Guitarra Les Paul LPS-230 STRINBERG

O guitarrista Lester William Polsfuss levou o nome artístico Les Paul para o desenvolvimento de suas guitarras, que ficaram caracterizadas em gêneros como Jazz, Country, Blues e Rock and Roll, também utilizados por ele em seus discos.

Lester William Polsfuss –
“O Grande Les Paul”

Com o passar do tempo, a Gibson inovou na fabricação dessas guitarras e hoje, mais de 50 anos após sua criação, é um dos modelos mais buscados por todos os tipos de músicos. Alguns dos guitarristas mais conhecidos por utilizar a Les Paul são Slash, Zakk Wylde, Jimmy Page e Randy Rhoads.

Slash e sua grande companheira Les Paul

SUPER-STRATO


Guitarra RG250M-YE IBANEZ

Eddie Van Halen revolucionou o mercado musical ao desenvolver essa guitarra com sua banda nos anos 70. Também chamada de “super-strato”, é uma “modificação brutal” do modelo Stratocaster padrão, muitas vezes caracterizada por apresentar captadores humbucker para um timbre mais pesado (comum em estilos como metal e hard rock), microafinação (floyd-rose), 24 ou mais trastes para maior amplitude sonora e outros aspectos que, consequentemente, fazem dela um modelo mais voltado para guitarristas que gostam de inovar e explorar suas músicas, criando frases e solos com mais brilho e variedade de timbres alcançados com a ponte floyd-rose e, muitas vezes também, notas harmônicas com maior sustain. Além de Eddie, a super-strat é usada com maestria por Joe Satriani, Steve Vai e Paul Gilbert.

Steve Vai Com Sua Super-Strato Ibanez

Há também, outros modelos utilizados por guitarristas famosos e falaremos deles numa próxima oportunidade…
Afinal, não importa o seu estilo, aqui na Mundomax com certeza existe uma guitarra perfeita para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos