Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!

Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!
Tempo de leitura: 3 Minutos

Como várias experiências e momentos de nossas vidas, a música também causa sensações em nós. Ela nos acalma, nos faz meditar, nos emociona, ou até mesmo nos da ânimo e força de vontade, depende do momento em que estamos vivendo, seja ele pontual ou durante um período da vida.

beautiful young woman calling on phone 23 2147910912 - Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!

Veja só! Todo teleatendimento, por exemplo, conta com músicas de espera, pois naquele   toque o cliente não nota a passagem do tempo, a ideia é torná-lo mais paciente, mesmo quando o processo é longo, diminuindo as chances de que a pessoa desligue o telefone antes da solução do problema. 

ginastica musica - Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!Da mesma forma, porém com intenções diferentes, nas academias por exemplo, há o som ambiente que sonoriza todo o espaço, geralmente com o intuito de dar ânimo, gerar vontades e incentivar o treino do aluno.

Tal artifício é utilizado também em shoppings e lojas de modo geral, nelas a música causa uma distração no cérebro, uma calmaria que faz com que o consumidor atente-se mais ao prazer em ouvi-la e apreciar os produtos do que focar-se ao relógio e ao passar do tempo.

cheerful man using laptop and listening to music 23 2147800011 - Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!

Contudo, tal artifício pode também ser usado  para realizar uma tarefa importante, por exemplo, no ofício, aliada a ele, a música pode fazer com que a pessoa tenha a impressão de que o tempo passou mais rápido, afinal, o trabalho acaba ocupando mais “processamento” do cérebro.

Tudo isso acontece graças a liberação da dopamina, que causa uma sensação de bem-estar, usada inclusive por médicos, terapeutas e preparadores físicos para tratamentos e trazem ótimos resultados.

0af7066a15b46ecace4051cc8307525c XL - Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!
Créditos: Usina da Cultura

Ainda funcionando como antiestresse, nestes sintomas que muitas vezes não conseguimos descrever, caracterizado por medo, preocupação, frustração, todos decorrentes de motivos diversos, a música é apontada nestas situações, por estudos de neurologia, que, se presente no aprendizado de um instrumento ou canto, contribui para a melhora da capacidade cognitiva, com a ativação de novas vias, colaborando também na atenção. 

Usada ainda na atualidade de maneira colaborativa, a famosa musicoterapia usa a música – som, ritmo, melodia e harmonia – na reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos.

Empregando instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar pessoas, chegamos ao ponto de dispensar apresentações aos atributos da música.

A combinação de ritmo, harmonia e melodia só faz bem. A música anima, refina e afina, facilita o aprendizado e a concentração, promove interações e desenvolve os sentidos durante tarefas.

Ajudando em meios sociais e na sociabilidade de modo geral, a música ainda faz com que você possa reunir uma roda de amigos, família, para através do som, socializarem e sentirem prazer por estarem juntos.

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.”

Arthur Schopenhauer

 

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - Música: experiência e benefícios, cada acorde uma sensação!

Equipe Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo