O que é um Fagote?

O que é um Fagote?
Tempo de leitura: 2 Minutos

Fagote na orquestra Ritmo e Som e1473278974768 - O que é um Fagote?

O que é um Fagote?

Fagote, um instrumento de sopro, pertencente ao grupo das madeiras. Ele possui o sistema de palheta dupla e está presente na orquestra sinfônica, assim como o Oboé.fagot 0 201x300 - O que é um Fagote?

Deriva de um instrumento anteriormente existente: o Baixão, que já apresentava o tubo dobrado em dois, mas era feito numa só peça de madeira. Esta transformação deu-se no Séc. XVII na França.

Inicialmente tinha apenas três chaves, passando para quinze no Séc. XIX.

Com um grande tubo, largo e com sua palheta encaixada em um estreito tubo metálico, ela não está no corpo do instrumento, mas se alonga em curva, externa a ele.

O Fagote no início, possuía mais orifícios do que chaves e era construído por madeira. Atualmente, possui apenas chaves e continua sendo fabricado no mesmo material.

É constituído por dois tubos justapostos ligados na base por uma secção em forma de U, sendo o comprimento total das duas partes de aproximadamente 2,40 m (sem tudel).

O instrumento é segurado numa posição ligeiramente oblíqua, preso por um cordão que passa pelo pescoço e por baixo do braço direito.

Jean-Baptiste Debret, pintor do Séc. XIX, retratou em suas obras, instrumentos de sopro. Entre eles estava também o Fagote, um instrumento curioso, nada pequeno e com características próprias e marcantes assim como seu belo e inconfundível som.

O melhor de tudo, é que ele também está na Mundomax e você o encontra, clicando aqui: https://goo.gl/N5uqDJ

Vamos ouvir juntos e conhecê-lo agora mesmo?

https://www.youtube.com/watch?v=WXwKj_Jvf_s

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - O que é um Fagote?

Equipe Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo