Violão eletroacústico: Tudo o que você precisa saber.

Algumas dicas para você arrasar na escolha! 😉

Todo mundo sabe que o violão eletroacústico é essencial pra quem busca versatilidade no dia-a-dia. Por isso, é importante escolher um instrumento de qualidade e que será útil por um tempo, não é mesmo?

Mas, com tantas opções, como saber qual deles vou precisar?

Uma dica importante a todos os músicos iniciantes/estudantes é, antes de comprar o primeiro violão barato que aparecer pela frente, é importante analisar o instrumento em si, as especificações técnicas (madeira, acabamento, captador, marca) e, também, a aparência, para confirmar que o violão é novo e não possui defeitos ou fissuras estéticas, o que pode comprometer a utilização. O comércio de produtos novos, com garantia e nota fiscal é uma das vantagens do e-commerce.

Pensando nisso, selecionamos algumas dúvidas mais comuns entre os músicos:

“Sou um músico iniciante, tenho um violão de estudo e pretendo adquirir um eletroacústico”.

– As lojas de música investem em instrumentos de custo x benefício justamente para atender pessoas que querem dar o pontapé inicial na carreira artística, ou necessitam para utilizar no ministério de louvor de sua igreja, por exemplo. Marcas conhecidas como Giannini e Strinberg já fazem parte do vocabulário musical do brasileiro. Alguns exemplos indicados por boa qualidade e um preço acessível são:

Giannini GF-1D

Strinberg SD-20

Harmonics GE-30

                             Violão Eletroacústico SD20C Black STRINBERG

“Já toco faz algum tempo, tive um violão eletroacústico bem simples, agora busco um melhor”.

– Não é de hoje que a Tagima fornece instrumentos voltados ao público intermediário e que oferecem durabilidade associada a uma ótima execução sonora, além de um valor bem adequado no mercado atualmente. O Dallas Tuner é um dos violões mais adquiridos dos últimos tempos, justamente por ser muito bonito em questões estéticas e por seu captador oferecer amplitude adequada, som limpo e equalizado num equilíbrio quase profissional, ótimo para igrejas ou shows de pequeno porte. Em paralelo ao Dallas, o Kansas, modelo folk, também não deixa a desejar pelas mesmas especificações. Padrão Tagima!

                              Violão Elétroacústico Dallas Tuner Natural

“Trabalho com música há anos, tive vários violões e quero adquirir um para utilizar em shows”.

– Quando falamos em violão profissional, muita gente pensa que, para ter um, precisa desembolsar o valor de um carro zero, mas na prática não é bem assim. Claro que os melhores violões, por vezes, possuem preços exorbitantes, associados à madeira utilizada, captador, marca, linha de produção, país de origem, entre diversos outros fatores. No entanto, é possível “ser feliz” dando uma segurada na conta bancária.

A Fender produz guitarras e violões de excelente qualidade e reconhecimento mundial. Modelos como CD-60 e CD-140 são indicados para quem busca um violão que servirá por um longo tempo na carreira.

A Yamaha não poderia ficar de fora, já que é uma das marcas que tem grande conceito e variedade no mercado, não somente com violões, mas também com guitarras, contrabaixos, teclados sintetizadores e arranjadores, pianos digitais e, até mesmo, de cauda.

Atualmente, um dos violões mais procurados na internet é o APX600. Com uma beleza impecável, o modelo acompanha o captador System65A SRT, um dos mais utilizados pela Yamaha hoje.

E por que não falar da Takamine? Afinal, quem conhece, sabe que a marca representa boa parte dos violonistas. Pode-se dizer que o GD11 é seu “carro-chefe”, justamente pelo benefício que excede o custo investido, em comparação a outros modelos de marcas concorrentes. Takamine é, sem dúvida, especial!

E os modelos eletroacústicos com cordas de nylon?

Pra quem gosta de estilos como música clássica, MPB e bossa nova, desde o iniciante até o profissional, os violões eletroacústicos com encordoamento de nylon são os mais recomendados. Eagle, Takamine e Yamaha são as marcas mais populares quando se trata de gêneros musicais mais eruditos e “tranquilos”. O som suave e aveludado é seu maior diferencial em comparação aos violões com cordas de aço, transmitindo a música de uma maneira mais harmoniosa e sutil aos ouvidos mais exigentes. Alguns exemplos mais conhecidos são:

Eagle CH800 e CH800F

Takamine GD15C

Yamaha NTX500

Violão Eletroacústico Nylon NTX500 Natural YAMAHA

Portanto, na hora de escolher um violão, desconsidere por ora a questão do investimento e avalie tudo: estilo, cor, acabamento, material utilizado, som, estética, captação, etc. pois, para quem gosta de música, um instrumento de qualidade não tem preço!

Confira mais modelos no nosso site! 😉

2 comentários em “Violão eletroacústico: Tudo o que você precisa saber.

  • 1/agosto/2019 em 20:24
    Permalink

    Olá, muito interessante como vocês dão dicas relevantes nesse blog, realmente servem para esclarecer muito nós principiantes que estamos em busca do instrumento de cordas, parabéns pela informação!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Violão eletroacústico: Tudo o que você precisa saber.