Violão eletroacústico: Tudo o que você precisa saber.

Algumas dicas para você arrasar na escolha! 😉

Todo mundo sabe que o violão eletroacústico é essencial pra quem busca versatilidade no dia-a-dia. Por isso, é importante escolher um instrumento de qualidade e que será útil por um tempo, não é mesmo?

Mas, com tantas opções, como saber qual deles vou precisar?

Uma dica importante a todos os músicos iniciantes/estudantes é, antes de comprar o primeiro violão barato que aparecer pela frente, é importante analisar o instrumento em si, as especificações técnicas (madeira, acabamento, captador, marca) e, também, a aparência, para confirmar que o violão é novo e não possui defeitos ou fissuras estéticas, o que pode comprometer a utilização. O comércio de produtos novos, com garantia e nota fiscal é uma das vantagens do e-commerce.

Pensando nisso, selecionamos algumas dúvidas mais comuns entre os músicos:

“Sou um músico iniciante, tenho um violão de estudo e pretendo adquirir um eletroacústico”.

– As lojas de música investem em instrumentos de custo x benefício justamente para atender pessoas que querem dar o pontapé inicial na carreira artística, ou necessitam para utilizar no ministério de louvor de sua igreja, por exemplo. Marcas conhecidas como Giannini e Strinberg já fazem parte do vocabulário musical do brasileiro. Alguns exemplos indicados por boa qualidade e um preço acessível são:

Giannini GF-1D

Strinberg SD-20

Harmonics GE-30

                             Violão Eletroacústico SD20C Black STRINBERG

“Já toco faz algum tempo, tive um violão eletroacústico bem simples, agora busco um melhor”.

– Não é de hoje que a Tagima fornece instrumentos voltados ao público intermediário e que oferecem durabilidade associada a uma ótima execução sonora, além de um valor bem adequado no mercado atualmente. O Dallas Tuner é um dos violões mais adquiridos dos últimos tempos, justamente por ser muito bonito em questões estéticas e por seu captador oferecer amplitude adequada, som limpo e equalizado num equilíbrio quase profissional, ótimo para igrejas ou shows de pequeno porte. Em paralelo ao Dallas, o Kansas, modelo folk, também não deixa a desejar pelas mesmas especificações. Padrão Tagima!

                              Violão Elétroacústico Dallas Tuner Natural

“Trabalho com música há anos, tive vários violões e quero adquirir um para utilizar em shows”.

– Quando falamos em violão profissional, muita gente pensa que, para ter um, precisa desembolsar o valor de um carro zero, mas na prática não é bem assim. Claro que os melhores violões, por vezes, possuem preços exorbitantes, associados à madeira utilizada, captador, marca, linha de produção, país de origem, entre diversos outros fatores. No entanto, é possível “ser feliz” dando uma segurada na conta bancária.

A Fender produz guitarras e violões de excelente qualidade e reconhecimento mundial. Modelos como CD-60 e CD-140 são indicados para quem busca um violão que servirá por um longo tempo na carreira.

A Yamaha não poderia ficar de fora, já que é uma das marcas que tem grande conceito e variedade no mercado, não somente com violões, mas também com guitarras, contrabaixos, teclados sintetizadores e arranjadores, pianos digitais e, até mesmo, de cauda.

Atualmente, um dos violões mais procurados na internet é o APX600. Com uma beleza impecável, o modelo acompanha o captador System65A SRT, um dos mais utilizados pela Yamaha hoje.

E por que não falar da Takamine? Afinal, quem conhece, sabe que a marca representa boa parte dos violonistas. Pode-se dizer que o GD11 é seu “carro-chefe”, justamente pelo benefício que excede o custo investido, em comparação a outros modelos de marcas concorrentes. Takamine é, sem dúvida, especial!

E os modelos eletroacústicos com cordas de nylon?

Pra quem gosta de estilos como música clássica, MPB e bossa nova, desde o iniciante até o profissional, os violões eletroacústicos com encordoamento de nylon são os mais recomendados. Eagle, Takamine e Yamaha são as marcas mais populares quando se trata de gêneros musicais mais eruditos e “tranquilos”. O som suave e aveludado é seu maior diferencial em comparação aos violões com cordas de aço, transmitindo a música de uma maneira mais harmoniosa e sutil aos ouvidos mais exigentes. Alguns exemplos mais conhecidos são:

Eagle CH800 e CH800F

Takamine GD15C

Yamaha NTX500

Violão Eletroacústico Nylon NTX500 Natural YAMAHA

Portanto, na hora de escolher um violão, desconsidere por ora a questão do investimento e avalie tudo: estilo, cor, acabamento, material utilizado, som, estética, captação, etc. pois, para quem gosta de música, um instrumento de qualidade não tem preço!

Confira mais modelos no nosso site! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Violão eletroacústico: Tudo o que você precisa saber.