Woodstock: 51 anos de história

Woodstock: 51 anos de história
Tempo de leitura: 3 Minutos

Em 1969, de 15 a 18 de agosto, tínhamos o maior evento de música de todos os tempos

3krZIAf - Woodstock: 51 anos de história

O Woodstock Music & Art Fair aconteceu numa fazenda de gado leiteiro, cujo proprietário era Max Yasgur. O local era próximo à região de White Lake, na cidade de Bethel, no estado de Nova York, EUA. A princípio, ocorreria em Wallkill, contudo não houve aprovação dos moradores locais, sendo necessário transferi-lo para Bethel, cidade mais próxima.

31urinW - Woodstock: 51 anos de história

Divulgado como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música“, contou com a presença de quase meio milhão de pessoas, onde boa parte era público não pagante, pois foram vendidos antecipadamente uma média de 186 mil ingressos e se esperava 200 mil espectadores. Devido à enorme quantidade de pessoas, acabou se tornando um evento aberto.

33BodoV - Woodstock: 51 anos de história

Vários artistas e grupos de grande prestígio compareceram no festival. Richie Havens foi o primeiro a se apresentar na sexta-feira (15), seguido por Swami Satchidananda, que anunciou oficialmente a abertura do espetáculo.

33SbGO7 - Woodstock: 51 anos de história

No sábado (16), bandas como Santana, Mountain, Grateful Dead, The Who entre diversas outras marcaram presença com suas músicas. Janis Joplin, junto à The Kozmic Blues Band, chamou a atenção com sua voz inesquecível e uma performance de palco que somente ela sabia reproduzir.

2PzNojx - Woodstock: 51 anos de história

O domingo (17, último dia) foi tomado por bandas mais tradicionais, como Ten Years After e The Band. O guitarrista Johnny Winter tocou ao lado de seu irmão, Edgar Winter, multi-instrumentista famoso pelos estilos jazz, blues e rock. Fechando com chave de ouro, Jimi Hendrix só conseguiu subir no palco às 8h da manhã de segunda-feira (18). Apesar de a maior parte do público já ter ido embora, a execução do hino nacional americano “Star Spangled Banner” acompanhado de simulações de barulhos de bombas e tiros (em protesto à guerra no Vietnã), com certeza, ficou na memória das pessoas que permaneceram no local até o último minuto.

2XHDkZZ - Woodstock: 51 anos de história

Veja a performance de Jimi com sua Fender Stratocaster clássica:

https://youtu.be/MwIymq0iTsw
Jimi Hendrix – National Anthem U.S.A (Woodstock 1969) – YouTube

CURIOSIDADES

  • Algumas bandas famosas como The Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin, e também artistas como Bob Dylan, Frank Zappa e James Taylor, recusaram participar do evento;
  • Joan Baez estava grávida de 6 meses quando cantou na sexta (15) e fez uma das melhores apresentações do primeiro dia;
  • O fazendeiro Max Yasgur se negou a alugar sua fazenda para que fizessem o festival novamente, em 1970. Em suas palavras: “até onde sei, vou voltar a gerir uma fazenda de gado leiteiro“. Max morreu em 1973 de ataque cardíaco, aos 53 anos;

Mais algumas imagens de Woodstock:

E você, conhece alguém que teve a oportunidade de vivenciar essa data histórica? Comente aqui embaixo!

Para mais conteúdo, fique ligado no Blogmax!

Viu algum erro ou gostaria de sugerir matérias? Mande um e-mail pra gente!

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock
8 Curiosidades Que Você Precisa Saber Sobre Woodstock
http://www.woodstockstory.com/

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Woodstock: 51 anos de história

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo