As diferenças entre Som para Ambiente e Som Profissional

Se você não conseguiu entender bem Qual a diferença entre Som para Ambiente e Som Profissional, hoje nós da Mundomax vamos esclarecer algumas coisas.

O fato é que Som ambiente tem um conceito bem diferenciado em relação ao de som profissional ou automotivo.

Som Profissional

Som profissional é relativo a shows e eventos em praças públicas, ruas, recintos de exposições etc. Nestes casos o som entra como o foco de atenção principal, com alta pressão sonora e curvas de frequências exageradas nos seus extremos. Geralmente impede a conversação normal das pessoas, mas é claro que isso não é importante, já que o principal objetivo é a atenção do público para o som.

Os alto falantes são geralmente de 12 a 18 polegadas, com alto volume e ampla resposta de frequências, que vão de 20 a 20KHZ.

Som ambiente:

No Som para Ambiente o som deverá ter uma curva plana e ser compatível com o ambiente de hotéis, motéis, escolas, clubes, shoppings, escritórios, terminais rodoviários etc. O volume deverá ser apenas o suficiente para ser ouvido, não interferindo na conversação normal das pessoas, e também não deve ser o centro das atenções, a não ser que seja para passar informações importantes (como ofertas em um supermercado), mas ainda assim o volume não pode ser exagerado, para não interferir nos negócios ou lazer.

No caso do som ambiente, uma dos maiores erros dos usuários e instaladores é tentar forçar as caixas a responderem às situações para as quais não foram projetadas, como volume extravagante ou quando o controles de graves são colocados no máximo. Isso causa as famosas distorções e chiados nas caixas de som.

Basicamente estas são as diferenças básicas entre som profissional e som ambiente. Agora navegue à vontade em nosso blog.

3 comentários em “As diferenças entre Som para Ambiente e Som Profissional

  • Pingback:DIFERENÇA ENTRE OS VIOLÕES APX E OS CPX DA YAMAHA | SomProfissional

  • 7/Janeiro/2011 em 19:07
    Permalink

    Boa noite amigo!
    É importante lembrar também a diferença entre o som automotivo do som profissional (PA) normalmente alguns confumdem achando que barulho é tudo e na verdade muda muita coisa um do outro começando pela quantidade de equipamentos que um som profissional possui como potencias, equalizadores, expander gate, compressores, crossovers, pre amplificadores, mesa de som etc etc etc….
    Alguns acham que tem atraz de seu porta malas de sua picape ou carro um sonzinho ligado na bateria e dizem que tem um som profissional, mas na verdade tem muita diferença com o PA.

    Resposta
  • 29/dezembro/2010 em 18:48
    Permalink

    de forma simples e clara para todos aqueles que tenham interesse pelo assunto . Vá adiante Thiago.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
As diferenças entre Som para Ambiente e Som Profissional