Som x Estética

Tempo de leitura: 4 Minutos

som e estetica - Som x Estética

Como posicionar as Caixas de Som de maneira que ofereçam toda a sua qualidade sonora, mas sem ferir com a estética do ambiente?

 

Bem, hoje vou dar dicas de como conciliar o melhor posicionamento dos equipamentos de áudio e vídeo com a necessidade de manter um ambiente de aspecto agradável. A missão tem sido complicada, principalmente para os técnicos, engenheiros e instaladores de Som para Ambiente/Profissional, afinal os donos de Restaurantes, Bares, Igrejas, Casas de Show… estão cada vez mais exigentes com a estética do seu ambiente, afinal caixas gigantes penduradas no meio de um restaurante nem sempre é algo agradável.

Para se ter uma ideia do problema: em muitos casos, principalmente em Igrejas, temos encontrado instalações extremamente inadequadas, feitas dessa ou daquela forma, por exigência do “proprietário” do ambiente, com o intento de preservar a harmonia estética.

Arandelas

arandela - Som x Estética

Mais do que uma opção barata, uma opção de qualidade e esteticamente “invisível”. Exatamente as arandelas são a melhor opção para ambientes aonde não há exigência de muita potência. Restaurantes que não possuem som ao vivo, shows… apenas utilizam o som, para música leve, as arandelas são perfeitas.

Muitas academias tem utilizado também as arandelas nas suas áreas de musculação, onde não há necessidade de se ter um som ponte. Já para as áreas de aeróbica, aí sim, utilizam o som profissional.

Enfim, as arandelas são legais porque se adequam a forração do seu ambiente, e passam praticamente imperceptíveis e não modificam de forma alguma o seu ambiente. Porém nem sempre é possível a instalação de arandelas devido ao tipo da forração. Mas no fim é uma solução eficaz para sistemas de som ambiente.

PA (Public Adress: caixas de som voltadas para o público)

Vamos começar analisando uma solução das mais populares, especialmente em pequenos salões de festas, pavilhões, ginásios fechados, salas de palestras, míni-auditórios e igrejas, com espaços para até 300 pessoas: a fixação das caixas do PA nas paredes do ambiente.

caixa som pa 1 - Som x Estética

Esse sistema de distribuição do som pode funcionar muito bem, dependendo das características do ambiente, contudo a forma de fixação das caixas na parede tem sido um problema muito comum que tenho encontrado, com caixas “coladas” na parede (figura ao lado), sem qualquer inclinação que denuncie a intenção de enviar o som diretamente aos ouvidos das pessoas.

Por princípio físico, o som “sobe”, e, por esse motivo, devemos direcionar as caixas no sentido dos ouvidos das pessoas. Devemos lembrar que um alto falante cobre, em média, um ângulo de 90º em seu eixo horizontal e 60º em seu eixo vertical. Sendo assim, nessa condição de instalação, as caixas perdem metade de sua capacidade, ao investir boa parte de sua potência sonora contra a parede lateral e o teto do ambiente. Além disso, gera rebatimento indesejável, que é jogado para o centro da sala com um sensível atraso em relação ao som recebido pelo ouvido humano diretamente do alto-falante. Resultado: Embaralhamento e falta de legibilidade. Além disso, como pela física o som tende a subir e buscar os extremos mais altos do auditório, se as caixas, ao invés de estarem direcionadas ao ouvido da platéia, estiverem simplesmente retas para a frente, boa parte desse som sobe em direção ao teto da sala, gerando mais embolamento e aumentando o vazamento para a vizinhança.

caixa som pa 2 - Som x Estética

Nesta outra imagem vemos uma caixa corretamente instalada, com sua base a 1,90m do chão, devidamente inclinada na direção do ouvido da plateia. Isso nos permite obter índices de compreensão da fala, ou da música, muito maior, com um volume menor, afinal, nosso ouvido recebe a informação diretamente, antes que hajam rebatimentos indesejáveis em paredes, cadeiras, bancos, piso, teto, janelas, e outros componentes do ambiente.

Como disse no início, a fixação de caixas nas paredes laterais pode ser uma ótima alternativa se o ambiente for relativamente estreito. Porque isso? Em lugares mais largos, quando fixamos as caixas nas paredes laterais, acabamos privando do som do PA as pessoas sentadas mais próximas do eixo central do ambiente.

Bem mais este artigo não vou terminar ele aqui ainda, mais para frente completo ele falando das mais novas formas de instalação que os engenheiros e técnicos de som tem encontrado para conciliar com a estética e oferecer total qualidade sonora. Aguarde.

Enquanto isso, navegue a vontade em nosso blog, e não esqueça de acessar nossa loja virtual, http://www.mundomax.com.br.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Som x Estética

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Som x Estética

  1. Qual o valor médio de mao de obra para instalação de sonorização em um galpão de pe direito 5,5 metros e espaco de 70×50?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo