Alimentação Phantom Power

Tempo de leitura: 1 Minuto

Phantom Power - Alimentação Phantom Power

A Alimentação Phantom Power, necessária para alguns microfones, nada mais é do que uma forma de proporcionar alimentação (corrente contínua) ao microfone, normalmente condensador. Esta corrente contínua passa pela malha do cabo do micro, mas não pela mesma linha do sinal de áudio.

Então, bomo não existe um cabo específico para Phantom Power, este processo sempre foi comparado a uma espécie de “magia ou coisa parecida, daí o nome de Alimentação Fantasma ou Phantom Power.

O som vai desde o microfone à mesa e a corrente contínua da mesa ao micro. Uma vez alimentadas as placas do condensador e o pré-amplificador, a corrente retorna para seu ponto de origem. O valor regular da alimentação Phanton são de 48 volts, mas alguns microfones chegam a funcionar com 9 volts, o que é uma vantagem porque podem ser alimentados por uma bateria 9v, permitindo trabalhar em em ambientes externos, com maior liberdade.

Pelo contrário, existem microfones de má qualidade que requerem uma alimentação muito alta, sem nem mesmo serem desenhados para a suportar, isto chama-se sobrealimentação. Se isto ocorre, pode se produzir uma avaria importante na fonte de alimentação Phantom da mesa. Esta sobrecarga provavelmente se traduzirá em muitos ruídos, zumbido e o pior “microfonia”.

Então muito cuidado na hora de escolher um microfone que necessite de Alimentação Phantom Power, escolha um microfone que você conheça ou de uma marca reconhecida.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Alimentação Phantom Power

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

9 comentários sobre “Alimentação Phantom Power

  1. Excelente matéria, tirou muitas dúvidas que eu tinha mas ainda tenho um questionamento.
    Toco pandeiro, tenho um microfone de lapela e venho sofrendo com microfonia quando toco perto das caixas de som e também não consigo aumentar muito o volume. O que pode ser isso?
    Microfone ruim?
    Minha mesa possui função phantom mas eu não, se eu usá-la vai melhorar a qualidade do som?
    Obrigado

    1. Olá Fausto, é possível ligar duas mesas de som sem o Phantom, basta ligar um cabo que sai da saída de uma mesa na entrada da outra mesa. O fato de não ter o Phantom Power não é um empecilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo