Alimentação Phantom Power

A Alimentação Phantom Power, necessária para alguns microfones, nada mais é do que uma forma de proporcionar alimentação (corrente contínua) ao microfone, normalmente condensador. Esta corrente contínua passa pela malha do cabo do micro, mas não pela mesma linha do sinal de áudio.

Então, bomo não existe um cabo específico para Phantom Power, este processo sempre foi comparado a uma espécie de “magia ou coisa parecida, daí o nome de Alimentação Fantasma ou Phantom Power.

O som vai desde o microfone à mesa e a corrente contínua da mesa ao micro. Uma vez alimentadas as placas do condensador e o pré-amplificador, a corrente retorna para seu ponto de origem. O valor regular da alimentação Phanton são de 48 volts, mas alguns microfones chegam a funcionar com 9 volts, o que é uma vantagem porque podem ser alimentados por uma bateria 9v, permitindo trabalhar em em ambientes externos, com maior liberdade.

Pelo contrário, existem microfones de má qualidade que requerem uma alimentação muito alta, sem nem mesmo serem desenhados para a suportar, isto chama-se sobrealimentação. Se isto ocorre, pode se produzir uma avaria importante na fonte de alimentação Phantom da mesa. Esta sobrecarga provavelmente se traduzirá em muitos ruídos, zumbido e o pior “microfonia”.

Então muito cuidado na hora de escolher um microfone que necessite de Alimentação Phantom Power, escolha um microfone que você conheça ou de uma marca reconhecida.

9 comentários em “Alimentação Phantom Power

  • 14/fevereiro/2019 em 11:56
    Permalink

    Tem como ligar um microfone condensador sem o Phantom Power diretamente a mesa de som?
    Tenho uma mesa de som Nanomix de quatro (4) canais e o meu microfone a ponta é p2.

    Resposta
  • 8/abril/2018 em 16:58
    Permalink

    Excelente matéria, tirou muitas dúvidas que eu tinha mas ainda tenho um questionamento.
    Toco pandeiro, tenho um microfone de lapela e venho sofrendo com microfonia quando toco perto das caixas de som e também não consigo aumentar muito o volume. O que pode ser isso?
    Microfone ruim?
    Minha mesa possui função phantom mas eu não, se eu usá-la vai melhorar a qualidade do som?
    Obrigado

    Resposta
  • 3/janeiro/2018 em 10:37
    Permalink

    Bom dia. Como ligar minha mesa YAMAHA MG 06 com alimentação PHANTOM em uma outra sem o mesmo recurso ?

    Resposta
    • 5/fevereiro/2018 em 8:55
      Permalink

      Olá Fausto, é possível ligar duas mesas de som sem o Phantom, basta ligar um cabo que sai da saída de uma mesa na entrada da outra mesa. O fato de não ter o Phantom Power não é um empecilho.

      Resposta
  • Pingback:Mesas de Som – Uma visão Geral | Blogmax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Alimentação Phantom Power