Mesas de Som – Uma visão Geral

Mesa de Som, misturador, ou simplesmente mixer, é um equipamento essencial no estúdio de áudio, permitindo misturar os diversos sinais eletrônicos de áudio vindos de cada instrumento ou fonte sonora (microfone, instrumentos, etc). É na mesa de som que se pode equilibrar os níveis sonoros e localizar no stereo (eixo esquerdo-direito) os diversos instrumentos, além de se poder também dosar a intensidade de efeitos produzidos por equipamentos externos.

Ou seja, em todos os sistemas de som, indiferente do seu porte ou recursos, a mesa de som vai ser sempre o coração do sistema. É só depois de passar pelo Mixer que o som é enviado para tratamento nos periféricos, e também transmitido para o sistema de amplificação (PA, palco, gravação ou ambos).

O Básico sobre as Mesas de Som

Na estrutura de uma mesa de som, chamam-se de canais os caminhos percorridos pelos sinais de áudio. Os canais de entrada (input channel) são os acessos pelos quais pode-se inserir os sons de instrumentos e microfones na mixagem, enquanto os canais de saída (output channel) contêm o resultado final, isto é, os instrumentos já misturados. Em cada canal de entrada, existe um controle de pan, normalmente sob a forma de um botão rotativo, e que permite ajustar o destino do som daquele canal. Quando na posição central, o pan destina o som do canal de entrada para ambos os canais de saída esquerdo e direito (left e right). Girando-o para um dos lados, faz com que o som também seja enviado mais para aquele lado do que para o outro, de forma que quando ele é girado todo para um dos lados, o som somente será enviado para aquele canal de saída.

Um outro recurso encontrado nas mesas de som é a equalização, que dependendo da marca, modelo e recursos, varia entre 2 e mais de 5 faixas de frequência, algumas fixas outras variáveis. Geralmente, são encontradas 3 faixas, respondendo como Graves (LOW), Médios (MIDDLE) e Agudos (HIGH).

Bom, para terminarmos o básico, temos o recurso do fader, que é a quantidade do sinal do canal que será misturada ao sinal principal (master). Para simplificar, o fader é um controle deslizante que ajusta o volume do canal.

Alguns recursos das Mesas De Som

Agora vamos falar sobre outros recursos mais avançados, porém, encontrados em uma vasta maioria das mesas de som de médio porte, são elas, o controle de PAN que indica o quanto do sinal será enviado para o lado direito (RIGHT) e quanto será enviado para o lado esquerdo (LEFT).

Algumas mesas possuem também a seção de envio (send) (Figura ao lado) para efeitos (chamada por muitos de mandadas). Esses botões dosam a quantidade de sinal de cada canal a ser processada pelo dispositivo de efeito (reverb, eco, etc), aparelho externo ao mixer. O sinal processado volta do dispositivo de efeito e entra na mesa de mixagem pela conexão de retorno (return), que direciona-o aos canais de saída da mesa, juntamente com o sinal original (sem efeito) de cada canal de entrada.

Algumas mesas de som possuem ainda o recurso Phantom Power, Alimentação Fantasma, imprescindível para alguns modelos de microfones, clique aqui para saber mais sobre ela.

Em geral as Mesas de Som apresentam diferentes tipos de conectores de entrada para o canal (figura ao lado) (geralmente XLR e P10 stereo para os sinais balanceados e P10 mono para os sinais desbalanceados), e também, o INSERT, que serve para enviar e receber o sinal do canal para processamento externo por outros periféricos. Este processamento é importante, para ligar equipamentos específicos para alterar, corrigir, modificar, ou realizar qualquer outra operação com o sinal do canal, adicionando mais recursos a mesa de som.

É claro que este artigo procuramos descrever apenas uma noção geral e bem básica sobre a estrutura de uma mesa de som. Modelos mais sofisticados contêm ainda muitos outros recursos. Aos poucos, nós da Mundomax vamos escrevendo mais atigos sobre este assunto, inclusive quanto a sua utilização e “timbragem” dos microfones e instrumentos.

Agora, confira os variados modelos e marcas de Mesa de Som que possuímos em nossa Loja Virtual, Confira!

Um comentário em “Mesas de Som – Uma visão Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Mesas de Som – Uma visão Geral