O que é Impedância ?

Tempo de leitura: 1 Minuto

Impedância é a grandeza que indica a resistência que o dispositivo oferece à passagem da corrente alternada. Este dispositivo em tese é uma resultantes de elementos lineares resistivos e outros não lineares, dependentes da freqüência do sinal como indutores e capacitores. Símbolo: “ Z “ , Unidade W , Ohms. Devido a dificuldade de se empregar a letra grega Omega ( W ) , usa-se alternativamente a letra R.Os elementos resistivos oferecem sempre a mesma resistência a passagem da corrente elétrica quer corrente contínua quer corrente alternada, são sempre dissipativos, isto é convertem a energia elétrica em calor. Nos indutores (bobinas), a resistência oferecida á passagem da corrente elétrica aumenta à medida que a freqüência aumenta, e nos capacitores ocorre o inverso a resistência oferecida a passagem da corrente alternada diminui à medida que a freqüência aumenta, estes dispositivos não são dessecativos, isto é não convertem a energia elétrica em calor. Os indutores e capacitores são largamente empregados em divisores de freqüência (“cross over”) passivos em caixas acústicas com alto falantes para graves, agudos e médios separados.

Os Indutores tem como o símbolo o “ L “ e a unidade é o H (Henry).

Os capacitores tem como símbolo o “ C “ e a unidade é o F (Farad).

Básico de Impedância

A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).
O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da eletricidade e da eletrônica.

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo