Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

Tempo de leitura: 3 Minutos

A Palheta certa para a boquilha certa. É de acordo com sua boquilha que você pode comprar a palheta ideal para seu Saxofone ou Clarinete.

Comprar Palhetas Vandoren - Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

Muitos Saxofonistas e Clarinetistas, principalmente estudantes, saem por aí comprando qualquer boquilha que enxergam pela frente, não se adaptam, e chegam á conclusão errada de que é o instrumento que não presta. Na verdade, a relação boquilha x palheta, se dá de maneira diferente para cada instrumento, mesmo que da mesma marca e modelo.

Para escolher a palheta certa para sua boquilha, e antes que você deixe seu saxofone de lado, dê uma olhada nas dicas da Mundomax. É de acordo com sua boquilha que você pode comprar a palheta ideal para seu Saxofone ou Clarinete.

Lembrando que essas são apenas dicas, as facetas dos instrumentos de palhetas (no caso Saxofones e Clarinetes) são muitas. E estas nem são as dicas exatas aplicadas por todos os saxofonistas, pois cada um desenvolve técnicas diferentes, algumas extravagantes, outras mais populares.

 Palheta Rico Reeds Royal1 - Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

Boquilhas fechadas:

Necessitam de palhetas número 2,5 ou 3. Palhetas finas como 1,5 e 2, soam com baixo volume, perdem rápido a sua utilidade, pois amolecendo um pouquinho, ela fica encostando e apitando. Boquilhas fechadas, são para sons mais macios, encorpados, melódicos, e pouco abafados…

Boquilhas abertas:

Aqui sim, o ideal é usar palhetas mais moles, no caso 1,5 e 2, pois o som sai mais estridente, rasgado, e lembra muito som de jazz, blues… Se usarmos palhetas grossas com boquilhas abertas, o som fica pesado, a impressão que dá, é que o instrumento está com vazamento, dói a boca, e não é o ideal, principalmente para quem está iniciando no estudo de Saxofone ou Clarinete.

 Palheta Fibracell - Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e ClarineteBoquilhas medianas:

A dica aqui é dar preferência para palhetas com número 2. Elas são tradicionais, utilizadas principalmente em igrejas. O som é tradicional e mediano. Mas Se você prefere um som mais melodioso, pode ser usado palhetas 1,5 também, para soar mais suave.

 

Bom, para você que está começando no mundo dos Instrumentos de Sopro, estas dicas, com certeza, vão ajudar a você economizar uma boa grana sem comprar palhetas erradas. No site da Mundomax você vai encontrar uma enorme variedade de Palhetas para Sopro, navegue à vontade, Clique Aqui.

Loja Mundomax

16 comentários sobre “Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

    1. Um amigo meu usou uma Vandoren Tradicional nº 3 de Sax Soprano no clarinete e achou normal, tocou de boa.

      1. Boa tarde!
        Podem me ajudar? Comprei um Venova yamaha, boquilha 4C soprano, qual melhor palheta, já que sou iniciante?
        Atualmente estou usando uma francesa 1,5
        Obrigado!

        1. Olá Rui,

          Agradecemos o sue contato e interação conosco! =)
          Para maiores informações sobre produtos, por gentileza entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Telefone / WhatsApp: (43) 3377-6686.

          Ficamos à disposição! 😉

          1. Ontem recebi meu clarinete, sem palheta, e cortei uma do sax tenor para conseguir fazer as primeiras notas…
            Não ficou uma beleza, mas saiu som.

      2. Ontem recebi meu clarinete, sem palheta, e cortei uma do sax tenor para conseguir fazer as primeiras notas…
        Não ficou uma beleza, mas saiu som.

  1. Realmente, como identificar qual seria a boquilha e palheta , aberta ou fechada, para nós iniciantes, fica difícil o reconhecimento

  2. Muito oportunas as dicas sobre como escolher e combinar certo boquilhas e palhetas. Estou iniciando a aprendizagem de saxofone (sax tenor), e as informações técnicas em muito ajudam os estudantes. Recortei o texto para rever outras vezes.
    Muito grato e um abraço.
    Nilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo