13 de Maio é o Dia do Automóvel, e a Mundomax vai preparar uma série de artigos voltados para o dia nacional do 2º melhor amigo do “homem”, o Carro. Daqui até o dia 13, colocaremos nossos neurônios para trabalhar em cima de tudo o que envolve o Automóvel. Daremos dicas de acessórios, cuidados com seu carro, dicas de uso…
E para começar a série, nada melhor do que contar a história do Automóvel, certo? Vamos lá:
A História do Automóvel
Assim, não há na história deste planeta um Dia Exato da invenção do automóvel. Porém, uma boa parte dos historiadores consideram como o “1º Automóvel”, um veículo construído por Joseph Cugnot, em 1771. Tinha três rodas e era movido a vapor (Foto ao lado). Atingia a singular velocidade de 3,5 Km/h. Porém, foi em 1889, em que os alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler, construíram aquele que é considerado o primeiro carro moderno: um automóvel movido a gasolina, já preparado para ser comercializado.
No entanto, a popularização do automóvel só aconteceu em 1908, quando o norte-americano Henry Ford desenvolveu o famoso Ford T, chamado de “Fordinho” (imagem abaixo), que apresentava um custo muito mais reduzido, devido à concepção da linha de montagem idealizada por Ford. O que consequentemente resultou em 250 mil unidades vendidas, em apenas cinco anos, mais do que todos os carros que circulavam antes da sua invenção. Aliás. foi esse o modelo que serviu de base à criação dos atuais automóveis.
Utilizada até hoje, a linha de montagem funciona de maneira a economizar tempo e, consequentemente, reduzir o custo do produto final. Cada funcionário, ou um grupo deles, é responsável pela instalação de uma das partes do veículo, que segue na “linha” até outro grupo, responsável por outra parte, e assim sucessivamente, até que o carro fique completo.
A partir daí, o automóvel ganhou definitivamente as ruas, onde várias marcas e modelos disputam a atenção do consumidor. Algumas delas entraram para sempre na história do automóvel. O Volkswagen, ou seja, “carro do povo”, o Citroën 2Cv e o Fiat 600 são exemplos de carros que atingiram enorme popularidade, com fãs-clubes em todo o mundo.
O Dia 13 de Maio – Dia do Automóvel
Porque dia 13 de Maio é o Dia do Automóvel? Por um motivo bem simples: No dia 13 de Maio de 1958, foi produzido no Brasil o primeiro carro de passeio, o Belcar (Foto Baixo), pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), que também utilizava um motor cujo bloco trazia a brasileira Sofunge como responsável pelo intento. Sabemos que houveram veículos fabricados antes desta data, mas estes não eram classificados como “de passeio” e sim como “utilitários” como foram com o DKW Universal e o Jeep Willys, em 1956, a Kombi em 1957, etc…
Inclusive, a Vemag como fábrica brasileira de automóveis posteriormente produziu, sob licença, os veículos da fábrica alemã DKW, ou “decavê”, que foi ao lado do fusca o carro mais popular do início dos anos 1960.
Curiosidade
A história do automóvel, no Brasil, apresenta algumas curiosidades e momentos pitorescos. Em 1893, as pessoas se comprimiam na rua Direita, em São Paulo, para ver de perto Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, “pilotando” seu carro aberto, movido a a vapor. Em 1897, no Rio de Janeiro, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França. Em 1956, Juscelino Kubitschek implantou a indústria automotiva no Brasil, mediante a criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), fato que concorreu para o desenvolvimento industrial do país e crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes.
O fato é que os carros são uma paixão nacional, eles circulam pelas ruas e habitam o pensamento de praticamente 10 entre 10 habitantes do Brasil. Por isso é uma honra abrir esta série de artigos sobre o dia 13 de Maio, dia do Automóvel. Aliás, quase esqueci de desejar a você um: Feliz dia do Automóvel!
Muito bom o blog, tirou 60% das minhas dúvidas, ate porque, eu não conhecia nada…
Estarei pesquisando mais para poder instalar meu som automotivo.
Mais esta bem explicado o blog, agora tenho uma ideia de como vou projetar meu som.
Meu subwoofer é de:
10 Polegadas
Potência RMS: 850w
Potência PMPO: 7000w
Impedância: 2 x 4 Ohms
Apenas preciso saber:
– Qual a medida de cabo (fio) que devo usar para meu Subwoofer x modulo???
– Qual amperagem devo colocar para suportar a potencia do meu modulo?
– Qual o valor do capacitor que devo colocar nas minhas twitter e cornetas???
– Eu devo usar uma bateria auxiliar junto com um super capacitor para meu som, ou isso é irrelevante???
Obrigado pela atenção
johnathan mattos
Boa noite,
Comprei 2 Alto Falante 12 Bomber 750w Woofer Paredão 4 Ohms Trio, Qual modulo perfeito para esses 2 alto falante.
tenho 2 boca de 18 1.000w 4 ohom qual o modulo certo
Ótimo post. Bem explicativo.
Díficil, aqui em campinas, achar mão de obra qualificada para serviços assim. A maioria dos “profissionais” aqui trabalham como papagaios, repetem processos e não fazer idéia do que estão fazendo.
Pelo público alvo leigo, cobram horrores em serviços simples e em produtos de baixa qualidade. Quem sabe este tópico não chegue ao conhecimento dos muitos que foram lesados por pessoas assim.
Muito bom o blog, parabén!