Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?
Tempo de leitura: 2 Minutos

Ter um instrumento musical exige um cuidado e uma atenção especial. Desde mantê-lo limpo até bem guardado, evitando que acumule poeira ou que o instrumento fique desprotegido.

A partir disso, a Mundomax fez um post especialmente sobre bags, case e semi case, suas particularidades e quais os tipos de materiais que compõem essas proteções tão necessárias para a manutenção do instrumento. Bora dar uma olhada nessa proteção?

Proteção 1: Bag

bag - Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

 

 

O bag é um tipo de proteção inicial para o instrumento básico devido ao acolchoamento ser de um material mais simples e de espessura mais fina. Ele pode ser tanto estofado quanto em formato de capa. Todavia, podem ser resistentes à água ou não.

 

 

Proteção 2: Semi Case

1 24 - Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

 

Semi case é uma evolução do bag sendo mais robusto e possibilitando segurança para o transporte do seu instrumento. A espuma possui maior espessura e a costura é mais reforçada para dar uma estrutura rígida ao bag. Contudo, pode ser impermeável ou não.

 

Proteção 3: Hard Case

hard case - Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

 

O Hard case é fabricado com o molde do instrumento sendo em sua grande maioria de MDF ou material acrílico. Ideal para transportes mais danosos, pois suporta tanto o peso quanto pancadas. Geralmente, é indicado para um maior controle de variação da temperatura que afeta o instrumento.

 

Um pouco mais sobre…

Bag, semi case e hard case possuem tamanho. Geralmente, são padronizados pelo tipo de corpo do instrumento, sendo em sua grande parte formato clássico, folk ou jumbo e também, para instrumentos variados, como viola, cavaquinho, banjo e etc.

chris hardy DiQa1vzygUo unsplash 1 - Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

Com relação aos tipos de materiais de compõem as proteções, têm o couro sintético, que ajuda na impermeabilidade e também confere uma estrutura mais rígida ao bag. Já o MDF  é usado para instrumentos que podem sofrer grandes impactos em seu transporte. Além disso, é um material maleável e leve. Quanto ao nylon ou lona possuem uma impermeabilidade menor que a do couro sintético, mas ajudam na absorção de impacto.

Agora que você já entende um pouco mais sobre esse assunto, que tal conferir algumas opções de bag, semi case e case em nosso site

 

 

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Diferença entre bag, case e semi case: Qual escolher?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo