Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?

Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?
Tempo de leitura: 4 Minutos

A gaita de boca ou harmônica é um instrumento muito conhecido no mundo inteiro. Utilizada em diversos gêneros musicais, sendo ideal para o jazz, blues, country e rock.

Como a gaita possibilita ao músico que a está tocando uma variabilidade de timbres e por ser um instrumento pequeno, elas ganharam muito espaço no mundo ocidental.

Entretanto, para garantir que a sonoridade desejada se aproxime ao máximo do estilo musical que a pessoa deseja tocar, é preciso escolher entre o tipo que tem corretamente.

Por isso, nós da Mundomax vamos explicar mais acerca dos tipos  orientando você no seu momento de escolha. Bora conferir?

Gaita diatônicas:

Sendo as mais conhecidas no mundo todo. Com 10 furos, são distribuídas em diferentes tonalidades e se adaptam bem a qualquer estilo. Todavia, o timbre desse pequeno instrumento é limitado, pois não possuem todas as notas das escalas.

pexels james holder 6679419 - Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?

Por isso, é uma gaita muito recomendada para iniciantes. Vale ressaltar que as gaitas diatônicas são adquirida por tons sendo: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá) e B (si). Por isso, é possível identificar a quantidade de escalar que podem ser atingidas por esse instrumento.

Alguns exemplos de gaitas diatônicas são: Gaita HERING Diatônica em Mí (E) 20 Vozes Free Blues, Gaita Diatônica em Dó (C) 20 Vozes Golden Blues HERING, Gaita Vintage Harp 1923 C HERING, Gaita Diatônica 20 Vozes BLACK BLUES MI HERING.

Gaitas cromáticas:

Nesse tipo de gaita, é possível tocar qualquer escala. Isso ocorre devido a um botão localizado na parte lateral do instrumento, que quando ativado direciona o ar que entra e sai pelo bocal.

Por isso, é mais difícil de tocar sendo recomendada para músicos que já possuem familiaridade com o instrumento. Com um valor mais elevado em comparação a gaita diatônica, é um modelo muito utilizado em orquestras e no jazz.

São vendidas apenas no tom C (dó), mas tem a possibilidade de atingir todas as notas das escalas. Além disso, possuem entre 12 e 16 furos.

harmonica on sheet music 1024x683 - Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?

Gaitas tremolo:

O que diferencia essa gaita dos outros tipos existentes, é que esse modelo possui duas fileiras com furinhos para tocar. A diferença entre ambas ocorre devido uma sutil alteração entre os furos. O resultado é um efeito sonoro gerado ao ser tocado seja meio trêmulo. São comuns na música country.

Oitavadas:

No caso, o nome ocorre, pois a distância entre a lâmina de cima e a de baixo é de uma oitava de diferença. Ou seja, a distinção entre grave/agudo acaba sendo mais nítida. É um tipo mais comum em músicas regionais.

Dentre elas, podemos destacar a  Gaita HERING Profissional Dupla em Lá/Mí (A/E) 64 Vozes Vencedora 7664, Gaita HERING Profissional Dupla em Dó/Sol (C/G) 64 Vozes Vencedora 7664, Gaita HERING Oitavada em Dó (C) 32 Vozes Sonhadora 8332.

3 dicas sobre a gaita

1. Modelos em tom Dó (C)

A recomendação para quem é iniciante é de usar gaitas em tom Dó (C). Por ser uma tonalidade intermediária, ela possibilita ao músico mais possibilidades durante a prática. As gaitas cromáticas são vendidas nesse tom, porém também possibilita adquirir outras notas das escalas, tudo em um modelo só!

2. O número de furos da gaita

Através dos furos que contêm na gaita, é que se produz o som, pois são por eles que passam o ar soprado pelo músico. Portanto, a variação do número de furos gera impacto no número de vozes produzidas.

Quanto maior a quantidade de furos, maior a possibilidade sonora do instrumento. Como as gaitas diatônicas possuem 10 furos, são também indicadas para iniciantes. Entretanto, não produzem bemóis e sustenidos.

blind rhino media y vBsS IKvA unsplash 1024x695 - Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?

3. Gaitas com corpo de madeira ou plástico?

Divididas em duas partes: o corpo (parte interna) e a tampa (parte externa). O corpo é quem define a sonoridade que será produzida e pode ser feito de plástico ou madeira.

O plástico gera sons brilhantes enquanto a madeira produz sons mais quentes e aveludados. No primeiro caso, pode haver uma redução na personalidade de cada nota, sendo mais recomendada para iniciantes. Já a madeira, pode se deteriorar mais rápido.

Pesquisar um pouco mais sobre o assunto é imprescindível. Isso não é diferente no caso dos instrumentos musicais. Conta aqui para a gente se você tiver alguma dúvida a respeito da gaita e não deixe de conferir o nosso site!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Tipos de gaita: Como escolher o Modelo ideal?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo