Talvez a primeira dúvida ao começar a jornada na busca do seu primeiro violão seja saber a diferença entre um instrumento acústico e um eletroacústico. Agora você vai descobrir nessa matéria que preparei para você!
Sumário
Violão Acústico
O violão acústico é um violão sem qualquer aparato eletrônico, onde a única forma de se escutar a projeção do som é da forma natural das ondas reverberando no instrumento. Caso um músico queira gravar o som do instrumento ou usá-lo em um show, é possível captar através de um microfone próximo a boca do instrumento, por exemplo.
Os violões acústicos são os favoritos para quem está começando a aprender a tocar, mas também fazem sucesso com aqueles já profissionais que querem praticar ocasionalmente.
Também muito presentes entre os músicos clássicos que preferem o nylon, os violões acústicos são instrumentos mais puros. Podemos dizer isso já que uma vez que sem qualquer circuito eletrônico em seu interior, permitem que as ondas sonoras viajem livremente no instrumento.
Alguns modelos notáveis
O Giannini N-14 se destaca bastante como excelente opção de violão de estudo. Seu custo baixo e excelente construção são ideais para músicos de primeira viagem.
Para quem não dispensa as cordas em aço e querem tocar em alto volume, o Yamaha Acústico Folk F310 é uma solução muito interessante.
Os violões tipo Baby ou Travel são direcionados para músicos já experientes que querem praticar em qualquer lugar mas não abrem mão de uma boa projeção de volume. O Violão FK1 GOAL Giannini tem um corpo reduzido tipo folk, e surpreende na capacidade de volume.
Concluindo, para os músicos profissionais clássicos, o Yamaha CG142S é a opção perfeita em um instrumento acústico de nylon premium.
E se ainda assim eu quiser tocar plugado, tem como?
Caso você já esteja muito acostumado com o seu violão acústico e de forma alguma quer comprar um novo, existem alguns acessórios que podem torná-lo plugável.
O captador para violão Deval pode ser colocado em qualquer instrumento acústico, sendo posicionado na boca do violão nesse caso. Assim, pode ser plugado em qualquer lugar.
Com uma proposta mais refinada e desenhada apenas para violões de aço, o Fender Cypress é a solução da marca mais lembrada dos músicos. O seu visual complementa o instrumento com muita classe.
Violão Eletroacústico
Munidos de um pré-amplificador, os violões eletroacústicos são a solução para quem busca a estética de um violão acústico mas com as vantagens de plugá-lo onde for necessário. Para quem tem a intenção de tocar na noite ou trabalhar com gravações, o violão eletroacústico é uma mão na roda.
O pré-amplificador eletrônico é um dispositivo que fica na lateral do instrumento, conectado a um captador em forma de linha posicionado em baixo do rastilho do instrumento. Ao tocar as cordas a vibração passa por esse captador e vai até o pré-amplificador, onde é tratado pelo músico valorizando graves, médios e agudos. Esse sistema normalmente é alimentado por uma bateria 9v, que além de tratar o áudio também fornece ganho para aumentar ainda mais a potência do som captado.
Sendo assim, basta plugar o cabo e ter a experiência de ouvir um som com qualidade saindo das caixas de som. Alguns pré-amplificadores ainda acompanham um afinador cromático embutido, facilitando ajustes durante as apresentações.
Alguns modelos notáveis
Um dos meus violões mais queridos é o GE-30 da Harmonics. Com um custo bastante acessível é possível ter um violão com excelente volume acústico e com todas as vantagens de um pré-amplificador completo.
Para quem quer contar com um violão eletroacústico de nylon com muita qualidade, o Yamaha CX40 tem uma excelente construção.
A Giannini também tem uma opção excelente para quem quer tocar ao vivo, com nylon e em um visual um pouco mais contemporâneo. Dessa forma, O GNF-1D cumpre esse papel e ainda acrescenta a praticidade do afinador cromático.
Da Tagima, o Dallas é a opção mais indicada para quem ama os violões Jumbo. Além do sistema eletroacústico, os violões Jumbo tem um corpo muito grande, sendo assim mesmo desplugados têm muita projeção sonora.
Existe violão puramente elétrico?
Muitas vezes chamamos violões eletroacústicos de elétricos, por simplesmente possuírem um sistema elétrico embutido em um instrumento acústico. Apesar de não ser totalmente errada essa determinação, existem violões que não projetam qualquer som quando desplugado. Um deles é o Yamaha Silent, disponível na Mundomax.
Desenhados para músicos viajantes, os violões puramente elétricos são construídos com madeiras nobres, mas contam com tecnologia de ponta para alcançarem diferentes possibilidades de som.
Concluindo
Agora que você sabe tudo sobre violões acústicos e eletroacústicos, é hora de escolher o acessório perfeito para te acompanhar nessa jornada. Saiba mais nessa matéria que preparei aqui no Blogmax!
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!
Olá Max achei muito bem explicado sobre violões acústicos e eletrificados ou eletroacústicos tenho um Giannini da edição de 100 anos de 1997 que ganhei de presente da minha mãe e depois de um longo prazo eu mesmo comprei um Tagima Kansas natural era muito bonito mas fique necessitado e tive que passá-lo para frente agora quero um Kansas Mahogany e você me ajudou muito obrigado.
Que bom que gostou, fico feliz em ajudar! Obrigado pelo comentário!