Um dia para se comemorar com muito ritmo.
Numa junção de instrumentos percussivos, como surdo, caixa, bumbo, etc, a Bateria nada mais é que a perfeita união entre peças de percussão que podem ser tocadas, inclusive, em separado.
Introduzida às bandas no início do século XX, era inicialmente tocada por mais de um músico. Ao serem inventados, os pedais por William F. Ludwig em 1910 e suportes para a caixa, o instrumento pode então ser tocado por apenas uma pessoa.
Com notória evolução, a Bateria está em várias realidades, de igrejas, aos palcos de bandas dos inúmeros estilos musicais.
Desta forma, encontramos hoje resultados desta evolução, como as baterias eletrônicas por exemplo, fiéis aos sons dos tambores utilizando sintetizadores para reproduzir os sons dos tons e pratos, possuindo sensores que geram um sinal elétrico quando tocada.
Uma de suas grandes vantagens é que o Baterista pode colocar fones para somente ele escutar os sons que está tocando, sem ser interrompido por incomodar.
Além de tudo isso, a bateria é peculiar pois possui pedais. O bumbo e o chimbal tocados com os pés, marcam o tempo da música, mas seu uso varia de acordo com cada baterista.
Com seu peso variando entre 40 e 70 kg, não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria. O estilo de música tocada, é por muitos uma das maiores influências perante o baterista para a disposição dos elementos.
#CURIOSIDADE:
Mark Temperato, de Lakeville, NY, montou uma Bateria que pesa duas toneladas e meia e inclui 813 peças montadas individualmente, que levou 20 anos para ser concluída – na igreja Breath of Worship em Lakeville. Um recorde mundial, de acordo com Guinness.
Porém, neste dia 20 de setembro, mudamos o foco de nosso texto para parabenizar não somente à beleza deste instrumento, mas quem está literalmente por trás dele – O BATERISTA.
Com seus kits que vão dos mais minimalistas às mais complexas, o Baterista, guardião de toda a percussão, é extremamente importante no bom andamento da banda, dando ritmo para a música, sendo semelhante a um maestro.
Apaixonado e defensor de sua Bateria, o fato de conquistá-la, equipá-la e sempre renová-la aumenta seu amor pela música e o faz crescer ainda mais como instrumentista.
Na data de hoje não só parabenizamos os Bateristas, mas toda a música em geral, dependente do ritmo marcado e do tempo dado através das batidas de cada percussão que compõe este lindo e completo instrumento.
E assim como você, que lê nossa matéria de hoje e toca ou somente curte Bateria, pode encontrar nas ruas grandes nomes que dominam-na com autoridade com a bandeira de nosso país, pelo mundo, assim como os grandes nomes internacionais que compõe este pário.
AOS AMIGOS BATERISTAS! PARABÉNS!