Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?

Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
Tempo de leitura: 4 Minutos

O mês de Junho representa festa em todo o canto do Brasil, mas você já parou para pensar nos ritmos das festividades em cada canto do país? Pesquisei bastante e encontrei tudo isso pra você!

Origem da Festa Junina

As festas juninas foram trazidas pelos portugueses no fim do século XVI. O principal motivo era celebrar as festividades de São João, cultura de origem católica que ainda permanece intacta em muitos lugares do país.
De modo geral, a festa junina passou por muitas diferenças, mas ainda tem como foco celebrar a cultura local com dança, música, comidas típicas e muita alegria.

O Sul e sua Cultura Tradicional

Design sem nome 2 - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
A dança de fitas é tradicional da Europa e desembarcou no Sul do Brasil como tradição. Fonte: Amino Apps

No Sul os ritmos que estão em evidência nas festas é o xote gaúcho, o vanerão e o chamamé. São estilos musicais típicos da região que sempre ganham muita força nas festas juninas.

Os instrumentos utilizados nesses ritmos portanto são o triângulo, a gaita (que é a maneira local de e nomear a sanfona), a rabeca, além do violão e a viola que aparecem em todo o Brasil.
Você pode se surpreender, mas muito se engana quem relaciona o pandeiro apenas com o samba carioca: no Sul, o pandeiro também tem uma participação importante nos ritmos mais tradicionais.

Nas festas, além de muita comida típica local como o pinhão, arroz de carreteiro, canjica e sagu de vinho. Sendo assim, as músicas embalam a dança de fitas e as quadrilhas que antecedem o tradicional casamento caipira.

Sudeste e as Quermesses

Design sem nome 3 - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
Típica barraca de quermesse em festa junina do sudeste. Fonte: Pinterest

Já no Sudeste, as festas juninas recebem outro nome: são as quermesses. Cheias de barracas com comidas típicas, brincadeiras e muita alegria. Assim, se trata de uma grande feira típica.

O ritmo que toma conta no Sudeste é o sertanejo, embalado pelas duplas sertanejas que conta com os instrumentos clássicos do ritmo. Aqui vemos portanto o violão, a sanfona e a viola aparecendo bastante nas quadrilhas.

Centro-Oeste e uma Festa Junina Muito Autêntica

Design sem nome 4 - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
Arraial de Corumbá, no MS. Fonte: Skyscanner

As festas juninas no Centro-Oeste são uma das mais autênticas do Brasil. Sendo assim, os ritmos que aparecem aqui são uma mistura com diversas culturas: o sertanejo disputa espaço com o forró, em festas com disputas de rimas com violeiros, além da polca que também tem o seu lugar.

Deste modo, os instrumentos que já citamos aparecem aqui, mas também dão espaço para a marimba, o caracaxás, tamborins e cochos, instrumentos tradicionais da região.

A região, sofre influência dos imigrantes alemães, da cultura interiorana, dos povos indígenas e também das fronteiras internacionais, sendo assim é uma das festas mais variadas do Brasil, com um cardápio e costumes que podem variar bastante nas cidades.

Norte e o Bumba-Meu-Boi

Design sem nome 5 - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
Festa do Boi-Bumbá em Paritins. Fonte: Tucupi Web

No Norte do País ainda existem celebrações com o mesmo tema do qual os portugueses trouxeram para o país, contudo quem realmente fica no centro das atenções é a festa do Bumba-Meu-Boi.

Sendo a cidade de Parintins a grande protagonista dessa festa, o festival é uma competição em formato de desfile entre as agremiações do Boi Caprichoso e Garantido, sendo empurrados pelo ritmo da toada, uma variação do maracatu.

Deste modo, os instrumentos que aparecem são em sua maioria percussivos, em um grupo de 400 músicos com a responsabilidade de sustentar a apresentação por duas horas e meia.

Nordeste

Design sem nome 6 - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?
Festa do São João de Caruaru. Fonte: Folha PE

Por fim, chegamos onde é o berço das festas juninas no Brasil. Assim, no Nordeste o que rege a festa é o forró, onde o triângulo, a zabumba e a sanfona dominam.

Durante todo o mês de junho as cidades se enfeitam com bandeirinhas para celebrar a cultura por todo o período.

Sendo assim, vale mencionar a festa de Caruaru, que se considera como o maior São João do Mundo, celebrando em todos os finais de semana com shows grandiosos em um evento que se espalha por todos os cantos da cidade simultaneamente.

Concluindo

Enfim, agora é hora de se arrumar e ir para uma festa junina pertinho de você. E que tal ajudar no ritmo da festa da sua região? Na Mundomax você encontra instrumentos típicos perfeitos para embalar a sua festa!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Festa Junina Perto de Mim: Como é em Cada Região?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo