Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente

Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Tempo de leitura: 5 Minutos

Descubra aqui o que é um sistema de som para ambientes e como escolher um corretamente para a sua casa, escritório, loja ou o que você imaginar!

O que são os sistemas de som para ambientes?

Você já prestou atenção em alguma vez que foi ao supermercado e alguma voz do além informou que algum corredor precisa de limpeza? Ainda que você pudesse conversar tranquilamente com alguém do seu lado, você escutou a voz perfeitamente.

A missão dos sistemas de som para ambientes é essa: nitidez de áudio mas sem sobrepor os sons ao redor.

Como funcionam?

Os sistemas de som para ambiente podem variar bastante em proporções, potências e até formatos. Mas a princípio tem um funcionamento muito similar, como vemos no esquema a seguir:

789456 1 1024x554 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Esquema básico de som para ambientes

Uma fonte de áudio (computador, microfone, celular, TV ou qualquer outro sistema compatível) envia para um receptor de áudio que funciona também como um amplificador. Os amplificadores mais atualizados como os da Hayonik contam com Bluetooth e permitem conexão sem fio. O amplificador é dimensionado conforme a necessidade de potência do sistema: quanto maior o ambiente, mais potência será necessária.

O sinal segue do amplificador para os falantes, que é onde escutamos o som amplificado.

No esquema existe ainda uma área amarela que pode estar no meio do caminho entre o amplificador e os falantes. Nessa parte podem ser adicionados os trafos, que ajudam a distribuir o sinal em grandes espaços aumentando a tensão do sistema e permitindo uma quantidade maior de falantes no sistema. Também cabem nessa área os atenuadores, que funcionam como botões de volume no sistema.

Amplificadores

Sobretudo, um amplificador tem a responsabilidade de aumentar o volume da fonte de entrada e levar para a fonte de saída. Para isso, o sistema precisa de entradas compatíveis com as fontes. Pode ser uma entrada tipo P2, P10, RCA, ou conexão Bluetooth, a regra é receber um sinal de áudio.

Nesse sentido, o amplificador aumenta a potência desse sinal, tornando possível redistribuir em alto volume.

image 3 1024x350 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Amplificador 40W RMS com Bluetooth Compact 400 Hayonik
Falantes

Os falantes podem estar em caixas ou arandelas. As caixas de som oferecem uma melhor sensação acústica, porém as arandelas são mais discretas para compor ambientes

Os falantes normalmente variam entre potência de 10w a 60w, mas com a ajuda dos trafos podem fazer parte de sistemas muito maiores e mais potentes desde pequenas áreas de lazer bem como grandes redes de supermercado.

Sem titulo - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Arandela e caixa de som, respectivamente
Trafos

Os trafos têm a responsabilidade de aumentar a tensão recebida e transformar em uma tensão maior. Na prática, com o auxílio dos trafos, os sistemas que funcionam com 8 falantes, podem comportar até 80.

image 4 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Exemplo de um trafo
Atenuadores

Os atenuadores são potenciômetros que ficam nas paredes dos ambientes, no mesmo formato das tomadas. Deste modo permitem regular o volume dos falantes de ambiente para ambiente. Portanto permitem uma configuração ainda mais personalizada.

image 5 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Atenuadores

Como escolher um sistema de som para ambientes?

Enfim, você aprendeu como que um sistema de som para ambientes funciona, bem como seus componentes. Logo, é o momento de encontrar o sistema perfeito para o seu ambiente.

Pequenos espaços

Em primeiro lugar, é importante ter noção da dimensão do seu espaço, lembrando daquela regra do início: quanto maior o ambiente, maior a potência.

Todavia, na maioria dos casos um sistema de som para ambientes como uma sala a potência não precisa ser muito elevada. Pensando ainda nos ambientes internos residenciais, as arandelas são uma excelente opção, pois se integram melhor nos projetos arquitetônicos.

Nos escritórios menores focados em apresentações de vídeo ou palestras, os sistemas também não precisam de grandes potências. Porém os atenuadores podem cumprir um papel ainda mais especial e facilitar o trabalho de controle de volume.

Dessa forma, nestes pequenos espaços, muitas vezes 2 até 4 falantes são suficientes para atender as necessidades do ambiente. Algumas empresas como a Hayonik oferecem kits prontos já focados nestas necessidades.

image 2 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Kit de Som para Ambientes com 4 falantes, da Hayonik
Ambientes Médios

Sob o mesmo ponto de vista, ambientes maiores precisarão um pouco mais de potência, contudo ainda não precisamos de força total. Apesar disso, talvez seja necessário administrar mais de um ambiente com um mesmo sistema.

Para restaurantes maiores, por exemplo, talvez exista uma área para refeições tranquilas, mas outro ambiente de conversas mais descontraídas. Para isso, é possível considerar um módulo de expansão, que comportaria muito mais falantes a serem distribuídos pelo restaurante. Desse modo, todos ouviriam a mesma música, mas em intensidades diferentes, compatíveis com o clima.

image 1 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Módulo de expansão Hayonik
Grandes ambientes

Finalmente, aqui entram os trafos, dos quais comentamos mais cedo. Para supermercados, auditórios, shoppings centers e muito mais, precisamos de amplificadores de maior potência. São lugares muito maiores que precisam de um sistema de som ambiente mais robusto. Juntamente com os trafos, um único amplificador pode comportar até 80 falantes, como é o exemplo do MS4000 da Hayonik.

Screenshot 2 1024x268 - Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente
Amplificador MS4000

Concluindo

Agora que você aprendeu tudo sobre som para ambiente, é hora de pensar nos seus projetos e escolher os equipamentos perfeitos!

A Mundomax é uma loja confiável conta com a linha completa de som para ambientes da Hayonik, faça uma visita!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Sistemas De Som Para Ambientes E Como Escolher Corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo