A ordem dos pedais é um fator muito importante para atingir o objetivo que se espera do som
Quero um pedalboard, e agora?
No mundo musical, quase nada é regra. Mas, existem algumas dicas e orientações que podem melhorar o seu som. Uma delas é a cadeia de sinal em pedalboard, ou seja, como você pode organizar a ordem de pedais e pedaleiras para obter uma sequência mais lógica.
Todavia, o ideal é experimentar diferentes ordens e usar aquela que mais te agradar. De qualquer maneira, vamos entender juntos como isso funciona. É importante ter em mente ao menos um ponto de partida para montar o seu pedalboard da maneira que você desejar!
Categorias de pedais de guitarra
Antes de mais nada, te mostro quais são as principais características de pedais. São elas:
- Afinador
- Filtros: Wah-wah e envelope filter (varredura de equalização)
- Distorção: Overdrive, distortion e fuzz (clipagem de onda)
- Boost
- Modulações: Chorus, phaser, flanger, entre outros (dão movimento ao som)
- Ambiências: Delay e reverb (efeitos de eco)
Esta mesma ordem listada é a que pode ser seguida para a organização da cadeia de sinal. Para saber se esta sequência serve para você, entenda a função e a proposta de cada uma.
Afinador
Como o próprio nome já diz, serve como afinador do instrumento e, por esse motivo, o indicado é usá-lo na 1ª posição da cadeia de sinal do pedalboard. Desse modo, o objetivo é para que não haja nenhuma interferência na captura das notas.
Filtros antes de distorções
Os filtros, como o pedal de wah-wah, são colocados geralmente antes de distorções, pois os efeitos de overdrive e distorção deixam os harmônicos do som da guitarra mais proeminentes e o pedal de wah-wah passa a trabalhar com esses harmônicos. Ou seja, o pedal não trabalha da maneira ideal.
O efeito que costuma se buscar com um pedal de wah-wah é exatamente ao contrário, um som mais suave e definido, conseguindo variar nas notas reais da guitarra. Sendo assim, sendo utilizado antes, este efeito esperado será possível.
Em contrapartida, se você busca efeitos espaciais mais exóticos, o wah-wah em uma posição diferente pode ser um bom experimento.
Drives e Distorções
Enfim chegam os queridinhos do rock, punk, metal e provavelmente a razão que você se apaixonou pelas guitarras: os overdrives. Também subdivididos em fuzz e distortion, esses pedais têm a missão de saturar o ganho para dar aquele efeito rasgado cheio de força. Sendo assim, é o som que consagrou os grandes guitarristas.
Sendo assim, esse som precisa de notas bem claras e limpas para trabalhar, sendo ideal posicioná-lo antes dos efeitos mais profundos.
Boost
Primeiramente, toda vez que seja necessário aumentar instantaneamente um sinal, o booster é uma excelente opção. Sabe aquele momento que o guitarrista vai entrar no solo e você percebe que o volume aumentou repentinamente? É um pedal de booster que permite esse destaque sutil em alguns momentos e depois retorne para o volume original.
É ideal colocar logo após as distorções, garantindo um empurrão extra para o sinal da guitarra.
Caso a ideia seja compensar uma perda de sinal ocasionada por um cabo longo, por exemplo, uma recomendação interessante é inseri-lo logo no início da cadeia.
Modulação
Pedais de modulação geralmente servem pra dar movimento ao som da guitarra. O chorus, por exemplo, duplica o sinal da guitarra e fica movimentando a afinação dessa dobra, proporcionado profundidade e movimento.
Portanto, os pedais de modulação seguem um princípio parecido com os filtros, antes da distorção ficam mais sutis e depois das distorções ficam mais proeminentes.
Sendo assim, as duas posições permitem sonoridades muito boas e que podem ser encontradas em vários guitarristas considerados ícones.
Esse é um dos motivos que torna difícil decidir qual a ordem mais comum para este tipo de efeito. Afinal, existem pedais de modulação muito diferentes e cada um agrada cada pessoa em um determinado lugar na cadeia de sinal.
Ambiência
Pedais de ambiência são os delays e os reverbs, que geralmente estão por último na cadeia de sinal. Estes efeitos tentam imitar um fenômeno acústico que acontece quando um som é rebatido em alguma superfície e se ouve o mesmo som mais de uma vez.
Por exemplo, quando o som sai de um alto falante não é mais possível modificá-lo com efeitos. Por isso, os pedais de ambiência geralmente ficam por último, para que nenhum efeito seja adicionado em cima deles.
Liberdade musical
Ainda que exista esta ordem básica e comum para montar sua cadeia de sinal em pedalboard, a decisão varia – e muito – de acordo com os resultados esperados no som. Teste, troque, experimente e, então, decida qual a ordem usar na sua.
E é importante considerar que a cada dia que passa, novas possibilidades e novos tipos de pedais vão surgindo. Cabe agora buscar qual o seu som favorito, mas com essa base de conteúdo que te mostrei, fica tudo mais simples para partir do zero.
Agora que você já sabe o necessário para montar o seu pedalboard, confira a nossa seção especial lá no site!
E caso esteja em dúvida se a Mundomax é uma loja confiável, confira essa matéria e tire suas dúvidas!
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!
Boa tarde
Muito boa a matéria, está me ajudando muito na montagem do meu board, mas fiquei com uma dúvida
Qual seria a melhor posição para colocar equalizador e compressor