Como limpar meu instrumento musical?

Como limpar meu instrumento musical?
Tempo de leitura: 3 Minutos
Você sabia que limpar seu instrumento musical da maneira correta pode influenciar não só na vida útil dele, mas também no dia a dia de uso? Porém, é preciso atenção, pois existem formas, produtos e tempos específicos para a limpeza de cada instrumento.

Piano e teclas

Para limpar um piano, por exemplo, o primeiro e mais frequente hábito deve ser o de retirar a poeira presente no instrumento, o que deve ser feito com um espanador ou um pano bastante macio. Nos pedais, use o mesmo pano macio, mergulhe em água e detergente neutro e torça. Passe-o apenas umedecido, para que as peças não fiquem molhadas.
Já as teclas, independente do material, você pode limpá-las com um pano seco, para remover poeira e gordura do local. Caso estejam com manchas mais difíceis de retirar, uma recomendação é passar um pano úmido, com um pouco de bicarbonato de sódio. Tome cuidado, não deixe o pó cair entre as teclas.
Conheça nossos modelos: http://www.mundomax.com.br/search?q=piano

Cordas

Agora, para você, que possui instrumentos de corda (violão, guitarra, contrabaixo, violinos e violas), é preciso atenção com algumas dicas. Para retirar a poeira do corpo, você consegue apenas com um pano seco e macio. Somente em caso de sujeira muito resistente, passe o pano molhado (sem exageros) com água fria.
As cordas são as partes destes instrumentos que mais guardam marcas, como suor, oleosidade e impressões digitais. A melhor maneira de limpá-las é utilizando lubrificantes específicos. Porém, você pode apenas retirar aquelas sujeiras diárias com um pano ou uma flanela seca, e passar nas partes superior e inferior das cordas.
Se você utilizar algum produto, mesmo que próprio para instrumentos musicais, confira se ele foi removido por completo. Resquícios acumulados podem danificar a peça.
Nosso violões: http://www.mundomax.com.br/search?q=viol%C3%A3o
Guitarras: http://www.mundomax.com.br/search?q=guitarra
Contrabaixos: http://www.mundomax.com.br/search?q=contrabaixo
Limpeza Instrumento Musical 300x300 - Como limpar meu instrumento musical?
Limpeza Trompete 300x300 - Como limpar meu instrumento musical?

Instrumento de sopro

 
São eles os que mais precisam de atenção quanto à limpeza, afinal, por serem tocados com a boca, os instrumentos de sopro exigem cuidados especiais de higienização. O ideal é realizar a limpeza frequente deles, que pode ser feita com água e pouco detergente neutro, de maneira a não danificar a peça.
Além disso, com materiais específicos, você pode limpar partes internas do seu instrumento, garantindo uma limpeza mais profunda e colaborando com a preservação dele.
 

O que nunca usar?

Independente de qual instrumento você queira limpar, alguns materiais e produtos são absolutamente não recomendados. É o caso de palhas de aço, produtos químicos, solventes, produtos para limpeza da casa, óleo de peroba, cera de carro, entre outros.
 

E com que frequência devo realizar a limpeza?

 
Sempre que possível! Principalmente após longos períodos de exposição e/ou após tocar. Uma informação interessante é que, é melhor que você faça a limpeza com maior frequência e utilizando poucas coisas, do que uma limpeza rara com produtos fortes, achando que a eficiência será mais intensa.
Para qualquer instrumento: Guarde-os longe de muito calor e umidade. Estes fatores são verdadeiros inimigos dos instrumentos musicais e podem ocasionar a oxidação de metais, dando o famoso e desconfortável aspecto de enferrujado. Cases e suportes adequados são ideais para que o seu “filho” esteja guardado com a proteção necessária.
Acesse para conferir alguns produtos que facilitam a limpeza de instrumentos musicais: https://goo.gl/3faa5E

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Como limpar meu instrumento musical?

Loja Mundomax

Um comentário em “Como limpar meu instrumento musical?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo