Tipos de Violão: Saiba como escolher!

Tipos de Violão: Saiba como escolher!
Tempo de leitura: 3 Minutos

Exitem vários tipos de violão e, ao começar a tocar, você terá que decidir qual será o modelo de seu instrumento. Afinal, ter um violão novinho e do seu gosto é até um incentivo para continuar firme nas aulas de
música.
Mas, para que o aprendizado seja ainda mais proveitoso, é preciso considerar alguns pontos no momento da compra, como o tamanho ideal para você. Afinal, o tipo de cada violão interfere diretamente no som que o instrumento transmitirá no momento em que está sendo tocado.

 

 

Violão Jumbo

Violão Jumbo 300x300 - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

 

Os violões com a caixa acústica maior – conhecidos como jumbo – costumam ter volume mais alto, timbre mais grave e dão a famosa “encorpada” no som. Porém, eles são considerados menos confortáveis para se tocar.

Quem pretende transportar o instrumento com frequência, as opções grandes também se tornam mais difíceis. Dessa forma, é preciso considerar todos os usos e finalidades que o violão terá na sua prática e no seu dia a dia antes da decisão final.

Violão Clássico

Violão Clássico 300x300 - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

Os modelos clássicos possuem um braço largo, porém, por serem leves e macios, são as opções ideais para iniciantes. Inclusive, ele é muito utilizado para tocar uma variedade de ritmos e estilos.

Violão Folk

Violão Folk 1 300x300 - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

O violão folk é um pouco maior que o clássico, porém, mais acinturado. Com um braço mais fino, ele possui o timbre mais estridente. Produz sons mais graves, indicado para intenções mais metalizadas.

Violão Flat

Violão Flat 1 300x300 - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

Já os violões conhecidos como flat costumam ser mais finos, pois, geralmente, são elétricos e tocados ligados a um amplificador. Sendo assim, a espessura desses modelos acaba sendo uma característica secundária, ainda que sacrifique a acústica, já que com este tamanho proporcionam mais conforto de uso e o som será valorizado de outra forma.

Os modelos com espessura ainda menor são os thin, que possuem uma acústica ainda mais reduzida. Quando mais fino o violão, mais próximo ao corpo ele estará e mais confortável ele será.

Violão para crianças

person 795018 960 720 300x176 - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

Escolher violão para uma criança também implica em alguns cuidados e comprar o tamanho adequado pode ser um dos fatores mais importantes que afetarão na habilidade dela para tocar. Já existem modelos específicos para os pequenos, que são opções muito mais confortáveis.

Algumas dicas em relação à idade e ao tamanho ideal são:

– Crianças de 4 a 6 anos, que possuem entre 1m e 1,15m, devem utilizar um violão que tenha ¼ do tamanho do violão padrão;

– De 5 a 8 anos, entre 1,15m a 1,35m, o melhor é o tamanho de ½ em relação ao padrão;

– De 8 a 11 anos, entre 1,35m e 1,5m, é necessário um violão que seja ¾ do tamanho do violão padrão;

– Já para crianças que tenham 1,5m para mais, elas podem utilizar o tamanho padrão do instrumento.

Cordas

Outro aspecto que vai além do tamanho mas também pode ser considerado importante para iniciantes é o material da corda. Os modelos com cordas de nylon são os mais indicados por serem mais suaves e machucarem menos os dedos, o que torna o aprendizado mais produtivo.

 

Como você pôde ver, são vários detalhes que farão toda diferença em seu aprendizado. Agora que você já sabe escolher seu violão, que tal aprender a cuidar dele? Leia também nosso artigo “como limpar seu instrumento” e aprenda a cuidar do seu violão!

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Tipos de Violão: Saiba como escolher!

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo