Vintera ’60s Jazz Bass: desvendando o Contrabaixo da Fender

Vintera ’60s Jazz Bass: desvendando o Contrabaixo da Fender
Tempo de leitura: 3 Minutos

A linha Jazz Bass da Fender tenta viajar pelo passado da música e tenta reproduzir cada contrabaixo que obteve mais destaque na década. Desde a criação do Precision Bass em 1951 esse formato de instrumento tem se destacado cada vez mais e vem instigando a curiosidade dos fãs da marca.

Hoje, vamos falar do modelo Vintera ‘60s Jazz Bass Daphne Blue um instrumento cuja cor e estilo remontam a uma sonoridade mais vintage. Bora lá?

Corpo e braço

Produzido no México, esse Jazz Bass tem o corpo revestido pela madeira Alder, tipo muito utilizado nas guitarras Fender. A razão disso? Ela ajuda o instrumento a manter um som cheio e encorpado com frequências bem equilibradas diferente por exemplo da madeira Ash, do qual os médios e agudos se caracterizam por serem bem definidos e abertos.

Por outro lado, o braço do contrabaixo é feito de Maple, madeira conhecida por aguentar bem a tensão das cordas e por isso, é bastante utilizada para o braço dos instrumentos e é muito comum encontrar nas guitarras Fender. Com uma escala de 7,25” de raio, esse contrabaixo proporciona um conforto ao baixista, o que colabora bastante na hora de tocar.

Captadores

Com dois captadores single-coil seguindo o design típico da Fender, a intenção aqui era construir algo que remetesse a década de 60. Inclusive, até o headstock do vintera segue essa pegada mais vintage, que convenhamos, agrega muito mais no visual e dá uma sensação de old vibes.

Vintera Jazz Bass Blue 3 - Vintera '60s Jazz Bass: desvendando o Contrabaixo da Fender

Sonoridade

Reproduzindo a sonoridade típica dos anos 60, o Vintera ’60 conta com um timbre mais vintage e um som mais brilhante e é perfeito em equilibrar frequências médias, agudas e baixas, além de permitir ao instrumentista tocar gêneros como rock, reggae, blues, soul e jazz.

O Jazz Bass é um instrumento muito conhecido e reconhecido mundialmente. Grandes nomes da música como Geddy Lee, vocalista da banda Rush, utilizam o contrabaixo em seus shows.

joueurs basse celebres 2048x1365 2 1024x683 - Vintera '60s Jazz Bass: desvendando o Contrabaixo da Fender
Geddy Lee tocando um Jazz Bass em um de seus shows. Fonte: superprof.com

Agora que já apresentamos um pouco mais sobre o instrumento, conta aqui para a gente a suas impressões desse contrabaixo e não esquece de dar uma conferida em nosso site!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Vintera '60s Jazz Bass: desvendando o Contrabaixo da Fender

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo