Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta

Tempo de leitura: 7 Minutos

Fender Stratocaster - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta

A Fender tem vários modelos de guitarras, mas a mais importante e influente de todas é a Stratocaster. A marca foi fundada em 1946 por Leo Fender, sendo que a Stratocaster apareceu em 1954, trazendo a alavanca de vibrato, possibilitando a “torção” das cordas. Esta guitarra mudou o curso da música nas mãos de grandes mestres que imortalizaram suas imagens com ela. Jimi Hendrix, Eric Clapton, Richie Blackmore (Deep Purple), Jeff Beck, Stevie Ray Vaughn, Buddy Guy e Dave Murray (Iron Maiden) são alguns exemplos de guitarristas que dificilmente, ou nunca, sobem ao palco sem a suas respectivas Stratocasters.

A Fender Stratocaster é sem dúvida um dos, se não: o, instrumento mais revolucionário da música. Ela incendiou a alma de muitos roqueiros, blueseiros, sertanejos e jazzistas no mundo. Por isso, hoje nós da Mundomax dedicamos este artigo pra falar um pouco sobre a história da guitarra Fender Stratocaster.

Em 1951, Leo Fender, fundador da marca mais famosa de guitarras do mundo, apresentou um novo protótipo de um instrumento de corpo sólido, que chamou posteriormente de guitarra Telecaster. A Tele, como ela era e continua sendo conhecida, foi a primeira guitarra estilo espanhol de corpo sólido a ser produzida em massa para comercialização.

Porém, em 1954, Leo Fender, levemente cansado dos timbres estridentes das Telecasters, queria um instrumento novo, infalível, que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a Telecaster. Que falasse baixo, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então Leo Fender se juntou George Fullerton e Freddie Tavares, e criou, simples assim, a Primeira Fender Stratocaster.

Stratocaster Fender Logo - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta

Inovações da Fender Stratocaster

A Stratocaster traria várias importantes inovações. Seu corpo possuía um novo desenho, de construção similar ao da Telecaster. Eletricamente, traria uma de suas grandes singularidades, através da adoção de 3 captadores de bobina simples (a Telecaster possuía 2) e com uma chave de 5 posições que permitia diversas associações dos mesmos, permitindo portanto uma grande variedade de sons, daí o título de guitarra mais versátil do planeta. Seus captadores eram unidades de baixa impedância, com um som mais brilhante e limpo, próximo dos instrumentos acústicos. Todo o circuito elétrico, incluindo os captadores, era montado em uma placa acrílica removível. Isto permitia que o circuito fosse todo montado fora da guitarra e posteriormente instalado na mesma em apenas uma operação, fato típico de uma produção em larga escala.

John Frusciante Fender Stratocaster - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta
John Frusciante ex. Red Hot Chili Peppers

O corpo da Fender Stratocaster era esculpido visando o conforto, com rebaixo para apoio do braço e para a barriga do músico. A Stratocaster logo conquistou os músicos e hoje é até desnecessário listar todos que foram ou são apreciadores dela. Nomes como Eric Clapton, Jeff Beck, David Gilmour, Ritchie Blackmore, Jimi Hendrix, John Frusciante, apenas para citar alguns (na verdade, faltaria espaço para listar todos os músicos que são adeptos da “Strato”). A guitarra é produzida com muito sucesso até os dias atuais, e conserva suas características principais praticamente inalteradas. Com esse lançamento, a Fender passava a ser líder isolada no mercado de guitarras maciças e baixos elétricos.

Mas o mais importante, mesmo, foi a inclusão da nova ponte com Tremolo Fender. Originalmente o tremolo foi criado para permitir que os guitarristas dessem dar um bend nas cordas, simulando o efeito do pedal das guitarras steel muito populares entre os artistas de country music da época. Mas aos poucos revolucionou a forma de se tocar guitarra.

Eric Clapton Fender Stratocaster - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta
Eric Clapton

Sonoridade da Stratocaster

De um modo geral o timbre de uma Fender Stratocaster se modela ao estilo musical e jeito de tocar do guitarrista. É talvez o único modelo de guitarra que cabe perfeitamente em qualquer estilo musical.

As Stratocaster tem seu timbre conhecido como “quack”, caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock. As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, e vez ou outra Basswood, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro, poplar, freijó, basswood, swamp, ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash(dependendo da densidade deste, que varia muito).

Curiosidades

George Harrison Fender Stratocaster - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta
George Harrison - Beatles

A “Strato” (seu apelido no Brasil), foi imortalizada, nada mais nada menos que por Jimi Hendrix, que a estraçalhava no palcos. Ela possui uma longa lista de fãs convictos: Eric Clapton, que possui mais de uma centena de Guitarras Strato, é contundente: “Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura”. Uma vermelha era a preferida de Bob Marley que demonstrou grande afeto pelo instrumento ao ser sepultado junto à ela. Stratocaster foi originalmente iconizada pelos Beatles, com George Harrison e John Lennon usando o modelo, no álbum Rubber Soul, em 1965. George Harrison, guitarrista dos Beatles, tinha uma stratocaster que era originalmente azul, que comprou junto com John Lennon, e fez nela, sozinho, uma pintura psicodélica com os esmaltes de sua mulher, e a guitarra pode ser vista durante o Magical Mistery Tour, tendo notoriedade no clipe de I Am The Walrus. Desde então, a guitarra vem ganhando várias reproduções, feitas por pintores de maioria amadores. No vídeo abaixo curta Jimi Hendrix:

 

O “genial” Mark Knopfler (Dire Straits) apesar de usar largamente as Gibson Les Paul, é um apaixonado pela Fender Stratocaster e diz ter composto a música “Sultans of Swing” especialmente para ela. Na maioria das apresentações e álbums do Nirvana, Kurt Cobain aparece tocando guitarras Fender – de vários modelos: Mustang, Telecaster, Jaguar e Stratocaster. John Fruciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, tem uma grande coleção de guitarras Fender. Sua favorita(e a mais utilizada em shows)é uma Fender Stratocaster Sunburst.

David Gilmour, que sempre utilizou Stratocasters em larga escala, dentro e fora do Pink Floyd, possui em sua coleção uma em especial, fabricada em 1954 de cor creme, que é considerada uma das primeiras Stratos fabricadas pela Fender, acredita-se que seja a Startocaster mais antiga (em perfeita condição de uso) existente. Ele dificilmente a utiliza em shows devido a sua raridade, e pode ser visto tocando com ela no Show comemorativo dos 50 anos da Fender Stratocaster em 2004 (Vídeo Abaixo).

Sérgio Dias dos Mutantes é um ávido fã da Strato, e até hoje, um dos motivos para a banda ter abandonado os palcos por quase 20 anos é a sua discussão com seu irmão Arnaldo Baptista sobre qual guitarra seria melhor: Fender ou Gibson. Outro grande herói da Fender Stratocaster foi o guitarrista Ritchie Blackmore do Deep Purple, considerado por muitos fãs até hoje como um dos melhores “Guitar Player” da Fender Stratocaster que já existiu.

Uma curiosidade que poucos conhecem é que entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, popular indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Fender Stratocaster e outro dos baixos Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross . O grande responsável por isso foi Carlos Assale, criador das antigas guitarras Dolphin.

As cinco décadas da Fender Stratocaster inspiraram o jornalista Tom Wheeler a escrever o livro “The Stratocaster Chronicles”, com fotos e depoimentos de designers, executivos de empresas e músicos sobre o modelo de instrumento.

Finalizando

Enfim, é com muita honra que a Mundomax dedica este artigo ao modelo de guitarra mais copiado, aclamado e enfatizado do mundo. É um prazer também trabalhar com esta marca comercialmente, para saber os modelos que trabalhamos da Fender, Clique Aqui: http://www.mundomax.com.br/fender/

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

10 comentários sobre “Fender Stratocaster: A Guitarra mais cobiçada do planeta

  1. Meu sonho é ter uma guitarra fender acústica a melhor guitarra do ano 2019. Queria que eles ouvisse minha voz de um alguém que deseja tantooooooo. Publicarei em todas redes sociais que eu tivesse. Que a fender ajuda um pobre sonhador a realizar seu sonho para tocar na igreja.

  2. Olá… no início de seu artigo está dito que a Strato trazia a chave de 5 posições como algo revolucionário em sua criação. Na verdade esta chave foi introduzida nas Strato apenas em meados dos anos 70 – até então a Strato tinha uma chave de 3 posições (uma posição para cada captador). O modelo em homenagem à Jimi Hendrix leva esta primeira configuração de 3 posições. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo