Como Acabar Com A Microfonia Em 9 Dicas
Tempo de leitura: 5 Minutos

É só juntar microfones, amplificadores e alto falantes, que a microfonia já aparece. E o pior: a Microfonia é um problema crônico na maioria das igrejas, shows em ginásios e demais eventos que necessite de equipamento de som. Por isso, eu vou te dar algumas dicas para ajudar a você acabar com a microfonia de uma vez por todas.

Microfonia: O que é?

O processo causador da microfonia, também chamado de realimentação positiva do sistema de som, é o seguinte: o som sai do alto-falante, é captado pelo microfone, é transformado em sinal elétrico e reforçado pelo amplificador que, por sua vez, entrega este sinal ao alto-falante. O falante transforma este sinal em som, que é captado novamente pelo mesmo microfone, repetindo assim esse processo indefinidamente. Entendeu?

Traduzindo: a microfonia é aquele uivo agudo ou grave intermitente, irritante e por vezes insuportável, que sai das caixas de som. Acontece normalmente, como explicado acima, quando colocamos um microfone na frente de um alto falante, logo, ele capta o som vindo da caixa e então temos o surgimento da microfonia.

A microfonia pode variar de acordo com a distância do microfone ao alto-falante, dos obstáculos que existam no local, do ângulo do microfone em relação à fonte sonora, dos filtros existentes no amplificador, dentre outras razões.

As principais causas de microfonia são:

• Tipo de microfone usado;

• Posição incorreta dos monitores e das caixas de PA;

• Volume muito alto nos monitores e no PA;

• Ganho exagerado nos microfones;

• Equalização Excessiva.

Outro fator importante a destacar diz respeito ao posicionamento dos monitores e das caixas de PA, que são fortes atuantes na geração da microfonia.

Posicionamento incorreto dos monitores e das caixas de PA

Esta é uma das principais causas de microfonia. Quando o som oriundo das caixas de PA incide diretamente sobre os microfones, a possibilidade de ocorrer microfonia é grande. Sendo assim, evite posicionar os microfones no campo de projeção das caixas.

A posição dos monitores também é crítica. Distribua os monitores no palco de acordo com o padrão de captação dos microfones utilizados. Se você estiver usando microfones cardióides, o monitor pode ser posicionado diretamente atrás do microfone. Como o microfone cardióide rejeita os sons traseiros, dessa forma não haverá microfonia (imagem abaixo).

Se os microfones em uso forem do tipo supercardióides ou hipercardióides, os monitores devem ser posicionados num ângulo de 120º em relação ao microfone, uma vez que a maior rejeição está nesta posição.

Mas um grande problema de geração de microfonia, em relação ao posicionamento dos monitores, é a reflexão do som na parede de fundo do púlpito, que volta sobre o microfone produzindo a microfonia. Sendo assim, posicione os monitores de forma a evitar a projeção direta do som sobre a parede de fundo do púlpito ou revista esta parede com material “sonoabsorvente”.

Alto volume nos monitores e nas caixas de PA

Este é outro problema causador de microfonia. Mesmo quando os monitores estão posicionados corretamente, se os volumes do PA e do monitor estiverem muito altos, o som alcançará o microfone causando problemas e dessa forma gera a microfonia.

O que geralmente causa altos níveis de volume no palco são os cubos dos instrumentos, que funcionam bem acima da necessidade. Um passo importante para a diminuição deste nível de volume é a celebração de um acordo entre músicos e operadores de som para que a intensidade sonora dos cubos seja reduzida, permitindo a redução proporcional dos níveis do PA e do retorno.

Outra solução que tem se mostrado eficiente é adoção de um sistema de monitoração por fones de ouvido, que permite a redução dos níveis sonoros para um patamar bastante confortável. Sendo assim, os monitores de palco podem ser evitados.

Ganho excessivo nos microfones

Muitos confundem ganho com volume. O controle de ganho regula o nível do sinal que entra no canal enquanto o potenciômetro do volume controla o sinal que está saindo do canal. Se o ganho for muito elevado, com certeza gerará distorções no sinal e causará um desequilíbrio no sinal causando microfonia.

Para que estes problemas não ocorram, é necessário que o ajuste do ganho de entrada do canal seja feito de forma adequada. Em geral, este ajuste é feito em conjunto com o botão PFL e com a barra de leds da seção Master. Com os controles de volume fechados (canal e master), pressiona-se a tecla Solo e injeta-se o sinal do microfone no canal. Assim, observa-se o comportamento do sinal na barra de leds. Posteriormente começa-se a abrir o controle de ganho e quando o sinal atingir 0 dB. E enfim o ajuste está completo. Portanto este procedimento deve ser feito para todos os canais individualmente.

Equalização excessiva

Muitas pessoas imaginam que um som de qualidade é aquele que tem os agudos muito pronunciados. Para conseguir isto, diversos operadores incrementam as freqüências agudas do equalizador, provocando assim desequilíbrios na resposta do sinal e gerando realimentações destas frequências, causando microfonia.

Há uma máxima, cunhada pelo engenheiro de som americano Pat Brown, que diz “Em Áudio, menos é mais”. Pat Brown quer dizer com isto que qualidade não está relacionada com quantidade. Quando você precisar utilizar um equalizador, utilize-o com muita parcimônia evitando, sempre que possível, os ganhos e dando preferência às atenuações.

9 Dicas para evitar ou reduzir microfonia

1 – Dê preferência aos microfones dinâmicos e cardióides;

2 – Coloque corretamente os monitores baseando-se no padrão de captação de cada um dos microfones.

3 – Confira o reflexo do áudio dos monitores nas paredes que podem retornar ao microfone.

4 – Jamais aponte o microfone para as caixas.

5 – Não envolva a cápsula com as mãos.

6 – Procure manter os microfones fora do campo de projeção das caixas de PA.

7 – Quanto mais microfones abertos existirem, maior será a possibilidade de ocorrer microfonia. Sendo assim, use apenas a quantidade de microfones necessária, sem exageros;

8 – Trabalhe com níveis de pressão sonora (volume) adequados;

9 – Seja cuidadoso na equalização.

Quer saber mais? Visite a seção de som profissional do nosso site!

Fonte: http://www.somaovivo.mus.br

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

13 comentários sobre “Como Acabar Com A Microfonia Em 9 Dicas

  1. Comprei a 2 dias um microfone sem fio, para brincar de Karaoke em casa. Mas a microfonia foi tão alto e não sei por que, não sei o que fazer.

    1. Olá Suzany,
      Interessante, tente diminuir o volume e distanciar mais o mics das caixas de som e não tapar o microfone caso esteja iniciando uma microfonia.
      Esperamos que tenha conseguido usufruir dos seus momentos de karaokê.
      Abraços.

    1. Olá Walter, tudo bem? Uma sugestão para evitar a microfonia é o Abafador no Feedback, ele é uma peça que você pode adquirir no nosso site!
      Outra sugestão é mexer na equalização da sua caixa, controlar os graves e até mesmo manter um certa distância entre o instrumento e a caixa 😉

  2. Muito boa esta descrições, agora é dificil de colocar na cabeça do meu pastor que acho que o defeito esta no microfone e não na colocao das caixas e aumento excessivo do volume

    1. Verdade! O problema que vivenciu constantemente de microfonia acredito que é no microfone. Preciso trocar urgente.

    1. Olá Cinthya, PA é um sistema que amplifica um sinal, por meio da “mesa” e caixas acústicas. Quando você usa um microfone para voz, ou um amplificador de guitarra, por exemplo, liga estes no PA para que o som tenha um alcance maior! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo