Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Tempo de leitura: 5 Minutos
Conheça um pouco sobre os shapes mais conhecidos no mundo todo!

Olá, querido leitor! Aqui quem fala é o Max, o astronauta multi instrumentista da Mundomax, hoje eu venho falar com vocês sobre as guitarras, vou apresentar quais são as mais conhecidas no mundo, E ai, vai ficar de fora?

Saiba quais são os shapes mais conhecidos no mundo todo!

A primeira guitarra elétrica foi criada nos Estados Unidos em meados de 1930 por um músico chamado George Beauchamp e o engenheiro eletricista Adolph Rickenbarcker. Desde então, o instrumento tem feito história por ser presente em quase todos os estilos musicais desenvolvidos até hoje.

Com vários modelos e variações disponíveis no mercado, existe uma linha muito tênue entre beleza e timbre, que são caracterizados de acordo com o formato do instrumento e a captação pré-instalada (ou modificada, de acordo com a experiência do músico). Sendo assim, preparamos algumas dicas de modelos mais conhecidos para você escolher a guitarra que melhor combina com seu estilo!

 

STRATOCASTER

Fender Stratocaster 4 1024x324 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Modelo Guitarra Strato American Deluxe FENDER

Popularmente conhecida por “Strato”, é a mais conhecida por guitarristas iniciantes e profissionais, pois atende ambos em questão de valor e qualidade. A Fender Stratocaster foi e ainda é um moelo consagrado por guitarristas icônicos como Jimi Handrix, Eric Johnson, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, fazendo sucesso também com artistas contemporâneos como John Mayer.

Jhon Mayer 2 2 1024x683 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Guitarra Statocaster John Mayer – By Fender

LES PAUL

Guitarra Les Paul LPS 230 Preto STRINBERG 2 edited 2 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Modelo Guitarra Les Paul LPS-230 STRINBERG

O guitarrista Lester William Polsfuss levou o nome artístico Les Paul para o desenvolvimento de suas guitarras, que ficaram caracterizadas em gêneros como Jazz, Country, Blues e Rock’n’Roll, também utilizados por ele em seus discos.

Lester William Polsfuss - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Lester William Polsfuss –
“O Grande Les Paul”

Com o passar do tempo, a Gibson inovou na fabricação dessas guitarras e hoje, mais de 50 anos após sua criação, é um dos modelos mais buscados por todos os tipos de músicos. Alguns dos guitarristas mais conhecidos por utilizar a Les Paul são Slash, Zakk Wylde, Jimmy Page e Randy Rhoads.

 

Slash Les Paul - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Slash e sua grande companheira Les Paul

SUPER-STRATO

Guitarra RG250M YE IBANEZ 1 edited 1 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Guitarra RG250M-YE IBANEZ

Eddie Van Halen revolucionou o mercado musical ao desenvolver essa guitarra com sua banda nos anos 70. Também chamada de “super-strato”, é uma “modificação brutal” do modelo Stratocaster padrão, muitas vezes caracterizada por apresentar captadores humbucker para um timbre mais pesado (comum em estilos como metal e hard rock), microafinação (floyd-rose), 24 ou mais trastes para maior amplitude sonora e outros aspectos que, consequentemente, fazem dela um modelo mais voltado para guitarristas que gostam de inovar e explorar suas músicas, criando frases e solos com mais brilho e variedade de timbres alcançados com a ponte floyd-rose e, muitas vezes também, notas harmônicas com maior sustain. Além de Eddie, a super-strat é usada com maestria por Joe Satriani, Steve Vai e Paul Gilbert.

steve vai 755x470 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Steve Vai Com Sua Super-Strato Ibanez

TELECASTER

fender 10171951 1024x337 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Telecaster – Fender Player Plus Nashville

Desenvolvida pela Fender em 1950, esse modelo tão impopular e desejado pode ser considerado o pioneiro das guitarras de corpo sólido.

A guitarra possui o corpo em madeira Alder e o braço em Maple parafusado ao corpo, dois captadores single coils bem diferentes entre si formando o som único das Telecasters, também conta com chave seletora de três posições e dois knobs, além de ser fácil customizada.

Esse modelo é muito utilizado no Country, mas também é ótimo para tocar outros estilos como, Blues, Jazz e Rock’n’Roll. Elas foram e são utilizadas pelos grandes guitarristas: Keith Richards, Syd Barret (Pink Floyd), Carmen Vandenberg, Greg Koch e muitos outros.

view b8ac9cc08a9efa75e9ae9e26b3322d95 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos
Jim Root e sua Telecaster

Há também, outros modelos utilizados por guitarristas famosos e falaremos deles numa próxima oportunidade…
Afinal, não importa o seu estilo, aqui na Mundomax com certeza existe uma guitarra perfeita para você!

Gostou do que eu trouxe para você hoje? Tenho muito mais dicas e curiosidades desse mundo para compartilhar com vocês! Fiquem de olho por aqui que logo eu mais eu volto…

Diversos modelos de guitarras 1024x829 - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Guitarras: Modelos para todos os gostos e estilos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo