Há coisas neste mundo que só os artistas sentem e percebem, e o músico é simplesmente um dos mais sensíveis. A música atinge lugares no ser humano que nenhuma outra arte chega.
E aprender a tocar um instrumento musical é para todos. E, além de todos benefícios óbvios de poder fazer música, a relação com um instrumento musical pode ser uma alternativa para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia. As vantagens que a música traz para a saúde são indiscutíveis e nunca é tarde para se começar.
10 benefícios da Música
[checklist]
-
1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
- 2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
- 3-O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
- 4-Crianças q estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
- 5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
- 6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
- 7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
- 8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
- 9-Estudos comprovam q aulas de piano ou teclado para idosos provocam aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas;
- 10-Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
[/checklist]
Evitando a Surdez e outras doenças auditivas
Tocar instrumentos pode ajudar quando a maturidade chega. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo instituto baycrest’s rotman, no Canadá. ao comparar músicos com pessoas que não tocavam nada, todos na extensa faixa etária de 18 a 91 anos, os cientistas viram que os instrumentistas tinham uma capacidade especial de compensar a perda auditiva relacionada à idade. “Um músico de 70 anos consegue ouvir uma conversa em uma sala barulhenta melhor do que um homem de 50. Essa diferença acontece no cérebro, já que o ouvido envelhece do mesmo modo nos dois grupos”, explica o pesquisador benjamin zendel, líder do trabalho. É importante ressaltar que não basta entender de música e ouvi-la. “é preciso aprender um instrumento. daí a audição interage com as funções cognitivas cerebrais”, esclarece. esse estímulo constante deixaria a massa cinzenta treinada para quando o ouvido não der mais conta do recado. “mas, se o volume estiver muito alto, os danos então serão maiores do que os efeitos positivos das melodias”, completa zendel.
Que tipo instrumento?
Tanto faz. Só não se esqueça: gostar do instrumento, ter afinidade por ele é o mais importante. Não adianta aprender piano só porque seu pai quer um novo Mozart na família, se você prefere tocar teclado, tocar violão ou tocar guitarra, violino, saxofone, flauta doce ou cuíca… É neste que você deve investir seu dinheiro, seu tempo e sua dedicação.
E então você pergunta: Mas e se eu não souber de qual instrumento gosto? Faça uma experiência, converse em alguma escola de música sobre a possibilidade de uma aula teste em vários instrumentos, talvez o ajude a decidir. Tocar instrumentos musicais online é uma nova forma de aprender música que você pode explorar e gostar.
Bem, vamos lá então, que tal dar uma olhada em centenas de instrumentos: http://www.mundomax.com.br/instrumentos_musicais
fonte: Cartilha Expo Music 2011
NOSSA QUE MATERIA INCRIVEL, EU SEMPRE FALO QUE MUSICA É TUDO, EU ESTOU INCENTIVANDO MEU SOBRINHO DE 3 ANOS A TOCAR ALGUM INSTRUMENTO,E ELE GOSTA ELE ADORA TOCAR A GUITARRINHA DELE E A BATERIA DELE, ELE ADORA OUVIR RED HOT , EU QUE INCENTIVEI POIS ADORO TOCAR MUSICAS DO RED HOT. BOA DE MAIS ESSA MATERIA.