A diferença entre DVD-R e DVD+R

Tempo de leitura: 2 Minutos

O que realmente é verdade em relação a estes dois tipos de mídias graváveis de DVD.

O formato DVD proporciona mais capacidade de armazenamento, mais qualidade de vídeo e maior velocidade de acesso às informações que o seu antecessor, o CD doméstico. Porém, apareceu nestes últimos tempos uma grande variedade de formatos baseada nesta tecnologia, o que tem causado muita confusão entre os consumidores.dvds - A diferença entre DVD-R e DVD+R

Hoje vamos explicar a diferença entre DVD+R e DVD-R. Essas denominações + e – foram criadas por duas organizações de empresas fabricantes de software e hardware, a “DVD forum” criou o DVD-R, e o grupo Alliance, liderado pela Sony e a Philips, criou o DVD+R. Pelo fato do DVD+R ter sido criado para competir com o DVD-R, a DVD Forum não aprovou o novo formato até o ano de 2005, quando eles finalmente decidiram oficializar o padrão.

O DVD+R, como o DVD-R, pode ser usado para gravar filmes e assistir em DVD Players Comerciais. Porém, um DVD+R só pode ser gravado em gravadores DVD+R, enquanto que discos DVD-R só podem ser gravados em gravadores DVD-R. Os dispositivos ópticos que suportam ambos os formatos de mídias, possuem etiqueta de “DVD±RW”. Porém ambos podem ser reproduzidos em qualquer mídia que suporte o formato DVD.

Basicamente, o DVD+R e o DVD-R possuem a mesma função e a mesma capacidade de 4,7GB em uma única camada e 8,5GB em dupla camada. Na prática, a diferença da mídia DVD-R para a DVD+R é o desempenho: discos DVD+R são lidos mais rapidamente do que discos DVD-R. Mas esta diferença só é sentida se você usar o disco DVD para gravar arquivos comuns, isto é, usar como uma mídia de backup, já que para assistir filmes o desempenho é o mesmo.

A maior vantagem do DVD+R é que o seu sistema de controle de trilhas e velocidades ADIP (Address In Pregroove) que é menos susceptível a interferências e erros do que o sistema LPP (Land Pre Pit) usado pelo DVD-R, o que o torna mais eficiente em altas velocidades.

No caso dos RW, que são os regraváveis, o DVD+RW suporta gravação aleatória, onde é possível adicionar e remover arquivos sem a necessidade de apagar todo disco. Na Internet você encontra ainda muitas outras características dadas aos DVD+R, como maior resistência a luz e a temperatura, maior durabilidade, maior suporte a formatos de mídia, entre outros, mas nada confirmado pelo grupo Alliance, criador do formato.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - A diferença entre DVD-R e DVD+R

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “A diferença entre DVD-R e DVD+R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo