Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!
Tempo de leitura: 2 Minutos

Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Partituras, comuns entre os músicos, transcrevem a melodia e o ritmo da música, assim como palavras formam frases, as notas vão formando a sonoridade.

Funcionando como um guia para os músicos, nelas estão registradas não só características da obra, 

music sheet 2 1558171 300x225 - Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

mas os seus três elementos fundamentais: Harmonia, Melodia e Ritmo.

Estando organizada nestes três elementos, a música é tocada perfeitamente, estando aí a importância da partitura.

Sendo um conhecimento obrigatório para quem trabalha ou gostaria de trabalhar com música, separamos algumas orientações que podem lhe dar uma mãozinha na hora de decifrá-las:

Se liga na Pauta!

Com a Partitura contendo 5 linhas e 4 espaços, estes aí estão para receber as notas musicais nas extremidades das linhas e entre elas, sendo lida de baixo para cima.

Lembre-se da ordem das notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, intercaladas entre linhas, terminam alcançando o próximo Dó. Este conjunto é chamado de oitava, então, quando “subirmos uma oitava” é porque alcançamos o dó seguinte ao que estávamos tocando.

Clave de Sol Fá1 - Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Uma ajudinha das Claves:

clave de sol e de fa e1534426618158 - Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!Claves, um ponto de referência para quem toca. Auxiliam na compreensão das notas. Vejamos, a Clave de Sol, a mais comum, é usada nos instrumentos como piano, órgão e violão.

Usada para localizar-se, a clave quando vista em uma partitura tem o começo de seu desenho na segunda linha, no mesmo lugar onde a nota Sol encontra-se. Assim fica mais fácil contar e saber onde as outras notas estão na partitura.

No “training”, No gain!

teen boy playing piano for girlfriend 23 2147860795 e1534427038351 - Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Perfeição através da prática. Leia, “ler também é um exercício”, partituras demandam leitura e aprofundamento em seu conteúdo, escolha algumas de suas músicas favoritas leia-as.

Se ainda houver dificuldade na identificação das notas, não se preocupe, escreva o nome delas embaixo de cada desenho, até se sentir confiante.

Pratique no instrumento! A prática auxilia a memorização e a compreensão da partitura. Fazendo isso, conseguirá em pouco tempo, assimilar bem as notas e lê-las.

Lembre-se, estudar é sempre importante!

Para melhorar ainda mais suas práticas de leitura de partitura, ter seu próprio instrumento é uma ótima opção. Confira as teclas disponíveis em nosso site e adquira o seu, CLICANDO AQUI!

Referência:

http://www.jubi.com.br/blog/ainda-nao-sabe-ler-partituras-veja-como-aprender-de-forma-rapida/

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Equipe Mundomax

Um comentário em “Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo